→ Curiosidades sobre as baleias A baleia-azul alimenta-se de, aproximadamente, oito toneladas de krill diariamente. A baleia-azul é o maior animal do mundo, apresentando até 33 metros de comprimento e mais de 140 toneladas. Os filhotes da baleia-azul já nascem pesando mais de duas toneladas.
Como todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, as jubartes respiram ar. O “esguicho” característico das baleias, a que damos o nome de borrifo, não é água jorrada para cima, mas sim ar quente expelido a grande velocidade quando o animal expira, e água vaporizada que se acumulou sobre seu orifício respiratório.
Elas não possuem uma boa visão, localizando-se através do eco de seus sons agudos soltados na água. 5. Seus batimentos cardíacos são tão fortes que podem ser escutados a 3 quilômetros de distância.
A baleia-cachalote, por exemplo, pode ficar até uma hora e meia sem respirar. Depois disso, ela sobe depressa em busca de ar. Cada baleia e cada golfinho tem seu tempo de vir à tona, e isso é absolutamente fundamental para não se afogarem.
Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.
9 CURIOSIDADES SOBRE AS BALEIAS (O MAIOR MAMÍFERO DO MUNDO) | ANIMAIS SELVAGENS
Porque a baleia joga água pelas costas?
As baleias soltam o ar pelos espiráculos – um orifício respiratório – que fica em sua cabeça. Esse buraco funciona como nosso nariz, ajudando elas a respirarem. Esse ar quente, ao encontrar o frio da atmosfera, condensa-se, criando uma nuvem de gotinhas de água.
9. Possuem um grande coração. As baleias-azuis possuem o maior coração entre todos os animais — pesando em média 180 kg e medindo 1,5 m — o que lhes garante um sistema circulatório único, permitindo que mergulhem profundamente e permaneçam submersas por longos períodos.
Outros animais marinhos, como golfinhos e baleias, nunca bebem água do oceano, mas acabam ingerindo um pouco durante a alimentação, mesmo sem querer. Como bebem menos água, os rins deles são menores do que os nossos e a urina é concentrada, ou seja, com mais sais minerais e menos líquidos.
Alimenta-se de krill, alguns invertebrados, pequenos peixes e ocasionalmente de lulas. É a espécie que vive por mais tempo. Alguns indivíduos chegam até os 100 anos de idade.
A Baleia ensina a ouvir a voz que emana das nossas profundezas para apontar o melhor caminho. Sua força é pacífica, de modo que o espírito da Baleia nos auxilia a trilhar nossa jornada com tranquilidade e aceitação, sem contrariar a direção das águas.
Algumas hipóteses tentam explicar este comportamento. Uma delas é que o som do impacto pode servir para atrair fêmeas ou demonstrar força entre os machos. Outra diz que o salto pode ajudar a baleia a eliminar os parasitas e as cracas incrustadas na pele.
Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.
Após 11 meses de gestação, a baleia jubarte fêmea dá à luz um único filhote, que nasce aproximadamente com 4 metros de comprimento e pesa cerca de 1 tonelada.
Michael Packard estava mergulhando para pescar lagostas na manhã de sexta-feira (10) quando foi surpreendido e foi parar dentro da boca de uma baleia Jubarte. “Mergulhei e desci uns 15 metros de profundidade.
Segundo o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (ProFRANCA/Australis), a sobrevivência do mamífero dependia fundamentalmente do reencontro com a mãe. Mães e filhotes permanecem quase um ano juntos, pois o leite materno é a alimentação exclusiva da espécie nos primeiros meses de vida.
Essa espécie é encontrada em todos os oceanos do planeta e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a baleia-azul está ausente apenas em alguns mares regionais, como o Mar Mediterrâneo, Mar de Okhotsk e Mar de Bering.
Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.
O cachalote tem o sistema intestinal mais longo do mundo, excedendo 300 metros em espécimes maiores. Semelhante aos ruminantes, o cachalote tem um estômago de quatro câmaras.
Enquanto os humanos respiram pelo nariz e pela boca, as baleias têm um espiráculo no alto da cabeça — ou dois, no caso dos misticetos. O espiráculo é “como uma narina”, observa Cunningham.
O furo que vemos na cabeça das baleias (e dos golfinhos também) é o seu nariz! É por onde o ar entra e sai. As baleias não conseguem respirar dentro da água. Com o nariz no topo da cabeça, não precisam colocar a cara toda para fora ao respirar.