Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.
Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa. Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço.
A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.
Definição de Termo: Custo. O valor monetário ou preço de uma atividade ou componente do projeto que inclui o valor monetário dos recursos necessários para realizar e terminar a atividade ou o componente ou para produzir o componente.
Primeiro, os custos: pense neles como os gastos ligados à produção do que você vende. Por exemplo: matéria-prima e mão de obra de produção se encaixam aqui. Agora, as despesas: elas são os custos necessários para manter a empresa funcionando, mas que não estão diretamente vinculados à produção.
CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS (Por Que Diferenciá-los Faz Toda a Diferença No Seu Negócio?)
Qual é a definição de gastos?
Começaremos pela definição de gastos já que é um conceito mais amplo. Todos os bens e serviços adquiridos por uma empresa são considerados gastos em algum momento de sua existência. Ou seja, qualquer saída de caixa é considerada gasto antes de ser classificado em custos, despesas, investimento ou perda.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.
De acordo com Martins (2003) o termo “custo” é utilizado de muitas maneiras na contabilidade gerencial, sendo definido como “os gastos utilizados na produção de bens ou serviços”. O mesmo autor caracteriza despesa como sendo algo (bem ou serviço) consumido de forma direta ou indireta para a produção de receita.
Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
Para identificar os custos fixos e variáveis, o primeiro passo é analisar de maneira detalhada os gastos e despesas associados com as operações da sua empresa. Feito isso, é importante que você classifique os custos por natureza, como custos de produção, despesas administrativas, financeiras, e marketing.
Nesse sentido, para classificar corretamente o que é custo e o que é despesa, faça-se a seguinte pergunta: se cortar esse gasto, minha atividade vai diminuir? Se a resposta for “sim”, trata-se de custo; se não, é uma despesa.
Em relação ao produto ou serviço elaborado, os custos são classificados como: Custos diretos, Custos de transformação, Custo fabril, Custos das Mercadorias Vendidas, Custos integrais ou plenos.
A Despesa engloba tudo aquilo que a empresa precisa ter para manter o funcionamento da estrutura mínima. O Gasto são os valores que a empresa desembolsa a fim de obter um produto ou serviço, ou que não previu no orçamento mas que precisa investir para continuar a produção.
A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.
O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.
As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
Para CREPALDI & CREPALDI ([1]) custos são os gastos relativos a bens – ou serviços – utilizados na produção de outros bens ou serviços, sejam eles desembolsados ou não.
Os custos diretos são os gastos essenciais para a fabricação de um produto ou serviço. Ou seja, sem esses gastos, a operação do negócio pode simplesmente ficar comprometida. São exemplos de custos diretos: Pagamento de mão de obra direta (operários que trabalham na fábrica);
O preço de custo é o valor total gasto na produção, aquisição ou fabricação de um produto, ou serviço. Sendo assim, ele pode ser considerado o valor mínimo pelo qual pode ser um item pode ser vendido, para a empresa não ter prejuízo.
Custos: madeira, cola, parafusos, manutenção de máquinas, energia elétrica das máquinas, salários dos operadores das máquinas, etc. Despesas: gastos de Marketing, gastos com aluguel de escritório, salário dos administradores, etc.