Veja mais: Qual a diferença entre migração, imigração e emigração? Emigrante, imigrante e migrante são conceitos relacionados, mas com focos diferentes. Enquanto um emigrante deixa seu país de origem e um imigrante chega a um novo país, um migrante é alguém que se desloca entre lugares.
Um migrante é alguém que se desloca de um lugar para outro, seja dentro de um país ou entre países. Um emigrante é uma pessoa que sai de seu país de origem para se estabelecer em outro lugar. Um imigrante é uma pessoa que entra em um novo país com a intenção de residir lá.
“Emigrar” é o ato de sair de um país para viver em outro. “Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.
Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migrante” é o termo freqüentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar.
Migração é a mudança realizada por um indivíduo, grupo ou animal de um lugar para outro. Imigração é o movimento de entrada de pessoas em um país estrangeiro para estabelecimento de residência. Essas pessoas são imigrantes. Emigração é o movimento de saída de pessoas de um país.
Assim como os imigrantes, os emigrantes contribuem para a diversidade cultural e econômica dos países para os quais se mudam, trazendo consigo suas habilidades, talentos e experiências únicas. Um emigrante é alguém que parte de seu país de origem em busca de uma vida melhor em outro lugar.
Um migrante é uma pessoa que se desloca de um lugar para outro, geralmente dentro de um país ou entre países, em busca de melhores condições de vida, oportunidades de trabalho, educação ou para escapar de situações adversas, como conflitos ou desastres naturais.
A OIM define um migrante como qualquer pessoa que está se movimentando, ou já se movimentou, através de uma fronteira internacional ou dentro de um Estado, saindo do seu lugar habitual de residência, independente (1) da situação jurídica da pessoa; (2) se o deslocamento foi voluntário ou involuntário; (3) quais foram ...
Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais. Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano.
Imigrante (in + migrante) = quem entra em um país para se instalar e viver, ou seja, aquele que imigra. Emigrante (e + migrante) = quem sai de um país para viver em outro, ou seja, aquele que emigra.
Dizemos 'refugiados' quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos 'migrantes' quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado. Esperamos que outros aceitem fazer o mesmo.
Qual é o nome dado a pessoa que deixa seu país para morar em outro?
No entanto, esse deslocamento sempre parte de uma região de origem conhecida para outra estranha a esta. Dizemos que alguém emigrou quando saiu do país em que residia para se fixar, morar em outro. Entretanto, a partir do momento em que esse alguém entrou em país estranho, este é um imigrante.
As pessoas migrantes e refugiadas muitas vezes chegam sozinhas ou com suas famílias a um novo país, frequentemente sem dominar a língua local, sem recursos materiais e redes de contato e apoio, tendo passado por violações de direitos humanos em seus países de origem e no processo de deslocamento.
As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).
Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia. Os Estados Unidos possuem o maior número de imigrantes internacionais – dos 195 milhões, 39 milhões residem naquele país.
Esse movimento se chama migração internacional. No geral, essa movimentação é voluntária e quando essas pessoas chegam ao novo país, elas são consideradas imigrantes. O Brasil é formado por imigrantes. Historicamente, o país recebeu pessoas vindas da Europa, da Ásia, da África.
Estas duas palavras, muito semelhantes, podem utilizar-se para a mesma pessoa, consoante ela é olhada a partir do país de onde saíu ou do país que a acolheu. Um emigrante é sempre um imigrante, alguém que partiu e chegou.
Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migrante” é o termo freqüentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar.
Apátrida é a “pessoa que não é considerada como nacional por nenhum Estado, segundo a sua legislação, nos termos da Convenção sobre o Estatuto dos Apátridas, de 1954, promulgada pelo Decreto nº 4.246, de 22 de maio de 2002, ou assim reconhecida pelo Estado brasileiro”.
Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos).