Qual é a diferença entre o boi bumbá e o bumba meu boi?
O Boi Bumbá possui mistura vários instrumentos musicais nas toadas (como também é chamado no Maranhão), com um ritmo bem característico. Já o Bumba Meu Boi possui possui cinco tipos de ritmos (chamados sotaques) nas toadas: matraca, zabumba, orquestra, costa-de-mão e baixada.
Na última terça-feira, 30 de junho, foi comemorado o Dia do Bumba meu Boi. Essa manifestação folclórica é conhecida por diferentes nomes em cada Estado: Boi Bumbá no Amazonas, Boi de Reis no Espírito Santo e Boizinho no Rio Grande do Sul.
O bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A tradição é uma apresentação típica das região Norte e região Nordeste do país, que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi.
Era a representação de bumba-meu-boi, com um boi branco, decorado com coração vermelho. Já o Boi Caprichoso surgiu na região da Francesa e de Palmares. Era, e ainda é, um boi preto, com estrela azul na testa.
BUMBA MEU BOI x BOI BUMBÁ! Vem entender as diferenças
Qual a diferença do bumbá e Bumba Meu Boi?
O boi bumbá possui mistura vários instrumentos musicais nas toadas (como também é chamado no Maranhão), com um ritmo bem característico. Já o bumba meu boi possui possui cinco tipos de ritmos (chamados sotaques) nas toadas: matraca, zabumba, orquestra, costa-de-mão e baixada.
Com o primeiro lugar do pódio, o Boi Caprichoso conquistou seu tricampeonato consecutivo, seu 26º título na história. Enquanto isso, o Boi Garantido, sem vitórias desde 2019, almejava o seu 33º título.
A tradição conta a história do casal de escravos Francisco e Catirina. Ela, grávida, manifesta o desejo de comer a língua de um boi, então, para agradar sua esposa, o marido dela escolhe o mais bonito e charmoso da região. O que ele não sabia, é que esse boi era o preferido do fazendeiro.
A história do bumba meu boi narra as peripécias de um casal prestes a ter um filho. Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado.
O que significa bumba meu boi no mundo espiritual?
Essa dimensão espiritual e ritualística relaciona-se diretamente com o universo místico e simbólico da manifestação que celebra o “boi” para cumprir um trato assumido com as santidades. Nesse sentido, a “brincadeira” vira compromisso, os “brincantes” viram devotos e o “boi artefato” vira um elemento sagrado.
Com fantasias, músicas e alegorias, os bois encenam a lenda da Mãe Catirina, uma mulher que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, Pai Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que ameaça matá-lo.
Sotaque de matraca - É o mais popular e com maior numero de grupos no Estado, tendo surgido em São Luís e tem influência indígena. O instrumento que dá nome ao sotaque é composto por dois pequenos pedaços de madeira, o que motiva os fãs de cada boi a engrossarem a massa sonora de cada "Batalhão".
Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá teve origem cultural europeia e surgiu no século 18, momento em que o gado era importante para economia local. Trazida para o Brasil pelos portugueses, junto com as culturas indígena e africana, o Bumba Meu Boi se tornou uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas.
Enquanto o Boi Bumbá é marcado pela rivalidade histórica de Parintins, o Bumba Meu Boi é uma tradição centenária do Maranhão com seus diversos sotaques e símbolos. Quer descobrir mais sobre essas festividades incríveis?
No folclore, o boitatá possui a forma de uma cobra de fogo com muitos olhos, dos quais também saem chamas. Na lenda, o boitatá também pode se transformar em um tronco em chamas para matar os homens que promovem destruição dos gramados. Independentemente da forma, o boitatá mata os homens que causam dano aos campos.
Assim, bumba-meu-boi significaria algo como “Chifra, meu boi!” Figura mitológica nas mais diversas culturas, o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. É por isso que toda a encenação gira em torno dele.
Qual a diferença entre os bois Garantido e Caprichoso no Festival de Parintins?
Ambos os grupos (ou simplesmente “bois”) datam do início do século 20. Boi Caprichoso, também conhecido como Touro Negro, foi fundado pelas famílias Cid e Gonzaga, de origens nordestinas. Já o Garantido nasceu da promessa de um homem que, se se curasse de uma grave doença, faria um boi para celebrar junto à comunidade.
A festa é realizada na última semana de junho e as apresentações acontecem no Bumbódromo. No festival competem entre si o boi Garantido e o boi Caprichoso. O festival foi criado em 1966 por jovens católicos, mas a dança de boi-bumbá é praticada em Parintins desde o começo do século XX.
Com o resultado, o Caprichoso alcançou 26 vitórias, ainda atrás do Garantido, que tem 32 títulos conquistados. Os desfiles do festival aconteceram durante três noites, entre a sexta (28) e o domingo (30), no tradicional Bumbódromo, no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, conforme mostrou o site F5.
O que acontece nos 3 dias do Festival de Parintins?
Serão três noites de apresentação no “Bumbódromo” da cidade, onde as duas agremiações exploram através de alegorias e encenações, as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos. No final, um júri composto por seis integrantes, define o grande vencedor. É um grande espetáculo !
Lindolfo Marinho da Silva, conhecido como Lindolfo Monteverde ou Mestre Lindolfo (2 de janeiro de 1902 – 27 de julho de 1979) foi um compositor amazonense, famoso por ser o fundador do Boi Garantido, que disputa anualmente no Festival Folclórico de Parintins.