Trata-se de um metal de transição leve, forte, de cor cinza e aspecto metálico e lustroso, de baixa densidade, sólido na temperatura ambiente e resistente à corrosão pela água do mar, água régia e cloro. O titânio é muito utilizado em ligas leves e no pigmento muito branco.
O titânio, o nióbio, o zircônio e outros metais de transição alteram a coloração superficial com o crescimento da camada de óxido a partir deste processo. A alteração de cores pode ser utilizada para fins estéticos, como no ramo da joalheria ou para diferenciação de dimensões e fabricantes de peças e ferramentas.
Existem dois meios de mudar a coloração dessas peças: com fogo ou pela anodização. O processo com fogo é mais difícil de controlar o resultado final da coloração da peça, porém é mais prática para dar apenas uma cor final a ela.
O símbolo do titânio é Ti e seu número atômico é 22. Ele faz parte do Grupo 4 da Tabela Periódica, e é classificado como metal de transição. O titânio apresenta três estados de oxidação: +2, +3 e +4, sendo este último o mais comum [5].
O que vai indicar que a joia é inoxidável é o seu valor, e o aço cirúrgico possui o valor 316L. Isso significa que o metal possui baixo teor de carbono e passou por um derretimento a vácuo, um método seguro que evita qualquer tipo de elementos contaminantes na superfície da joia.
Este metal não oxida, não descasca, permitindo o contato com a água salgada e maresia. O titânio pode escurecer devido ao contato com poluição (enxofre) e ácido úrico, naturalmente presente no suor e na pele.
O processo utilizado para a coloração da superfície do titânio é denominado oxidação anódica, ou anodização. É empregado não apenas para fins decorativos, mas também para finalidades técnicas. As características iniciais da superfície são conservadas através da ação protetora da camada de óxido.
Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia. Sua manutenção é simples, bastando lavar com sabão neutro e água (doce) e secar com uma flanela limpa e seca.
Com o desdobramento das pesquisas, o titânio mostrou ser um material de excelente performance na medicina e, por isso, é muito utilizado na elaboração de marca-passos, implantes ósseos, implantes oculares e aparelhos auditivos, por exemplo. O titânio foi descoberto por William Gregor em 1791.
O titânio é um material forte e muitas vezes questiona-se porque não poderia ser utilizado na área de construção civil para erguer prédios ou construir pontes impossíveis de ceder. Mas apesar de toda sua resistência, o titânio é “pior” que o aço para este tipo de finalidade.
Por exemplo, a durabilidade de uma peça de titânio que constitui o implantetem possibilidade de durar mais de 20 anos, na maioria dos casos. Porém, há relatos de implantes que já ultrapassaram os 30 anos.
Dentre eles o titânio detém a vantagem de ser mais leve, resistente e confortável. Para os indivíduos que têm pele mais sensível e mais vulnerável à reações alérgicas e infecções, o ouro pode ser uma boa alternativa.
O titânio pode ser a escolha certa para o seu projeto se você procura um material leve, porém forte, com resistência superior à corrosão. Se você precisa de um metal que seja mais fácil de moldar e usinar e mais econômico, opte pelo aço inoxidável.
A extração de titânio para uso comercial é feita a partir dos minerais rutilo (TiO2) e ilmenita (FeTiO3) por meio do processo Kroll, a técnica criada em 1940 por William Justin Kroll.
O titânio apresenta limitada resistência à oxidação ao ar em temperaturas superiores a cerca de 650 ºC e interage com o oxigênio, que se dissolve intersticialmente em temperaturas tão baixas quanto 427 ºC.
O dióxido de titânio é conhecido por sua brancura brilhante e alta opacidade. Essas características são primordiais na produção de tintas, uma vez que o TiO₂ é responsável por dar cor e cobertura às superfícies pintadas.
DESCRIÇÃO. É um elemento químico representado pelo símbolo Ti, é um metal de transição de brilho prateado mais leve e mais resistente do que o aço, e quase tão resistente à corrosão quanto a platina.
Normalmente podem ser limpas com água e sabão neutro e secas com flanela limpa e macia. Em casos mais extremos sugerimos limpeza profissional, feita por ourives. Sugerimos que se evite o contato com produtos químicos, loções, cremes e perfumes.
Esta liga é geralmente considerada quimicamente inerte, compatível com os tecidos humanos e resistente à corrosão causada por fluídos humanos. Nesses casos, o Titânio Puro F67 é a melhor opção.