Quem faz PrEP precisa de PEP?
A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV. Algumas situações que podem indicar o uso da PrEP: Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);Quando se recomenda a PEP E a PrEP?
Como o próprio nome sugere, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é indicada e utilizada antes da exposição sexual, enquanto a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é utilizada após uma exposição sexual com indicação de prevenção do HIV.Quanto custa o PEP na farmácia?
A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.Pode usar PrEP e PEP ao mesmo tempo?
Indivíduos com indicação momentânea de PEP podem ser futuros candidatos à PrEP. A transição para a PrEP pode ser feita após os 28 dias de uso da PEP e exclusão de infecção pelo HIV.DESCUBRA AS DIFERENÇAS ENTRE PEP E PrEP
Quem usa PrEP pode transmitir?
Se for tomada diariamente, a PrEP é muito segura para proteger da infecção pelo HIV. Mas ela não protege de gravidez e de outras infecções sexualmente transmissíveis, tais como sífilis, clamídia, gonorreia, hepatites e infecção por HPV.É raro a PEP falhar?
Não falha por este motivo, as falhas são por uso irregular da medicação, ou por vírus resistente aos antiretrovirais que compõem PEP (e pelos estudos, ainda são raros os casos). As 72h é o tempo maximo para o início da PEP para que o tratamento seja eficaz.Por que a PEP dura 28 dias?
Após 10 dias o vírus cai na corrente sanguínea e se dissemina, indo para os linfonodos. O pico de vírus na corrente sanguínea ocorre de 21 a 28 dias após a exposição. A PEP atua matando os vírus que entraram no organismo antes que eles tenham a chance de se estabelecer.Tem PEP no SUS?
O uso de medicamentos para prevenção teve início com a PEP do HIV em 1999. Está disponível no SUS e foi amplamente utilizada para a prevenção da transmissão vertical, em acidentes ocupacionais e violência sexual.Como pedir PEP no SUS?
Quando uma pessoa chega até uma unidade de saúde, dentro do período considerado eficaz para tratamento com PEP, é preciso investigar como e quando ocorreu a exposição, e as condições sorológicas das pessoas envolvidas, ou seja, se pelo menos uma delas é positiva para HIV ou não.Quantos comprimidos vem dentro da PEP?
No caso da PEP, também fornecida de graça no SUS, são dois comprimidos. O tratamento deve começar após as primeiras duas horas de exposição ao HIV e, no máximo, em até 72 horas, por um período de 28 dias.Quando a PEP não é indicada?
A PEP não é indicada para os casos de exposições sucessivas a relações sexuais desprotegidas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas. Assim sendo, não se justifica que algumas pessoas mais responsáveis, com exposição a risco ocasional, deixem de se beneficiar da PEP.Quem não pode tomar PrEP?
Indivíduos que já tiveram ou tem algum problema hepático são orientadas a não utilizar a PrEP, já que o medicamento pode afetar tanto a função do rim quanto a função do fígado e agravar o quadro.Quanto tempo a PrEP fica no corpo?
Os componentes da PrEP (emtricitabina e tenofovir) são absorvidos assim que são engolidos, com ou sem alimentos. Vale lembrar que a proteção começa após 7 dias de uso para sexo anal e após 21 dias para sexo vaginal.Como conseguir PrEP grátis?
A PrEP é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste link é possível verificar quais serviços de saúde na sua cidade estão oferecendo a PrEP.O que o PEP faz no organismo?
Como funciona a PEP para o HIV? Como profilaxia para o risco de infecção pelo HIV, a PEP tem por base o uso de medicamentos antirretrovirais com o objetivo de reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.Quais doenças O PEP previne?
Estou protegido/a? O preservativo é uma barreira de proteção para várias infecções e a PEP é indicada apenas para evitar a infecção pelo HIV. Outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis e a gonorreia e mesmo as hepatites virais não são evitadas com o uso da PEP.Quantas vezes pode fazer a PEP?
A Profilaxia Pós-Exposição pode ser tomada mais de uma vez? Não existe limite para os esquemas de profilaxias pós exposição. (PEP), existe um tempo máximo para serem iniciados apos a exposição, que é de 72 horas, mas quantas vezes a pessoa for exposta ela pode fazer a profilaxia.Quais os efeitos colaterais da PEP?
Os efeitos adversos mais frequentes são os gastrointestinais, como diarreia, náuseas, vômitos, desconforto ou dor abdominal e flatulência, que podem estar presentes desde o início do esquema, como no caso relatado, no qual a funcionária queixava-se de náuseas e vômitos desde o segundo dia da PEP.Pode comprar PEP na farmácia?
Rico Vasconcelos: O da PEP não é vendido nas farmácias, mas a pessoa consegue entrando no site do Ministério da Saúde (www.aids.gov.br) e encontrando o lugar mais próximo da casa deles para pegar a Profilaxia Pós-Exposição. A PrEP também pode ser obtida pelo mesmo site do Ministério da Saúde, pelo SUS.Pode ficar um dia sem tomar a PEP?
Como deve ser o uso dessa profilaxia para o HIV??Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco.