Pesquisadores sabem que Jesus tinha olhos da cor marrom e cabelos escuros, mas versões artísticas criaram a imagem popular do messias do Cristianismo. Publicado em 19 de julho de 2020 às, 16h57.
"Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso", comenta o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades ...
"Cores de Jesus" é uma expressão que se refere às diferentes representações visuais e simbólicas de Jesus Cristo, geralmente retratado com uma túnica branca e um manto vermelho. Essas cores são associadas à pureza e divindade de Jesus, bem como ao seu sacrifício e amor pelos seres humanos.
Tem-se falado muito da cor da pele de Jesus. Vai-se formando um consenso entre clérigos e leigos de que Jesus não seria branco, mas algo mais aparentado com o mestiço típico de um semita do Médio Oriente. Não que a questão seja minimamente relevante do ponto de vista teológico ou espiritual.
O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus?
Como é o rosto de Jesus Cristo?
Embora a Bíblia não ofereça muitas informações sobre a aparência física de Jesus, estudiosos como Joan E. Taylor acreditam que ele teria características típicas de um homem do Oriente Médio - cabelos escuros, olhos castanhos e pele morena.
Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os pesquisadores fizeram a suposição de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 metro e pesava cerca de 50 kg.
A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu (Gn 1:28), e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social. Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha.
Na Bíblia podemos claramente ver um Deus real e pessoal: “Disse Deus” (Gênesis 1:3) – Se Deus disse, é porque Ele Fala, se fala, tem uma boca, se tem uma boca, tem um rosto.
Entretanto, a maioria dos estudiosos acredita que Jesus assemelhava-se aos atuais habitantes do Oriente Médio, uma vez que a Bíblia (bem como outros relatos históricos) refere-se a ele como um galileu israelita.
No resultado final, Cristo aparece com um rosto largo, olhos castanhos, uma espessa barba e a pele bronzeada. Estas características seriam provavelmente típicas dos judeus da região da Galileia, ao norte de Israel no Oriente Médio.
Segundo a Bíblia, não há uma referência direta sobre a cor preferida de Deus. No entanto, algumas passagens bíblicas mencionam cores simbólicas, como o branco, que representa pureza e santidade, e o vermelho, associado ao sangue de Jesus Cristo.
27 Não cortareis o cabelo, aarredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.
ALGUNS PRINCÍPIOS, DOUTRINAS E EVENTOS IMPORTANTES. Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)
A Bíblia nos diz que ninguém viu Deus (João 1:18) exceto o Senhor Jesus Cristo. Em Êxodo 33:20, Deus declara a Moisés: “Você não poderá ver Minha face, porque ninguém pode me ver e viver.” Este texto parece contradizer outros textos que relatam várias pessoas “vendo” Deus.
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E.
Para os discípulos, a vida do mestre não terminou com a execução na cruz no ano 30 (com a idade de 36 ou 37 anos, e não 33, como se crê). "Segundo a tradição", 50 dias após sua morte, durante o período de Pentecostes, eles anunciaram que Cristo ressuscitara e os enviara a pregar por todo o mundo a boa nova da salvação.
A pequena basílica foi construída entre 1134 e 1157, originalmente em estilo românico e depois transformada em estilo gótico. Fica localizada no centro histórico de Bruges e sua maior atração é o relicário contendo um pedaço de tecido manchado com o sangue de Jesus Cristo.
13. Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue.