Mel Puro de Abelha de florada silvestre em pote de 1000g. O mel predominantemente de Silvestre é resultado da combinação de várias flores e se caracteriza pela qualidade de seus nutrientes. Tem coloração avermelhada e sabor intenso.
AS CORES DO MEL A coloração do mel depende quase que, exclusivamente, da origem da flor, podendo ser claro, vermelho, dourado ou escuro. Dependendo da coloração, o sabor e aroma sofrem alterações, preservando o valor nutritivo. Quanto mais escuro o mel, maior quantidade de minerais este possui.
Assim, relacionando a flora com a cor, o mel pode variar do branco, amarelo a tonalidades âmbares. Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, consequentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro geralmente apresenta um menor teor em minerais e sabor e aroma mais agradável.
Teste da Água: Encha um copo com água e dentro despeje uma colher de mel. Se o mel for puro, ele permanecerá junto e descansará ao fundo do copo. Se diluir rapidamente, é um mel adulterado.
O mel puro geralmente tem uma consistência espessa e algumas impurezas, como pólen e pequenas partículas de cera. Mel extremamente claro e líquido pode ser um indicativo de diluição.
A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, contrariando o senso comum, é um bom sinal de que o mel é legítimo, 100% puro, e que não passou por nenhum procedimento que fizesse com que ele perdesse suas propriedades e nutrientes só para não cristalizar.
A diferença do mel falso para o verdadeiro é que, quando fraudado, o produto não leva nenhum traço do mel feito por abelhas. Pelo contrário, ele possui outros componentes que, submetidos a alta temperatura, apenas lembram o mel.
Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.
O teste mais simples de todos para identificar se o mel é totalmente puro é colocar algumas gotinhas em seu dedo. Se o mel deslizar no dedo como um líquido, significa que não é puro e tem adição de açúcar para preservar seu sabor.
A composição química do mel é incrivelmente rica, porque é um alimento com uma vasta quantidade de substâncias importantes para a saúde do ser humano. Os carboidratos correspondem, em média, a 74 % de toda a composição química do mel. É por isso que o sabor do mel é tão adocicado.
VERDADE. “A coloração do mel é determinada pelo seu teor de sais minerais. Quanto mais sais minerais possui o mel mais escuro ele é, em contrapartida possui um sabor mais forte, agridoce.
O Mel Prodapys conquista pela quinta vez o título de melhor do mundo em congresso na Turquia. Foi considerado o melhor do mundo pela quarta vez consecutiva no 45º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 29 de setembro a 4 de outubro de 2017 em Istambul.
Uma das maneiras de saber se o mel é adulterado ou não, é através de um teste que Jean ensina: Coloque umas gotinhas de Iodo em uma pequena quantidade de mel, se ele ficar com uma coloração azulada, então o mel não é puro. Caso seja puro, não terá alteração de cor.
Mas é importante que as pessoas saibam que a qualidade do mel não está relacionada à sua cor. Culturalmente, o consumidor brasileiro acredita que o mel para ser bom, tem que ser escuro. E isso não é verdade. O mel orgânico do Brasil, independentemente da sua cor, é um produto excelente para o consumo.
O apicultor Ricardo Pedroso, de Arapoti (PR), orienta que o mel não deve ser colocado na geladeira, porque cristaliza. O ideal é guardar em um pote bem fechado, dentro do armário. 🍯Dica para recuperar o mel cristalizado: coloque em banho-maria até que o alimento volte ao estado líquido.
A coloração do mel varia de acordo com a florada onde as abelhas buscam o néctar. Se for de laranjeira, o mel é mais claro; se de flores silvestres, o mel é mais escuro. Outra dica: mel cristalizado é bom sinal. “Todo mel, quando bem manipulado, tende a cristalizar”, explica Albano.
Com alguns testes rápidos você consegue saber se o produto que tem em casa é mel puro ou adulterado. A primeira dica é colocar uma pequena gota de mel na parte de trás da colher. Se ela escorrer, indicando muita umidade, é porque o mel é impuro. Em outro teste, coloque uma colher de mel em um copo de água.
Tanto o mel quanto o melado são doces, mas o mel é visivelmente mais doce e não possui o leve amargor que o melado proporciona. O mel e o melado geralmente têm aparência diferente, já que o mel tende a ser âmbar e translúcido, enquanto a maioria dos melados são muito mais escuros e opacos.
O processo de cristalização do mel é normal e não é motivo de preocupação. Cerca de 80% da composição do mel puro é de açúcar, enquanto o resto é água. É por este motivo que ele é tão durável e é também por isso que ele pode cristalizar.
Em alguns casos, o mel nem cristaliza, pois não tem quantidade de glicose suficiente para que ocorra este fenômeno. O fato é que, assim como a água não deixa de ser água quando se torna gelo, o mel não deixa de ser mel quando cristaliza. Ele apenas muda de forma.
Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
– teste do polegar: coloque uma gota de mel em seu polegar. Se ele espalhar imediatamente, não é puro. Ele deve permanecer intacto para comprovar sua pureza. – teste da água: encha um copo de água e adicione uma colher de sopa de “mel” na água.
Tem também o teste de água: coloque uma colher num copo e se o mel dissolver, não é puro. Para aqueles que já possuem o mel guardado em casa, uma forma de entender sua pureza também é por meio da cristalização. Os de origem natural endurecem mais facilmente. “A melhor forma de conservar o mel puro é fora da geladeira.
Para que o mel cristalizado se torne viscoso novamente, basta aquecer água em uma panela grande o suficiente para imergir a embalagem toda, deixando a tampa para fora. Desligue o fogo quando a temperatura da água chegar em 45ºC; Importante: não ferva a água.