Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Os termos essenciais da oração são o sujeito (o ser sobre o qual se declara algo) e o predicado (a informação dada sobre o sujeito). A diferença principal entre frase, período e oração está na presença e na quantidade de verbos e no sentido que esses elementos expressam.
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração. A questão aqui é que não necessariamente essa oração, sozinha, faz sentido.
Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.
O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante. Um conjunto de orações semelhantes denomina-se período.
Frase, do latim “phrasis” (“dicção”), trata-se de uma construção gramatical que possui um sentido completo. E essa pode ser formada por uma ou mais palavras, podendo ter ou não um verbo.
Orações são frases contendo, ao menos, um verbo. Costumam se organizar em sujeito e predicado, mas algumas não apresentam sujeito. Podem ser coordenadas ou subordinadas. Na língua portuguesa, as orações são frases contendo, pelo menos, um verbo, apresentando geralmente um sujeito e um predicado.
O período é toda frase que possui uma ou mais orações. Ele sempre finaliza com uma pausa bem definida e marcada por uma pontuação – ponto final, ponto de exclamação, de interrogação ou reticências.
A oração nada mais é do que uma frase verbal. Assim, toda oração é também uma frase, pois que constitui enunciado de sentido completo, e toda oração apresenta um verbo ou uma locução verbal em sua estrutura.
O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.
Em um texto, é comum que as frases sejam períodos, mas isso não significa que seja uma regra. Para identificar com precisão se a frase em questão é ou não um período, é preciso procurar pelo verbo, identificando-o é possível localizar a oração, esta sim trará a certeza da existência do período.
T=1/f ou f=1/T período é o inverso da freqüência ou a freqüência é o inverso do período. 1-Um ventilador dar 20 voltas em 2 s , qual a fequência e o período do seu movimento? A freqüência de 10 Hz corresponde ao número de 10 voltas em cada segundo, e o período T =0,1s, que corresponde ao tempo de uma volta completa.
# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.
O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
A quantidade de verbos (formas verbais simples ou locuções verbais) presentes em um período é o que determina a quantidade de orações. Então, se houver um verbo, há uma oração; se houver dois verbos, há duas orações; e assim por diante.