Uma abelha visita em média entre 50 e 1.000 flores por dia. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha. Nas estações mais frias do ano, quando há escassez de alimentos, os zangões são expulsos da colmeia e acabam morrendo de fome ou de frio.
As abelhas prestam um serviço fundamental para a humanidade e a biodiversidade, pois são responsáveis pela polinização de aproximadamente 73% das plantas no mundo. Sem polinização, não temos produção de alimentos. Em Santa Catarina, o impacto econômico da apicultura vai muito além da produção de mel.
As abelhas são insetos da ordem Hymenoptera, que inclui também formigas e vespas. Elas possuem corpos peludos, seis patas e asas membranosas. Em relação aos hábitos alimentares, as abelhas são insetos adaptados a alimentação rica em néctar (fonte de energia) e pólen (fonte de proteínas).
Fazem parte da classe Insecta, apresentando, portanto, corpo dividido em três porções (cabeça, tórax e abdome), três pares de pernas, um par de antenas e dois pares de asas. Na cabeça estão abrigadas as estruturas responsáveis pelos sentidos desse animal, como as antenas, que estão ligadas ao olfato e audição.
O zumbido do voo da abelha vem das 11,4 mil batidas das asas por minuto; Na lista de curiosidades sobre abelhas, vale mencionar que, em média, elas fazem 40 voos diários e pousam em até 2 mil flores.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
Deve-se fornecer fonte de água pura para as abelhas e disponível próxima às colmeias. Caso o local não disponha de fonte natural (rios, nascentes, etc.), deve-se instalar um bebedouro artificial, tomando-se o cuidado de mantê-lo sempre abastecido com água limpa.
Qual a importância das abelhas? As abelhas afetam a nossa vida diariamente. Além de produzirem o mel, elas são responsáveis pela polinização de inúmeros alimentos, como as frutas, legumes e os grãos, garantindo a segurança alimentar de toda a humanidade.
Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu. Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado. Não se deve colocar mel em vasilhas que guardam cheiros, pois o mel absorve os odores dos recipientes. Com a língua, a abelha recolhe o néctar das flores e o guarda em sua bolsa (vesícula melífera).
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
Abelhas são capazes de aprender diversas tarefas relacionadas a cores, formas e odores. A aprendizagem olfativa em abelhas, por exemplo, permite o estudo de memória associativa de curto e longo prazo sendo comparável a relatos já obtidos em vertebrados.
Através da polinização, cerca de 80% das plantas se reproduzem. Sem as abelhas, a vida em geral sofreria, já que a vegetação seria completamente reduzida. Insetos de grande importância ambiental, as abelhas afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba.
Nem todos sabem a extensão da importância das abelhas. Muitos acreditam que sua principal função é produzir mel e produtos como própolis e cera, mas, na realidade, sua principal atividade reside na manutenção e no desenvolvimento da biodiversidade, além de serem essenciais para a produção de alimentos.
O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
Para explicar o voo das abelhas, a conversa é outra. Elas executam um movimento específico com as asas, empurrando o ar para baixo com eficiência (diferente do que poderíamos fazer simplesmente colocando uma placa de isopor embaixo do braço e sacudindo-o para cima e para baixo, por exemplo).
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
No abdômen também se localiza o coração (sistema circulatório) formado por vasos, pelos quais circula o sangue das abelhas, chamado hemolinfa, que não tem função respiratória.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.