Para a maioria das pessoas, o vermelho, o vermelho escuro e o marrom são tonalidades típicas. Se você tiver um sangramento muito mais intenso do que o normal ou sintomas adicionais, como febre ou dor, pode ser que você esteja passando por outra situação médica e deve consultar um profissional de saúde.
Por fim, quando a menstruação se aproxima do final, a intensidade do fluxo diminui e sua coloração fica mais rosada, amarronzada ou amarelada que é popularmente chamada de menstruação borra de café.
Em geral, nos primeiros e últimos dias do período menstrual o sangue normalmente pode ser mais marrom, como uma borra de café. No final, principalmente, a coloração tende a ser mais escura, um tom vinho.
O sangue é um fluido viscoso, levemente alcalino (pH, 7,4), cuja cor varia de vermelho brilhante a vermelho-escuro e que corresponde a aproximadamente 7% do peso do corpo. O volume total do sangue de um adulto médio é de cerca de 5 L, e ele circula por todo o corpo, dentro dos limites do sistema circulatório.
Para a maioria das pessoas, o vermelho, o vermelho escuro e o marrom são tonalidades típicas. Se você tiver um sangramento muito mais intenso do que o normal ou sintomas adicionais, como febre ou dor, pode ser que você esteja passando por outra situação médica e deve consultar um profissional de saúde.
7 Coisas Que a Cor do Seu Fluxo Menstrual Revela Sobre sua Saúde
O que significa quando o sangue da menstruação está muito escura?
A menstruação marrom ou escura, também chamada de menstruação borra de café, quando em pouca quantidade, é normal e geralmente não indica problemas de saúde. Durante o ciclo menstrual, a coloração e o volume do sangue podem sofrer alterações.
Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.
A presença de um fluxo menstrual marrom contínuo, especialmente se acompanhado de outros sintomas como dor intensa, febre ou odor desagradável, pode ser um sinal de infecção, doenças sexualmente transmissíveis ou outras condições ginecológicas.
Sangue preto: apesar de ser comum dentro do ciclo menstrual, o sangue enegrecido também pode indicar a presença de um corpo estranho no canal vaginal, como um absorvente interno ou um preservativo que foi esquecido ali dentro. Nesses casos, vem acompanhado de coceira, ardência e dor.
As causas para a ausência de menstruação além da gestação incluem estresse, baixo peso corporal, obesidade, síndrome do ovário policístico, uso de anticoncepcionais, doenças crônicas, problemas na tireoide e perimenopausa precoce.
Para perceber a diferença entre sangramento vaginal e menstruação você deve observar o dia que ocorre o sangramento, sua duração e o aspecto do fluxo. Se o seu ciclo for regular, a sua menstruação tem dias certos para vir, enquanto que o sangramento pode ocorrer em qualquer dia do ciclo menstrual.
Falsa menstruação e gravidez sem sintomas. Por vezes existem circunstâncias que fazem com que a mulher pense que não está grávida. É o caso da falsa menstruação, ou da gravidez que não produz os típicos sinais ou sintomas de uma gravidez (náuseas, vómitos...).
Além disso, outros fatores como o aspecto desse sangue, sua intensidade e volume também servem para diferenciar o sangramento de escape da menstruação: normalmente o sangramento da menstruação é mais volumoso, intenso e de cor mais avermelhada, enquanto o sangramento de escape é escasso e de cor mais amarronzada.
A menstruação pode ser fina e aguada se o hormônio estrogênio estiver baixo. Isso pode acontecer durante diferentes fases da vida, como amamentação ou perimenopausa. Também pode acontecer devido a exercícios extremos, perda de peso ou desnutrição (3). A menstruação de cada pessoa é única.
O ideal é que a menstruação tenha odor de sangue levemente ferroso. Quando isso não ocorre, é necessário que a mulher preste atenção. "Muitas vezes, a descarga de fluxo se mistura com o fluido e não necessariamente significa uma infecção uterina.
O que significa quando o sangue da menstruação sai escuro?
Algumas alterações do estado emocional da mulher, como excesso de estresse ou desenvolvimento de depressão, podem afetar a estrutura do útero, diminuindo a espessura das suas paredes. Essa alteração atrasa o descamamento das células e, por isso, facilita a oxidação do sangue, tornando a menstruação mais escura.
Você acabou de menstruar O corrimento marrom espesso geralmente é um sinal de que seu corpo está se limpando para se livrar do sangue residual da menstruação.
Quando a menstruação vem marrom escuro o que pode ser?
Geralmente, o corrimento marrom é algo comum do corpo humano e significa sangue em uma quantidade pequena. Porém, em alguns casos, pode ser sinal de doenças ginecológicas, hormonais e até mesmo hematológicas (do sangue e coagulação) e por isso deve ser investigada.
O que significa sangue escuro e grosso na menstruação?
Algumas alterações do estado emocional da mulher, como excesso de estresse ou desenvolvimento de depressão, podem afetar a estrutura do útero, diminuindo a espessura das suas paredes. Como consequência, há atraso na descamação das parede uterina, facilitando a oxidação do sangue e tornando a menstruação mais escura.
É muito normal que a menstruação sofra alterações em sua coloração e em seu volume durante a vida reprodutiva e no ciclo menstrual. Pode iniciar com um fluxo que aparenta uma borra de café, depois um sangramento mais intenso e viscoso, e, por fim, uma quantidade bem pequena de sangue.
O que significa quando o sangue está muito escuro?
Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.
O que pode ser um sangramento escuro fora do período menstrual?
Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.