O cálcio (Ca) é um elemento químico pertencente ao grupo dos metais alcalinoterrosos, bivalente, de cor branco-prateada, mole, e localiza-se no grupo 2 e período 4 da Tabela Periódica.
O cálcio metálico ao entrar em contato com uma chama produz um brilho de cor vermelho tijolo. A presença desta cor deve-se ao característico espectro de emissão do elemento.
O cálcio é um metal alcalinoterroso localizado no quarto período da Tabela Periódica. Na forma metálica, possui coloração acinzentada. É um metal quebradiço, além de ser facilmente oxidado. Suas principais fontes minerais são a dolomita, a gipsita, o calcário e a fluorita, além de ser encontrado em mares e oceanos.
Quando isolado em sua forma metálica, de cor branca e prateada, o sódio torna-se um elemento extremamente reativo; oxida imediatamente ao entrar em contato com o ar e produz gás hidrogênio e uma violenta explosão se em contato com a água.
O potássio é um metal alcalino, prateado, que escurece em minutos quando em contato com o ar e reage violentamente com a água. Seu número atômico é 19 e existem três isótopos naturais desse elemento. Dois deles são estáveis: K39 (93,3%) e K41 (6,7%).
Quando colhido, o sal é incolor. Entretanto, ele passa por um processo de transformação que o torna mais escuro. Além da cor distinta, o sal negro também tem um odor e um sabor diferenciado. Com um alto teor de enxofre, seu cheiro assemelha-se ao da gema de ovo e seu gosto é sulfuroso, pode ser de origem vulcânica.
Em todas as suas formas alotrópicas, carbono está no estado físico sólido, mas outras características físicas variam de estrutura para estrutura. Em relação à cor, o diamante é transparente e o carbono grafite é preto.
Além de ser um elemento presente na água, nas plantas ou nos animais, o hidrogénio também pode ser encontrado na sua forma gasosa, em depósitos subterrâneos. É uma ocorrência rara - até porque é inodoro e incolor, sendo difícil de detetar -, e não existem técnicas eficientes e economicamente viáveis para o extrair.
O ferro (Fe) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi ou trivalente, de cor branco-prateada, dúctil e maleável, que se localiza no grupo 8 e período 4 da Tabela Periódica. Possui número atómico 26 e massa atómica 55,845.
Os tipos mais conhecidos de cálcio são encontrados na forma de cálcio quelado e sais de cálcio, como acetato, lactato, gluconato, citrato, malato, glicina e carbonato, tendo uma variação de 25 a 40% no poder de absorção do mineral.
O cálcio é um metal alcalinoterroso, de número atômico 20, pertencente ao grupo 2 da tabela periódica. É sólido em temperatura ambiente, tem coloração prateada e é moderadamente macio.
O ideal é que o cálcio seja ingerido através da alimentação, sendo que o mais conhecido é o leite, assim como seus derivados: queijos brancos e iogurtes naturais. Isso vale tanto para leite de vaca como leite de cabra, sendo que este segundo é mais fácil de digerir por conter menos lactose.
O cálcio (Ca) é um elemento químico pertencente ao grupo dos metais alcalinoterrosos, bivalente, de cor branco-prateada, mole, e localiza-se no grupo 2 e período 4 da Tabela Periódica.
Atualmente, ele é obtido pela fusão da cal com alumínio metálico. Na indústria, o cálcio metálico é largamente utilizado para eliminar gases residuais em tubos de vácuo, entrando também como agente redutor na preparação de metais como tório, urânio, zircônio etc.
As pedras de oxalato de cálcio são as mais comuns e normalmente surgem devido a baixa ingestão de líquidos, consumo excessivo de alimentos ricos em oxalato de cálcio ou alterações na função dos rins.
Outras formas são o hidrogênio rosa, produzido com energia nuclear; o branco, obtido a partir de processos geológicos, como a liberação de gases do magma; e o amarelo, obtido a partir de fontes mistas, que é o que temos em nossas casas, considerando que o Brasil tem tanto fontes renováveis quanto fósseis em sua matriz ...
A produção do hidrogênio verde, identificado pela sigla H2V, é feita a partir da eletrólise (reação química provocada pela passagem de uma corrente elétrica) da água, sem emissão de gás carbônico, e ele pode ser usado para vários fins, como: gerar energia elétrica; mobilidade elétrica, com veículos elétricos a célula a ...
O processo de produção do hidrogênio azul é idêntico ao do hidrogênio cinza: ambos são produzidos a partir do gás natural, majoritariamente pela tecnologia de reforma a vapor e tendo o CO2 como subproduto.
O nitrogênio ocorre na atmosfera terrestre como um gás sem cor nem cheiro, de fórmula N2. O nitrogênio é o quinto elemento mais abundante no universo e corresponde a cerca de 78% em volume da atmosfera da terra, que contém algo como 4.000 trilhões de toneladas do gás N2.
O fósforo é um ametal do terceiro período da Tabela Periódica, localizado no grupo 15. O fósforo possui diversas formas alotrópicas, classificadas em branca, vermelha e preta. O alótropo P4, branco, é considerado a forma padrão.
O enxofre é um ametal do grupo dos calcogênios (grupo 16 da Tabela Periódica) de coloração amarela pálida. São diversas as formas alotrópicas desse elemento, sendo a ortorrômbica (ou ɑ) e a monoclínica (ou β) as duas formas cristalinas mais importantes.
Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.
O sal azul persa é um sal fóssil, ou sal-gema, cujos cristais formaram se há 100 milhões de anos nos mares pré-cambrianos. A extrema pressão exercida pelos movimentos tectônicos das placas causou a formação de cristais de uma estrutura muito especial.
O sal vermelho, também chamado de sal do Havaí, é rico em dióxido de ferro e minerais, e vem sendo associado a melhora e tratamento de diabetes. Porém, a nutricionista Ana Carolina Vicedomini explica que faltam estudos e evidências que comprovem essa associação.