Mais recentemente, em 2016 o escultor Anish Kapoor comprou os direitos artísticos do Vantablack, um material descrito como “a substância mais escura feita pelo homem”. A substância é feita de nanotubos de carbono, que praticamente não refletem luz.
Chamada de Vantablack, a tecnologia não é nem considerada cor, mas sim a ausência da cor. E é isso que a tonalidade faz, ao absorver quase toda a luz – 99,96% da luz, para ser exato.
Anteriormente, o “preto mais preto” era o Vantablack, substância à base de carbono que absorve 99,965% da luz. No Salão do Automóvel de Frankfurt de 2019, a BMW apresentou um modelo pintado de Vantablack — o BMW Vantablack X6 — o qual é proibido de ser comercializado, justamente pela dificuldade de enxergá-lo.
Preto é a cor mais escura, é o resultado da ausência ou completa absorção da luz. Como branco e cinza, é uma cor acromática e literalmente é uma cor sem matiz.
Sombras qualificam as cores escuras, porque são cores com pouca luminosidade obtidas pela adição do preto. Existe também a versão mais clara da cor que é nomeada como tintes, cores pálidas, pastel, ou tons claros. Assim, quando se adiciona mais preto a uma cor, mais se intensifica sua obscuridade.
Vantablack é um revestimento superpreto com com refletâncias hemisféricas totais (THR) abaixo de 1%. É basicamente o "preto perfeito" com nenhuma reflexão. Isso cria um efeito incrível aos nossos olhos até então só obtido por computadores. Se trata do material mais escuro do mundo que absorve até 99,965% de toda a luz.
Uma tonalidade de verde, chamada Marrs Green, foi eleita a cor favorita do mundo, segundo um concurso global promovido pela empresa de papel britânica G.F Smith.
Uma curiosidade bem legal sobre a cor preta e que muitas pessoas não sabem, mas existem sim variações de preto e hoje em dia já são considerados mais de 50 tons de preto, além disso, muitas pessoas dizem que o preto vem da ausência de cor já outras falam que ele surgiu na ausência de luz.
Jade, com sua tonalidade verde suave e exuberante, é principalmente associada à pedra preciosa de mesmo nome. Esta cor com J evoca uma sensação de calma e tranquilidade, sendo uma escolha frequente em decoração e design de interiores para criar ambientes relaxantes e harmoniosos.
Além do título de material mais branco do mundo, a tinta de sulfato de bário tem aplicações ambientais bastante relevantes. As tintas brancas comercialmente disponíveis refletem entre 80% e 90% da luz solar, o que não é suficiente para resfriar um ambiente.
Apesar de serem convencionalmente definidas como cores, elas nada mais são que a presença ou a ausência de luz. Por exemplo: quando há uma reflexão total das sete cores do arco-íris, temos a cor branca, pois o objeto reflete a todas. Entretanto, quando a luz é completamente absorvida pelo objeto, temos a cor preta.
Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz. As cores são divididas em primárias e secundárias.
As cores da esmeralda podem variar entre os tons de verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado ou azul-esverdeado. Geralmente, o tipo de esmeralda é determinado pela cor.
Segundo estudos, o azul é a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possui 111 tons diferentes catalogados, além de ser considerada a mais popular em todas as civilizações.
A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.
A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível. Por isso é definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima, por tanto é a ausência de côr.
Feito com nanotubos de carbono, o Vantablack absorve 99,96% da luz, o que o torna praticamente impossível distinguir qualquer detalhe em sua superfície. Cientistas britânicos inventaram o material mais escuro do mundo.
O tal material foi batizado de Vantablack e é composto de nanotubos de carbono, cada um 10 mil vezes menor que um fio de cabelo. Ao olho humano, o Vantablack parece um buraco meio esquisito; os olhos não identificam bordas ou texturas, resultando numa experiência um tanto quanto estranha.
A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.