A1 na escala de cores tradicional representa a cor de dente natural mais branca para a maioria das pessoas. B1 nessa escala é bem comum em dentes decíduos e menos comum em dentes adultos. As cores na escala de dentes clareados (BL. de bleach, clareado) servem de referência para os dentes pós-clareamento.
Os incisivos são mais claros, molares e pré-molares são de cor intermediária, e os caninos, mais escuros. Para complicar, o mesmo dente apresenta tonalidades diferentes, do mais escuro para o mais claro, a partir da gengiva.
“O BL1 é a cor mais clara e geralmente é escolhida por quem não tem receio de que as pessoas percebam o uso da lente de contato dental”, afirmou a odontóloga.
COMO É FEITA A ESCOLHA DA COR DO DENTE - FACETA, LENTE, COROA - DR. GUILHERME FELIX
Qual resina é mais clara, BL1 ou BL2?
A cor BL2 tem um tom branco (mais branco que B1) e OPACIDADE INTERMEDIÁRIA entre DENTINA e ESMALTE. É bastante versátil na restauração de dentes clareados, e é frequentemente utilizada em reanatomizações extensas ou facetas diretas.
Com opacidade média de body, a resina forma BL1 pode ser utilizada como uma única cor em casos e facetas diretas, garantindo um sorriso com cor final mais clara que B1. Prática e fácil de esculpir.
Na escala de cores de dentes, as siglas BL1 e BL2 correspondem a essa tonalidade mais branca. Só que nem sempre essa é a melhor escolha, pois pode deixar o sorriso muito falso e destoante do original.
Mas é importante saber que dentes permanentes naturalmente são mais amarelados que os dentes de leite. Isso porque a espessura de dentina nesses dentes é maior, e com isso tende a apresentar a cor um pouco mais amarelada, especialmente nos caninos, as famosas “presas”.
As facetas de porcelana proporcionam resultados mais naturais, especialmente pela sua capacidade de imitar a translucidez e o brilho dos dentes naturais. Também possuem uma excelente durabilidade e resistência a manchas quando comparadas às facetas de resina.
A1 na escala de cores tradicional representa a cor de dente natural mais branca para a maioria das pessoas. B1 nessa escala é bem comum em dentes decíduos e menos comum em dentes adultos.
São duas as escalas que o dentista utiliza para escolher a cor da faceta de porcelana . A mais utilizada, da Ivoclar, traz siglas como BL4, BL3, BL2 e BL1 para as matizes mais próximas ao branco (a sigla BL refere-se a “bleached”, ou “clareado”, traduzido para o português). Quanto menor o número, mais clara.
Na verdade, não há uma cor exata que possa ser associada a um dente saudável. Está confuso de entender? Pense assim: a tonalidade dos dentes sofre influência de fatores internos e externos. Por esse motivo, há casos em que a pessoa tem dentes saudáveis, mas que são amarelados ou acinzentados, por exemplo.
A Escala VITA classical A1 - D4 é um instrumento de precisão que serve para determinação das cores dos dente. O arranjo das tonalidades de cores da escala VITA clássica é dada da seguinte maneira: A1 - A4 (vermelho-acastanhada) B1 - B4 (vermelho-amarelada)
Peça amostras de cores: Se possível, peça ao seu dentista para mostrar amostras de cores de dentes para que você possa comparar e escolher a que mais se aproxima da cor desejada; Considere o brilho e a opacidade: Além da cor, você também pode discutir com seu dentista o brilho e a opacidade dos dentes do implante.
Fotografia: O dentista pode tirar fotografias dos dentes naturais do paciente e usá-las como referência para selecionar a cor correta. Análise da cor: O dentista ou protético pode usar um espectrofotômetro para medir a cor dos dentes naturais do paciente e selecionar a cor mais próxima possível.
Segundo Vinícius, não existe uma cor natural correta para os dentes, o que existe é uma grande variação da cor natural dos dentes para cada indivíduo. Ou seja, os dentes naturais podem variar de mais claros a mais escuros passando por tons amarelados, marrons e até mesmo acinzentados.
Ao mesmo tempo, você pode ter dentes perfeitamente saudáveis que são brancos, amarelados ou até amarronzados. Confira, abaixo, o que cada cor pode representar para a sua saúde bucal. Em caso de dúvidas, consulte um dentista. As manchas acabam se sobrepondo nos dentes amarelados.
Não é possível prever ou afirmar quantos tons o dente vai clarear. Depende da resposta biológica de cada um. O efeito do tratamento dura de 2 a 3 anos.
A cor de um dente saudável depende de cada pessoa. A coloração é uma característica genética e, por isso, vamos encontrar dentes saudáveis mais amarelados ou acinzentados sem que isso seja causado pela falta de limpeza, por exemplo.
Para além do consumo de café, a ingestão de chá, vinho tinto, determinados refrigerantes e certos alimentos, assim como a ingestão excessiva de flúor e de alguns medicamentos (principalmente antibióticos), etc. podem tornar os dentes mais amarelos com o decorrer dos anos.
É uma resina composta fotoativada com excelentes propriedades mecânicas. É capaz de atingir o equilíbrio ideal entre estética de restaurações diretas e a cor natural do dente em um incremento único.
A resina B2 Dentina Zirconfill é nanohíbrida, fotopolimerizável e radiopaca, desenvolvida para uso em restaurações de dentes anteriores e posteriores com alto teor de carga inorgânica, com partículas de zircônia/sílica.
As resinas compostas estão disponíveis em uma variedade de cores para atender à diversidade de tons dentais encontrados nos pacientes. Sendo assim, as cores mais usadas se baseiam, geralmente, no sistema de cores Vita, que é um padrão internacionalmente reconhecido para correspondência de cores dentárias.