Em resumo, as gírias são termos informais e passageiros usados por grupos específicos; as expressões populares fazem parte do folclore linguístico de uma região ou país e são amplamente conhecidas; e os jargões são termos técnicos usados em áreas profissionais específicas.
Jargão é o modo de falar específico de um grupo, geralmente ligado à profissão. Existe, por exemplo, o jargão dos médicos, o jargão dos especialistas em informática, etc. Imagine que você foi a um hospital e ouviu um médico conversando com outro.
Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.
Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões. A gíria é um estilo associado à linguagem coloquial/popular como meio de expressão cotidiana.
Existem vários tipos de jargão, incluindo jargão técnico, jargão médico, jargão financeiro, jargão jurídico, jargão científico e jargão específico de indústrias ou grupos profissionais. Também existe o jargão informal, como gírias e expressões populares.
Muitas gírias são criadas pelos jovens e adolescentes, em função da necessidade de buscar palavras e conceitos novos. Exemplos de gírias muito usadas pela população: - Gata ou gato: mulher bonita, homem bonito. - Dar o bolo: não comparecer num compromisso.
São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro. E vão fazendo telhados.
Jargão é uma frase, expressão ou palavra que define algo específico de um grupo profissional, social ou cultural. São os bordões ou mesmo elementos técnicos utilizados no ambiente corporativo.
Sucesso e discórdia. Na lista dos jargões em inglês mais utilizados no Brasil estão: Feedback (47.7%); Networking (22.4%); Call (18.6%); Job (17.6%); e Insight (14.0%). Todavia, alguns deles podem ser considerados bem confusos.
Espalhando-se entre várias línguas, o termo jargão passou a designar a linguagem dos marginalizados, próximo da definição moderna de gíria. Portanto, era o tipo de fala dos pedintes, ladrões e vigaristas, que era praticamente incompreensível para o cidadão comum.
As gírias nascem da necessidade de se utilizar recursos expressivos na fala, e é o tempo que determinará a permanência ou descarte de uma expressão idiomática.
Em resumo, as gírias são termos informais e passageiros usados por grupos específicos; as expressões populares fazem parte do folclore linguístico de uma região ou país e são amplamente conhecidas; e os jargões são termos técnicos usados em áreas profissionais específicas.
Gíria ou calão é uma forma de comunicação utilizada em um contexto informal, sendo muito utilizada em conversas do quotidiano. Contém palavras ou expressões que "fogem" da norma culta, as quais muitas têm origem na cultura de determinado povo ou região específica.
O que é bordão: é uma expressão repetida diversas vezes por indivíduos ou grupos e, normalmente, tem origem na televisão ou na publicidade; Jargão significado: é uma linguagem comum entre determinado grupo de pessoas; O que é chavão: é uma ideia ou frase feita que reflete um lugar-comum, ou seja, o clichê.
Nessa fase, chamamos a fala do bebê de jargão, pois ainda não entendemos praticamente nenhum som produzido, mas a criança já faz o balbucio com uma entonação que se assemelha à fala do adulto.
Porém, quais são as gírias mais usadas no país? Entre os achados da Preply, plataforma online de idiomas com mais de 300.000 avaliações 5 estrelas, estão o famoso "sextou", que lidera a listagem com 74%. O termo é seguido de "treta" (64%), "zueira" (62%), em terceiro lugar, e "trocar ideia" (61%), em quarto.
As gírias são parte do processo de comunicação e se se caracterizam por serem rápidas, ágeis, pouco duradouras e cujo significado, na maioria das vezes, não se corresponde com o sentido literal da palavra. Ou seja, trata-se da atribuição de um novo significado a um significante já existente.
Gíria carioca que surgiu por volta do ano de 2020. Usada principalmente por adolescentes e jovens das periferias, o termo "ainda" significa uma afirmativa ou confirmação. A expressão foi amplamente difundida pelo cantor rapper L7nnon, que a utiliza na sua comunicação.