Normalmente, define-se comportamento como a forma de fazer as coisas e a atitude é a forma de agir em determinado momento. Ou comportamento é o modo de ser e atitude o modo de agir. Ou ainda, comportamento é reação, atitude é iniciativa.
Como vimos, atitude é intenção e comportamento é ação. Atitude é uma intenção de se comportar de certa maneira, a intenção pode ou não ser consumada, dependendo da situação ou das circunstâncias.
Atitude é os pensamentos e sentimentos interiores de uma pessoa. Ao contrário do comportamento, expressa a atitude de uma pessoa. O modo de pensar ou sentir é refletido pela atitude de uma pessoa. Pelo contrário, a conduta de uma pessoa é refletida por seu comportamento.
Na psicologia, o comportamento é o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente em que está inserido. Pode indicar um grupo de ações ou uma ação singular. A maneira como nos comportamos passa por diversas metamorfoses ao longo de nossa existência.
Atitude designa em psicologia a disposição ligada ao juízo de determinados objetos da percepção ou da imaginação - ou seja, a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
O comportamento é a maneira de se comportar (reagir, portar-se). Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno.
Em geral, usamos a palavra comportamento como um termo genérico aplicado a verbos de ação quando o sujeito da frase é algum animal, inclusive o homem. Os galos cantam, a coruja pia, o cão saliva, o menino corre, etc. O objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano e sua relação com o ambiente em que ocorre.
Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..
Quando falamos sobre atitude, é importante deixar claro que não se trata de uma ação, como costumamos expressar coloquialmente (“você precisa tomar uma atitude a respeito disso!”). A atitude é um constructo psicológico a favor ou contra um objeto social – por exemplo, uma marca ou uma causa.
Quando a ação de alguém parte de um processo intencional em que houve uma reflexão, um planejamento e faz sentido para ela, nós passamos a chamar esta ação de atitude. E, neste caso, pode-se afirmar que é uma escolha do indivíduo.
As atitudes contam pra nós aquilo que precisamos saber. Elas mostram. Quando existe sentimento, existe ali alguma atitude o afirmando, seja ela enorme e visível, seja ela tímida e sutil. Atitudes são a forma mais precisa de transbordar aquilo que carregamos no peito.
O comportamento é considerado como o conjunto de atitudes e reações de um indivíduo em face ao meio social, influenciando o ambiente e sendo influenciado por ele. Pode ser entendido como a exteriorização da personalidade, as reações específicas de uma pessoa diante de uma situação.
1 Ação de comportar-se. 2 Conjunto de atitudes que refletem o meio social. 3 Psicol Conjunto de reações observadas num indivíduo em seu meio social. 4 Forma de proceder.
O comportamento humano é um conjunto de operações fisiológicas, motoras, verbais, mentais, nas quais o indivíduo faz agir o seu corpo (cérebro, músculos, língua, etc.), o que assume determinados significados em virtude de o Homem viver em sociedade e ser dotado de uma determinada cultura.
Como já destacado, as definições do comportamento humano estão intimamente ligadas com as experiências vividas. Seguindo nessa lógica, é fácil perceber como os traumas experimentados podem influenciar nas nossas conduta e atitudes. Novamente, isso vale para o nível pessoal e coletivo.
É a capacidade de estar sempre alerta, motivado e disponível para diferentes tarefas, sem ninguém mandar. Geralmente, pessoas dispostas são cada vez mais essenciais, pois tem a capacidade de trabalho aumentada, focam e não desistem facilmente. Em muitas empresas é considerada a atitude mais valorizada.