Na representação desta cena mitológica cristã — quando magos, seguindo o rumo de uma misteriosa estrela, chegam até Belém, onde acabara de nascer o Menino Jesus —, os três personagens surgem nas cores verde, azul e vermelho, assim como seus mantos, que trazem brilhos, estampas e aplicações, em uma referência à Folia de ...
Os escritos do Evangelho Apócrifo descrevem no capítulo 5, versículo 10, que “os reis magos eram três irmãos: Melquior, que reinava sobre os persianos; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes”.
Os magos, então, ofereceram ao menino Jesus três presentes: incenso, mirra e ouro. Após isso, foram avisados por Deus em um sonho que não deveriam informar nada a Herodes e, assim, retornaram para sua terra por outro caminho. É válido ressaltar que a narrativa bíblica, em nenhum momento, refere-se aos magos como reis.
Pegue uma romã e retire 9 sementes pedindo aos três reis magos, Baltasar, Belchior e Gaspar, que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro. Depois pegue três, das nove sementes, e guarde na carteira para que nunca lhe falte dinheiro.
Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra (um tipo de óleo para ungir também usado em embalsamamento). Os presentes tinham significado importante naquela época, além de serem objetos caros.
Os Três Reis Magos ou simplesmente Reis Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi) são personagens da religião cristã que teriam visitado Jesus após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes.
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
Um pouco sobre os Reis, as cores dos mantos e significados dos presentes: Gaspar era moço, de vinte anos, robusto, usava manto e coroa vermelhos. Ofertou OURO, simbolizando SABEDORIA. Belquior, era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, usava um manto Azul.
O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.
A roupa de coroinha é mais do que um uniforme; é um símbolo de serviço e devoção. Tradicionalmente, a veste é composta por uma alba ou túnica e um cíngulo, que é uma espécie de cordão amarrado à cintura. A alba representa a pureza e é um lembrete constante da reverência necessária durante os serviços litúrgicos.
Até ao século XI os Reis Magos são representados vestidos à moda da Pérsia (barrete frígio, calças, cinto apertado na cintura); pos- teriormente, vemo-los vestidos de reis, com um longo manto talhado num tecido luxuoso, de veludo adamascado, debmado a ouro, e uma coroa.
A cor azul escura do céu noturno simboliza o mistério e a serenidade da noite de Belém. Também é associada à devoção e à fé. Em conjunto, essas cores formam uma paleta rica que é mais do que apenas decoração; elas carregam um profundo significado espiritual e emocional durante a temporada de Natal.
No fim de uma árdua viagem de quase 2 mil quilômetros até a Itália, pouco antes da chegada, os animais teriam desmaiado de exaustão em frente aos portões da cidade. Exatamente naquele local – pelo menos é o que diz a lenda – Eustórgio mandou construir uma basílica para nela sepultar os Três Reis Magos.
Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.
A tradição afirma que seus nomes são Belchior, Gaspar e Baltazar. Segundo a Bíblia, eles identificaram sinais no Céu que mostravam o nascimento do Messias, o Salvador de toda a humanidade. Primeiro eles chegaram em Jerusalém, a capital de Israel.
Melchior, Baltazar e Gaspar eram homens que estudavam as estrelas e, em particular, foram guiados pela 'estrela de Belém', uma grande estrela que tinham visto no oriente e estava posicionada no lugar onde estava o menino Jesus”, complementa o astrólogo e professor de Astrologia, Guilherme Schutz.
Já a mirra, uma oferta do rei mago Baltazar, era usada para preparar os corpos para o sepultamento. Assim, ao presentear Jesus com a mirra, os magos viram nele humanidade, como se aquele que é o rei universal também fosse verdadeiramente humano.
Segundo a tradição cristã, três reis magos teriam viajado do Oriente a Jerusalém, em Israel, durante o reinado de Herodes. Ali, anunciaram o nascimento de seu futuro rei, Jesus, em Belém, e seguiram uma estrela no caminho para conhecer o recém-nascido, levando como presentes ouro, incenso e mirra.
Jesus foi a única pessoa nascida de uma mãe mortal, Maria, e de um pai imortal, Deus, o Pai. É por isso que Jesus é chamado de Filho Unigênito de Deus.
Quantos anos Jesus tinha quando os magos foram visitar?
dois anos viajando da Pérsia até aqui, procurando onde é que estava o. recém nascido rei de judeus. E quando eles chegaram aqui, Jesus já não tava recém nascido, ele estava com aproximadamente dois aninhos.