O bordô é uma cor neutra e pode ser combinada facilmente com outras cores, tanto suaves quanto escuras. É possível complementar a sua paleta de cores bordô com os tons usuais preto e cinza e, também, com azul-marinho, laranja, mostarda, verde e marrom.
A cor bordô, também conhecida como marsala ou vinho, é caracterizada por ser um tom mais escuro que o vermelho. Ele continua sendo essencial em todas as temporadas, especialmente na estação mais fria do ano, o inverno.
O que é a cor bordô? A cor vermelho-bordô também é conhecida como marsala ou vinho. A referência é o vinho chamado “bordeaux”, que é produzido na região que leva o mesmo nome, na França. A cor bordô é mais escura do que o vermelho comum.
Bordô: remete ao pôr do sol, fim de tarde, relaxamento. Traz sofisticação e classe, é uma cor elegante, associada a paixão, sensualidade, luxo e poder.
Temos a cor bordô misturando as cores: vermelho, azul e amarelo. Primeiramente, deve-se misturar as cores vermelho e azul em uma proporção de 5 para 1 (5:1). isto é, devemos ter cinco vezes a cor vermelha a mais do que a cor azul.
Basicamente, a verdadeira cor marsala está entre o vermelho e o vinho, porém, com um subtom mais amarronzado e menos vibrante. Algumas tonalidades também possuem um fundo levemente arroxeado, porém, essa característica é mais marcante em tintas para cabelo marsala.
A uva Bordô é de fácil identificação, já que se distingue por possuir cor vívida e intensa, em tons de violeta, decorrente da elevada concentração de antocianinas na casca das uvas, que passam para os vinhos durante o processo de maceração. Assim como a sua cor, seu paladar também é forte.
A marsala cor é um tom entre vermelho e o vinho, porém nela é possível ver toques terrosos e menos vibrante. É possível encontrar tons de marsala mais arroxeados, que é muito usado na tinta marsala para cabelo.
Quais os tons do marsala? A cor marsala é bastante versátil e pode ser adaptada para diferentes tons, dependendo do seu gosto pessoal e do seu tom de pele. Vamos falar um pouco mais sobre os dois principais tons: o marsala claro e o marsala escuro.
A cor vinho é uma variação do vermelho, e é obtida a partir da mistura do vermelho com o preto. Ela é uma cor escura, que apresenta uma tonalidade avermelhada, lembrando o tom do vinho tinto. É uma cor versátil e sofisticada, que pode ser utilizada em diferentes ambientes e em diferentes formas.
O bordô combina bem com várias cores, como cinza, preto, branco, azul marinho, bege, dourado e rosa. Cada combinação pode criar um efeito diferente, desde um visual clássico e elegante até um mais ousado e moderno.
Trata-se de um vermelho-violáceo que se aproxima do “bordeaux”. Seria um vinho? Difícil, pois há muitas tonalidades de vinho, do vermelho-vivo ao quase escuro, alguns de tons terrosos. Uma grande romã madura, com grãos suculentos, aproxima-se do grená no seu interior.
Coloração violácea intensa. Aroma de frutas negras como ameixa, amora e framboesa. Em boca apresenta taninos macios e agradável frescor. Combina com carnes vermelhas assadas, queijos, massas com molho vermelho e embutidos.
O Bordô Suave é um vinho jovem, possui brilho intenso, encorpado e com aromas intensos de frutas vermelhas com framboesa, amora e cereja. É proibida a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.
O que é o vinho bordô? É chamado de vinho bordô todo aquele que é feito com a uva bordô, uma uva de mesa, norte-americana, bastante resistente e que se adaptou bem às condições climáticas do Brasil.
A uva Bordô é de origem norte-americana, mais especificamente em Ohio, nos Estados Unidos. Pertence à família vitis americana, também conhecida como vitis labrusca. Hoje ela é cultivada em todo o Brasil, sendo uma das variedades de uvas mais importantes dentre as cultivadas no Rio Grande do Sul e na região Nordeste.
O bordo combina bem com cores neutras, como cinza e branco, para criar um contraste elegante. Também pode ser combinado com tons mais quentes, como dourado ou bronze, para um visual mais extravagante.
Que cor de sapato e bolsa combina com vestido marsala?
Em geral, o marsala combina com várias cores e modelos, por ser uma cor mais sóbria e discreta. Porém, algumas dicas são: scarpin preto ou verde esmeralda e sandália dourada, rosa, azul marinho ou prata.
O vermelho marsala é uma tonalidade que entra em harmonia com as peles mais escuras. Essa nuance de vermelho é bastante democrática, com reflexos levemente arroxeados que abraçam tantos as peles negras mais claras quanto as mais escuras.
Versatilidade: Apesar de ser uma cor marcante, o vinho é surpreendentemente versátil. Ele combina bem com uma variedade de outras cores, como preto, cinza, bege e até mesmo tons de verde e azul.
Basicamente, a verdadeira cor marsala está entre o vermelho e o vinho, porém, com um subtom mais amarronzado e menos vibrante. Algumas tonalidades também possuem um fundo levemente arroxeado, porém, essa característica é mais marcante em tintas para cabelo marsala. Já na decoração, essa nuance é bem sutil.
Carmim é uma substância corante, vermelho vivo, extraída da cochonilha-do-carmim (Dactylopius coccus, parente do pulgão). Por extensão, carmim é também considerada uma cor, muito próxima ao magenta.