Há registos de pelo menos três mortes humanas registadas, devido às picadas desferidas por esta espécie de formiga. Existente nas regiões costeiras da Austrália e na Tasmânia, esta formiga pode medir até 40 milímetros, tem uma cor avermelhada e o seu ferrão está cheio de veneno.
Sua cor varia do amarelo claro até o preto brilhante. Sua picada é dolorida, provoca bolhas, alergias e até choque anafilático. Alimentam-se de plantas, animais e alimentos domésticos.
O inseto habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente no Brasil, Bolívia e Peru, bem como na Venezuela, Honduras e Costa Rica. A formiga-bala é reconhecida em seu habitat por diferentes nomes, todos relacionados ao seu potencial de picada e limiar de dor, diz a EOL.
A formiga vermelha tem uma picada dolorosa, capaz de matar animais (como aves) e de causar choques anafiláticos em humanos — trata-se de reações alérgicas graves, que podem levar à morte.
Ela é mais um exemplo surpreendente de animal mais forte do mundo. Pesando apenas 500 miligramas, esse inseto consegue carregar objetos com 50 vezes o seu peso, apenas utilizando sua incrível mandíbula. A força da formiga-cortadeira é a sua grande aliada na rotina.
A formiga-bala é conhecida por sua picada extremamente dolorosa. A formiga-bala (Paraponera clavata) é um inseto que habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente em países como Brasil, Bolívia e Peru, além de Venezuela, Honduras e Costa Rica.
Qual é a formiga que tem a picada mais dolorida do mundo?
A formiga-cabo-verde é muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. A dor causada por essa espécie é descrita por Schmidt como "pura e intensa, como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar". Ela está na escala 4 de intensidade.
Formigas desse grupo são conhecidas por serem agressivas e por possuir uma ferroada dolorosa devido à presença de alcaloides e proteínas alergênicas em seu veneno. A espécie Solenopsis invicta tem sido vista com preocupação por seu caráter invasor, provocando grandes infestações.
Os inimigos naturais das formigas cortadeira são: aves, sapos, rãs, tatus, tamanduás, lagartos, lagartixas, besouros dos gêneros Canthon e Taeniolobus, formigas dos gêneros Solenopsis, Paratrechina e Nomamyrmex, além de mosca da família Phoridae.
Ainda de acordo com a pesquisa mundial, esse número quadruplicou desde a década de 1970 , influenciando sobretudo a extinção de plantas e animais. Segundo o estudo espanhol, as condições climáticas atuais permitem que as formigas se estabeleçam, atualmente, em cerca de 7% da área da Europa (737.100 km²).
A equipe de estudos colheu amostras de tecidos de formigas-saltadoras, operárias e pseudorrainhas, os cientistas afirmaram que as formigas rainhas vivem até 500% a mais do que as outras.
As formigas-de-fogo são um tipo especial de formiga que constrói formigueiro, e elas costumam instalar seus ninhos nas áreas externas. Elas mordem, além de apresentarem em seu ventre um ferrão usado para injetar veneno em qualquer coisa que perturbe seu ninho ou elas próprias.
A formiga-de-fogo ou formiga-de-fogo-vermelha (nome científico: Solenopsis invicta) é uma espécie de formiga do gênero Solenopsis e subfamília dos mirmicíneos (Myrmicinae) nativa da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
A reação é intensa, mas costuma passar em até 45 minutos. Também pode ocorrer coceira, formação de bolhas e até a inflamação de alguns nervos isolados. Na hipótese de um grande número de picadas, há perigo de convulsões. Isso sem contar as reações alérgicas extremas.
Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplique em todas as áreas em que houver insetos. O cheiro forte vai repeli-los e impedir que voltem. Caso não haja vinagre, o limão também se mostra uma solução simples: esprema o suco de uma fruta e coloque-o em garrafa de spray.
Quando a glicemia (açúcar no sangue) está muito elevada nosso corpo tenta eliminá-la através da urina. A urina então passa a conter um teor maior de glicose, o que pode atrair formigas.
De acordo com o mesmo estudo realizado pela Universidade Metrocamp/Wyden, elas não são piores que as baratas. As pesquisadoras encontraram cerca de 250 milhões de microrganismos em cada barata estudada. Esse número é quase 1.900% maior do que o encontrado nas formigas.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
Uma das maneiras das formigas “conversarem” é por meio de substâncias químicas chamadas feromônios. Nas formigas, existem glândulas especializadas para a produção do feromônio.
Mas a verdade é que o Phyllobates terribilis, uma espécie altamente venenosa que habita a floresta amazônica da Colômbia, possui uma toxicidade capaz de matar predadores e seres humanos em poucos minutos – mesmo sendo bem pequeno: ele mede cerca de 3 centímetros.
Pode ocasionar uma ardência e depois pode ficar um pontinho preto ou uma bolinha vermelha no local da ferroada, também gerar uma coceira, mas nada que não passe em alguns dias; Reação sistêmica tóxica. Essa reação é causada por múltiplas picadas, como ao pisar em um formigueiro.
Evitar coçar, para não piorar o inchaço, coceira ou risco de infecção; Não estourar a bolha, caso surja, para evitar a infecção da picada; Usar pomadas com corticoides ou anti-histamínicos, de acordo com a orientação do médico, para aliviar a coceira e diminuir a inflamação no local.