Os casarões portugueses do Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel no Vale do Itajaí e no Norte do Estado e as tradições italianas ainda fortes no Oeste são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense, hoje enriquecida com a soma de novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para ...
A cultura de Santa Catarina é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas por catarinenses. A origem da cultura de Santa Catarina se encontra na diversidade. Esta resulta da presença dos portugueses (açorianos e madeirenses), dos alemães do Vale do Itajaí, e pela pequena Itália localizada ao sul.
O povo é animado, alegre e sabe festejar como todo brasileiro. São celebrações religiosas, datas comemorativas, festejos e homenagens aos colonos. Tudo isso com muita dança, bebida e comidas típicas.
A cultura catarinense foi fortemente influenciada pela imigração europeia para a região. O litoral foi povoado por imigrantes açorianos e madeirenses; já o interior, por imigrantes da Europa continental.
Essa região apresenta elementos culturais dos índios (primeiros ocupantes do território), espanhóis e portugueses (colonizadores), negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Sul do Brasil.
30 CURIOSIDADES SOBRE SANTA CATARINA - ESTADOS #16
Qual é a comida típica de Santa Catarina?
Catarinenses. Os pratos da cozinha catarinense estão presentes em quase todas as regiões do estado, como a sopa agnolini, lasanha, batata com pão, bijajica, maionese e salame, tortéi, polenta, radici, pão caseiro, salame, queijo colonial, frango a passarinho, galinha caipira ao molho, codornas, sagu, etc.
“Tax tolo?” – Expressão de espanto relacionada à decisão de outra pessoa; “Se quex, quex, se não quex, dix” – Expressão usada quando uma pessoa está indecisa, sem saber que decisão tomar; “Inticar” – Significa provocar, ou irritar alguém; “Istepô” – Pessoa que não presta.
Cachaça. Com a colonização açoriana, a produção de cachaça em Santa Catarina foi impulsionada e se expandiu por todo o estado. Hoje, a pinga catarinense está no cardápio de restaurantes caros, botecos finos e exposições de arte.
Santa Catarina é um estado conhecido pela sua excelente qualidade de vida e alto desenvolvimento tecnológico. De fato, a população costuma viver bastante, assim como tem acesso à saúde e educação de qualidade. Para elaborar esta lista, levamos em conta o padrão de vida, longevidade e acesso à educação.
Quais são as festas tradicionais de Santa Catarina?
Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque, e a Festa do Imigrante, em Timbó. Na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. Enquanto que, no Vale dos Imigrantes, Meio-Oeste, ocorre a Tirolerfest, em Treze Tílias.
Outra frente de divulgação da cultura catarinense são eventos consagrados no Estado, como o Circuito das Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau; o Festival de Dança de Joinville; a Festa do Pinhão, em Lages; e a festa do Divino Espírito Santo, uma tradição secular transmitida pelos açorianos e hoje ...
No Rio Grande do Sul, os estilos encontrados são praticamente o bugio, o vanerão, xote, valsa, chamarrita, além das músicas folclóricas como balaio, tatu, facão, pau de fita. Já em Santa Catarina um estilo que chamado de música de bandas, parecido com a marchinha, recebe também a influência do estilo gaúcho.
A população do estado de Santa Catarina é formada por mais de cinquenta etnias, sendo as predominantes descendentes de portugueses, alemães, italianos e, em menor medida, eslavos (poloneses), ucranianos, lituanos, judeus, holandeses, suíços, austríacos, franceses,ingleses, irlandeses, suecos, dinamarqueses, checos, ...