Informar é o primeiro passo do processo de comunicação. A informação é a base para o relacionamento das empresas com os seus públicos. Comunicar pressupõe o engajamento do público (feedback). Exige portanto que a recepção atinja o seu objetivo final.
O autor apresenta uma diferença essencial entre as duas práticas: a informação pode ser entendida como a mensagem e a comunicação é algo mais complexo, pressupondo a relação entre indivíduos. Mas comunicação e informação andam juntas e não há como separá-las.
A informação se faz sozinha, a comunicação não. Por isso, para ter uma boa comunicação é preciso conhecer bem seu público-alvo. A comunicação vai além das palavras. Ela envolve postura, sinais corporais, expressões, olhares e até gestos.
Comunicar é a capacidade de receber e passar informações a outras pessoas. A comunicação é eficiente quando o receptor entende tudo o que foi passado no menor tempo possível. Essa competência envolve a utilização de linguagem verbal, não verbal, escrita, desenhos ou esquemas, além da escuta.
Comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor (quem transmite a mensagem) e um interlocutor (quem recebe a mensagem). Isso inclui qualquer método usado para estabelecer esse contato, seja com a fala, um gesto, pela escrita, desenhos, movimentos, entre outras coisas.
Saber se expressar e envolver seus liderados na transmissão de uma ideia, uma mensagem clara é como desenvolver a capacidade de construir um filme em suas mentes. Com cenas nítidas, dinâmicas e simples o suficiente para que tudo fique fácil de ser compreendido.
Os estilos de comunicação são maneiras de descrever as diferentes formas pelas quais as pessoas se comunicam. Há quatro estilos principais: comunicação passiva, comunicação agressiva, comunicação passivo-agressiva e comunicação assertiva.
A comunicação é um processo complexo e fundamental que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores. Originária do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”, a comunicação vai além da mera transmissão de mensagens.
Através dela, as organizações podem trabalhar remotamente e compartilhar informações independentemente de sua localização geográfica. A Tecnologia da Informação e Comunicação na educação também está em alta. Principalmente após o início da pandemia da COVID-19, no qual muitas escolas passaram a operar de forma remota.
A informação é a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. Seria o conjunto ou consolidação dos dados de forma a fundamentar o conhecimento.
Wolton entende que há uma discrepância essencial entre informação e comunicação: a primeira diz respeito a mensagens orais, imagens e textos, enquanto que a segunda é mais complexa, pressupondo uma relação entre indivíduos.
A finalidade de informar é fornecer informações relevantes e verídicas, com o objetivo de transmitir conhecimento e proporcionar entendimento sobre determinados assuntos.
Comunicar é a capacidade de receber e passar informações a outras pessoas. A comunicação é eficiente quando o receptor entende tudo o que foi passado no menor tempo possível. Essa competência envolve a utilização de linguagem verbal, não verbal, escrita, desenhos ou esquemas, além da escuta.
Enquanto que o simples “falar” pode ser uma conversa banal sobre nada, a comunicação é sobre algo especifico que queremos passar. Podemos estar a querer dizer o melhor discurso do mundo, o que foi muito bem escrito e, no entanto, não estamos a ter sucesso na mensagem que queremos passar.
Utilize a comunicação não verbal: Gestos, expressões faciais e postura corporal também são importantes para transmitir uma mensagem. Mantenha uma postura aberta e receptiva e utilize gestos que reforcem seus argumentos. Seja empático: Coloque-se no lugar do outro e tente compreender suas emoções e perspectivas.