Sendo assim, podemos definir que o cianeto possui cor branca. O cianeto de hidrogênio (CAS 74-90-8, fórmula molecular HCN) é um agente ubíquo encontrado na natureza.
O cianeto de hidrogênio (HCN) é um líquido ou gás incolor ou azul pálido com odor de amêndoa amarga, enquanto o cianeto de sódio (NaCN) e o cianeto de potássio (KCN) são sólidos solúveis em água.
Esse gás incolor ou levemente azulado tem um odor amargo, ao passo que os cianetos de sódio e potássio são pós brancos. Ao longo dos anos, o cianeto caiu em algumas edições do Enem e foi discutido em diversos acontecimentos históricos.
O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. O cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso. Não pare agora...
Os primeiros sintomas incluem dor de cabeça, tonturas, ritmo cardíaco acelerado, falta de ar e vômitos. Isto pode ser seguido por convulsões, batimentos cardíacos lentos, pressão arterial baixa, perda de consciência e parada cardíaca. O início dos sintomas é geralmente dentro de alguns minutos.
CIANETO e o maior suicídio em massa da história! │ #1 Venenos Famosos │
Quanto tempo demora a morte por cianeto?
O cianeto é uma toxina mitocondrial formada por átomos de carbono e nitrogênio e é uma das intoxicações mais letais conhecidas pelo homem. Usado nos tempos antigos e modernos como um método de execução, o cianeto causa a morte dentro de minutos a horas de exposição.
O gás cianeto difunde-se até a cadeia transportadora de elétrons, competindo com o oxigênio pela citocromo C oxidase (Figura 4). Uma vez que o cianeto se liga à enzima, o transporte de elétrons ao oxigênio é inibido e o mesmo não mais é consumido.
Contudo, no dia a dia, o cianeto de hidrogênio pode ser encontrado em alimentos, objetos e na natureza. Alguns exemplos são a raiz da mandioca, broto de bambu e soja, além de fazer parte dos compostos presentes no cigarro, em pequenas quantidades.
Determinados alimentos, como sementes de maçãs e amêndoas, contêm concentrações moderadas de cianeto. Outros alimentos, como a mandioca brava, apresentam concentrações elevadas e são perigosos quando não preparados adequadamente.
Os cianetos são produzidos por microrganismos, como bactérias, fungos e algas e podem ser encontrados em plantas e alguns alimentos, como feijão-fava e amêndoas (Dasha et al., 2009) e em plantas cianogênicas, como raízes de mandioca, além de ocorrer naturalmente em baixas concentrações no solo e na água.
Além do oxigênio, Scheele descobriu vários elementos químicos, como o cloro, o bário, o hidrogênio, o manganês, o molibdênio e o tungstênio, bem como compostos químicos como o ácido nítrico e o cianeto de hidrogênio.
O cianeto atua inibindo as funções de várias enzimas importantes, mas sua toxicidade especial é devida principalmente à ligação ao ferro da enzima citocromo oxidase mitocondrial. Ao bloquear esta enzima , as células se tornam incapazes de utilizar o oxigênio.
O cianeto de hidrogênio (HCN) é um gás incolor ou levemente azulado, com típico odor amargo, lembrando amêndoas. Os cianetos de sódio e de potássio são pós brancos. Sendo assim, podemos definir que o cianeto possui cor branca.
Cianetos são usados na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (cianoacrilato). O cianeto de ouro é usado para a douração de certos metais, a frio (sem a necessidade de processo de eletrólise).
Dentre os antídotos disponíveis (hidroxocobalamina, nitrito de amila, nitrito de sódio, tiossulfato de sódio, 4-dimetilaminofenol e edetato de dicobalto), a hidroxocobalamina é apontada como o antídoto de primeira linha.
Os sintomas da intoxicação começam com concentrações de cianeto no sangue de, aproximadamente, 40µmol/L. A estimativa é que uma concentração média de 546 ppm de ácido cianídrico após 10 minutos de exposição, é fatal para humanos.
O interessante é que muitas substâncias contêm Cianeto, mas nem todas elas são mortais. Cianeto :C≡N: de Sódio (NaCN), Cianeto de Potássio (KCN), Cianeto de Hidrogênio (HCN) e Cloreto de Cianogênio (CNCI) são letais, mas milhares de compostos chamados Nitrilas contêm o grupo Cianeto, mas não são tóxicos.
Com relação a riscos para a saúde, Jucelino Nery cita como exemplos as sementes e caroços de pera, maçã, cereja, damasco e pêssego, que possuem um composto chamado amigdalina que, em contato com as enzimas do corpo humano, libera o cianeto, substância capaz de gerar dor de cabeça, confusão mental, vômitos e até mesmo ...
Hálito com odor estranho. Modificação na coloração dos lábios e interior da boca, dependendo do agente causal. Dor, sensação de queimação na boca, garganta ou estomago. Sonolência, confusão mental, torpor ou outras alterações de consciência.
ENVENENAMENTO POR INGESTÃO Quando uma pessoa ingere substâncias tóxicas os sintomas são: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, salivação, muito suor e extremidades frias.
A substância é severamente irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. A substância pode causar efeitos na respiração celular. Isto pode resultar em convulsões ou perda de consciência . A exposição pode causar morte.
Evolução clínica em níveis elevados, início rápido em altas concentração de cianeto causa colapso e morte quase instantânea, forma apoplética - início de 10-18 segundos e morte em 5-8 minutos.
Cianeto de Potássio ou Cianureto de potássio é um composto químico altamente tóxico. Na verdade é o íon cianeto (CN) que causa a intoxicação, pois torna inerte a Citocromo c oxidase, impedindo a respiração celular, o que por sua vez acarreta em uma morte rápida. A LD50 = 2.500 a 5.000 mg (2,5 a 5g).