Significado da cor Preta Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.
A cor vermelha é associada à paixão, ação, energia, fome, perigo, força, velocidade, calor, amor, fogo. É uma das cores mais intensas e está relacionada com sentimentos fortes. Isso significa que se usada de forma exagerada, pode despertar emoções negativas como raiva, agressão e medo.
Não é à toa que se diz que alguém está “vermelho de vergonha ou “verde de raiva”. Cada cor está conectada sutilmente a uma teia de experiências e associações.
Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.
Entretanto, também carrega, do lado negativo, o significado de alerta, ou de falsidade, na medida em que a cor pode significar também que algo está em perigo.
Amarelo: estimula a fome e atrai a atenção dos consumidores. Público-alvo: aquele que permanece pouco tempo no local, possibilitando maior rotatividade. Laranja: opção para dar ao ambiente um clima mais alegre, comunicativo e agradável.
A cor do dinheiro no Ano Novo é o dourado, que é conhecido por atrair a prosperidade — e não apenas por remeter ao ouro, mas também pela sua energia solar.
O vermelho é há muito tempo uma cor de grande importância em diversas culturas. Na tradição chinesa, por exemplo, está associado à boa sorte e à prosperidade.
Amarelo. Amarelo é psicologicamente a cor mais feliz do espectro, associada com calor, optimismo e alegria. Amarelo visualmente aparece à frente da pessoa, tornando-se a cor mais visível.
O Setembro Amarelo não é apenas uma oportunidade de conscientização, mas também um mês dedicado a promover ações práticas de prevenção e apoio às pessoas em risco. A saúde mental desempenha um papel crítico na qualidade de vida de uma pessoa.
Normalmente se usa o vermelho quando quer chamar a atenção. Demonstra uma personalidade extrovertida, sexy, mais agressiva. Já o azul claro: é a cor da serenidade.
Azul claro: oferece proteção direta contra o mau-olhado e simboliza a verdade e a pureza. Vermelho: traz poder, energia, amor e determinação ao amuleto. É a cor do desejo e da paixão.
E sabe qual o motivo pra isso? O significado da cor vermelha é incrível: dizem que espanta o mau olhado e afasta as energias ruins, além de proteger os pequenos! Também é conhecido que vermelho é a cor da proteção, da saúde e da felicidade.
Além disso, vermelho é desejo, sede e fome, sensações que aumentam o consumo. Todo o design das embalagens dos alimentos e do ponto de venda colabora para esse resultado.
As principais cores que dão fome são aquelas que, naturalmente, são estimulantes para a cognição e os sentidos humanos. Ou seja, os tons quentes: vermelho, amarelo, laranja e seus derivados. Tonalidades assim conseguem abrir o apetite e criar urgência — efeitos muito interessantes para quem vende comida.
A cor vermelha será usada, excepcionalmente, com sentido de advertência de perigo, quando se tratar de: Luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias; Botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.
O amarelo também pode transmitir algumas conotações negativas, como a inveja, egoísmo, ciúme e hipocrisia. Contudo, o amarelo utilizado para remeter a esses sentimentos é diferente do que conhecemos, pois se trata de um tom pálido e meio esverdeado de amarelo.