Altas taxas de oxigênio refletem a cor vermelha e altas taxas de CO2 refletem a cor azul, que nas veias menos superficiais, misturada com a cor amarelada da gordura e/ou pele acaba aparecendo esverdeada.
Alguma vez você já se perguntou por que suas veias parecem azuis mesmo que seu sangue seja vermelho? Um estudo recente revelou uma possível explicação para o fato das veias e alguns nervos, ou verrugas, parecerem azuis ao olho humano. Antes disso, a pesquisa sugeriu que era por causa do Efeito Tyndall.
Se forem azuis ou roxas, são rede de veias com menos oxigênio e fluxo mais lento. São veias que se mostram como linhas verdes, mas sem estarem saltadas.
As veias humanas são esbranquiçadas, mas nós as enxergamos azuladas em razão de um efeito óptico, resultado da mistura da cor do sangue com a cor da pele. Quando o sangue passa pelas veias, ele está repleto de CO2, o chamado dióxido de carbono. Isso dá ao sangue uma tonalidade de vermelho escuro e vivo.
Já as varizes são veias que, além de estarem dilatadas, são tortuosas, azuladas ou esverdeadas e ocorrem, principalmente, nas pernas. Isso acontece, pois elas são veias doentes graças a falha nas suas válvulas, responsáveis por movimentarem o sangue na direção correta.
Isso é normal. Nos atletas de alta performance ou nos maratonistas, que são pessoas muito magras, também é muito comum a visualização das veias superficiais.
O teste das veias é uma maneira fácil de descobrir seu subtom de pele. Olhe para suas veias para ter uma ideia do tom que elas têm: veias verdes ou amarronzadas indicam que seu subtom é quente, enquanto veias azuis ou roxas dizem que ele é frio.
Quando a artéria está representada em vermelho e a veia em azul, significa que o vermelho leva sangue oxigenado e o azul, traz o sangue com gás com menos oxigênio e mais gás carbônico de e para o coração.
O sangue é um fluido viscoso, levemente alcalino (pH, 7,4), cuja cor varia de vermelho brilhante a vermelho-escuro e que corresponde a aproximadamente 7% do peso do corpo.
Veias superficiais: estão localizadas mais próximas à nossa pele, podendo, inclusive, ser visualizadas. Veias profundas: estão localizadas mais internamente e podem estar sozinhas ou acompanhadas de artérias. As veias que acompanham as artérias são chamadas de satélites.
A mais comum de ser atingida e provocar casos do tipo é a artéria femoral, na coxa, ou sua “irmã”, a veia femoral, como aconteceu no episódio do sargento da Marinha Fábio dos Santos Maciel, em 2012.
Após realizar o teste do papel branco, observe a coloração das veias na palma de sua mão e pulso. Se elas apresentarem tons azuis ou roxos, você tem uma pele fria. Se elas aparecerem em verde, você tem uma pele quente. Se é difícil dizer qual é a coloração das suas veias, sua pele é neutra.
A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico. A falta de irrigação faz com que o local afetado adquira uma coloração diferente, mais clara do que o restante do corpo.
Veias azuladas são um sinal comum de problemas circulatórios, especialmente nas pernas. Essas veias podem ser visíveis sob a pele e podem ser acompanhadas de inchaço, dor e sensação de peso nas pernas.
13. Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue.
No entanto, veias saltadas nas pernas também podem ser sinal de varizes. Nesse caso, as veias são dilatadas e tortuosas, de cor púrpura-azulada e surgem nas pernas ao longo dos anos. São mais comuns em mulheres, mas os homens também podem ter.
Dizer que alguém tem “sangue azul” significa que essa pessoa pertence à realeza. Durante muitos séculos, a expressão estava tão enraizados que muitas pessoas pensavam mesmo que ela exprimia uma realidade e que os Reis teriam, efetivamente, o sangue azul. Mas afinal qual é a origem da expressão “ter sangue azul”?
O que significa quando as veias estão muito aparentes?
Atletas que tem baixa taxa de gordura corporal, ou pessoas que praticam musculação, tendem a ter as veias bastante aparentes, que ficam ainda mais distendidas no momento da atividade física. Isso acontece porque as veias se localizam abaixo da pele, e quanto menor a quantidade de gordura, mais aparente elas ficam.
Em pessoas de pele clara principalmente, é possível observar tanto as veias normais quanto as varizes (veias insuficientes). Normalmente, as varizes apresentam tortuosidades e podem causar dor em peso, sensação de cansaço nas pernas, além de câimbras e queimação, principalmente ao final do dia.
As veias possuem uma parede relativamente fina em comparação às artérias do mesmo calibre e uma luz mais ampla e irregular. A túnica íntima possui também uma camada subendotelial fina que pode estar muitas vezes ausentes. Não se vê uma lâmina elástica interna distinta.
As varizes são veias tortuosas azuladas ou esverdeadas que ficam visíveis e dilatadas, geralmente nas pernas. Elas se formam quando a circulação sanguínea nas veias está comprometida, causando o acúmulo de sangue e a dilatação.