A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.
A forma de prosa se refere a um texto escrito em linhas que formam parágrafos. A poesia pode tanto ser escrita em forma de verso quanto em forma de prosa. A prosa pode ser narrativa ou expositivo-argumentativa, podendo assim ser literária ou não literária.
É aprendido que a prosa é um texto corrido e contínuo, e a poesia é feita em versos e com rima, sendo que a diferença é mais complexa e está mais ligada ao seu objetivo e expressão.
Uma prosa pode ser narrativa, quando compreender história ou ficção, e demonstrativa, quando abranger a oratória e a didática como tratados, ensaios, diálogos e cartas. Além dos tipos, a prosa pode ser classificada pela função. Assim, apresenta-se sob forma argumentativa, dramática, informativa ou contemplativa.
Olha só: a poesia é um tipo de texto lírico escrito geralmente em versos. Ela tem métrica, rima e ritmo. Já a prosa é um texto no estilo natural, que não tem métricas, rimas ou ritmo. De forma resumida, a poesia é formada por versos e a prosa é um texto corrido.
Sobre literatura, gênero e estilo literários, pode-se dizer que: ( ) tanto no verso quanto na prosa pode haver poesia. ( ) todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que caracteriza suas manifestações culturais, constituindo o estilo da época.
Para começar, é importante entender o que é prosa. De forma geral, é uma estrutura básica de texto com parágrafos. Ou seja, são textos que não são escritos em versos. Isso significa que a prosa não se sujeita a nenhum tipo de rima, ritmo, estrutura métrica de frases ou número de sílabas.
Características da poesia. Os textos poéticos estão englobados dentro do gênero lírico da literatura. São escritos que possuem lirismo, ou seja, possuem subjetividade, liberdade de expressão, aspectos emocionais, sentimentais, impressões, sensações, entre outros aspectos não objetivos.
Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.
O texto poético é portanto aquele que apela a diversos recursos estilísticos para transmitir emoções e sentimentos, respeitando os critérios de estilo do autor. Nas suas origens, os textos poéticos tinham um caráter ritual e comunitário, embora tenham aparecido outras temáticas ao longo dos anos.