Héstia é o nome de uma deusa presente na religiosidade dos gregos antigos e era considerada a deusa da lareira, do lar, da vida doméstica e da hospitalidade.
Neste livro, você vai conhecer as sete principais Deusas Gregas que habitam a nossa psique: Afrodite – a deusa do amor; Perséfone – a menina; Hera – a esposa; Deméter – a mãe; Atena – a profissional; Ártemis – a capaz; Héstia – a sábia.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
Afrodite: A Deusa da Beleza e do Amor - Os Olimpianos - Mitologia Grega - Foca na História
Qual é a deusa da força?
Bia (em grego: Βία, transl.: Bía, "força"), na mitologia grega, é uma titânide, que representa a força. Responsável pela emoção de violência nos mortais. Seu nome na mitologia romana é propriamente Força (em latim Vis).
Na mitologia grega, Ftono ou Phthónos (em grego Φθόνος, "inveja", "ciúme") é a personificação e o deus dos ciúmes e da inveja. Por muitas vezes é comparado e ligado à deusa do caos e da discórdia, Éris por sempre causar os mesmos efeitos que a deusa, usando e abusando do ciúmes e inveja para criar brigas entre todos.
Afrodite (em grego: Αφροδίτη, transl.: Aphrodítē) é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na antiga religião grega. Responsável pela perpetuação da vida, prazer e alegria.
O apetite sexual de Afrodite só é comparável ao do pai, Zeus. Mas ela não precisa de disfarces para conquistar seus objetos de desejo. Sua beleza e poder de sedução são irresistíveis. Afrodite personifica a sedução.
Além disso, a cidade de Atenas tinha Atena como sua patrona. Essa divindade também era reconhecida como guerreira, descrita como uma deusa vestida com armadura e portando armas. Ela era vinculada, porém, com a guerra defensiva. Atena era filha de Zeus, e existem duas versões do mito que explica o seu nascimento.
A deusa da Fortuna – Tyche, na mitologia grega – associava-se à fertilidade, à agricultura e às mulheres. Frequentemente representada segurando uma cornucópia (vaso em forma de chifre cheio de flores e frutos), simbolizava a inconstância da sorte.
Um grupo de arqueólogos encontrou em meios às ruínas de uma cidade destruída relíquias de um templo de 3000 anos dedicado a Ishtar, uma deusa mesopotâmica do amor e da guerra, que é a primeira deusa conhecida a partir de evidências escritas da história.
Atena era conhecida como deusa da sabedoria, das habilidades e dos ofícios, da guerra defensiva, entre outros atributos. Era filha de Zeus, e existem diferentes versões sobre o seu nascimento.
Nice, (em grego: Νίκη; romaniz.: Níkē ou Niké; "Vitória") era uma deusa grega que personificava a vitória, força e velocidade, representada por uma mulher alada, filha de Palas e Estige. Os romanos designaram o nome de Victória para Nice. Nice também pode ser representada com asas.
Afrodite era considerada pelos gregos antigos a deusa do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade. Era vista como o padrão de beleza grego e considerada capaz de seduzir homens e deuses.
Lakshmi, Laxmi, Lacximi ou Lakṣmī em IAST (Sânscrito: लक्ष्मी) é uma deusa hindu. É a esposa do deus Vishnu e a personificação da prosperidade. Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro.
Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.
No universo da mitologia hindu, Lakshmi, filha do sábio Bhrigu, é a deusa da fortuna, fonte de fartura, boa sorte, beleza e saúde. Segundo a lenda, Lakshmi refugiou-se no Oceano de Leite quando os deuses foram para o exílio e renasceu com a agitação do mar, o que permitiu o regresso dos deuses.
Uma das deusas mais importantes de toda a mitologia grega era Hera, conhecida como deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Ela era tida como a deusa responsável por proteger as mulheres grávidas e em trabalho de parto e considerada a rainha dos deuses. Era chamada pelos romanos de Juno.
Nix era a deusa grega conhecida como a personificação da noite. Era representada como uma mulher jovem, vestida de preto e com asas. Era uma deusa temida, e nem o próprio Zeus tinha coragem para desafiá-la. Foi mencionada por Hesíodo, mas também é encontrada nos mitos órficos.