A República pode ser presidencialista, parlamentarista ou semi-presidencialista, dependendo da forma como é estruturado o poder executivo. Por outro lado, a Democracia é um sistema político em que o poder é exercido diretamente pelo povo.
A república busca a separação de poderes, com a existência de um poder executivo, legislativo e judiciário, que atuam de forma independente e equilibrada. - Democracia: A democracia é um sistema de governo em que o poder é exercido pelo povo como um todo, diretamente ou por meio de representantes eleitos.
Uma república democrática é uma forma de governo que opera em princípios adotados de uma república e uma democracia. Como um cruzamento entre dois sistemas totalmente separados, as repúblicas democráticas podem funcionar com base em princípios compartilhados por ambas as repúblicas e democracias.
A República é vista, mais recentemente, como uma forma de governo na qual o chefe de Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto.
Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
PARTIDO REPUBLICANO X DEMOCRATA - QUAL A DIFERENÇA?
Qual é a democracia do Brasil?
Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo.
A república é uma forma de governo em que o poder é exercido por representantes escolhidos pelo povo direta ou indiretamente. O Brasil é uma república desde 1889.
Na república, quem exerce a função de chefe de estado é o presidente, seu mandato tem período determinado e seu poder não é transmitido de pai para filho. No sistema de governo presidencialista, ele é também o chefe de governo, enquanto no sistema parlamentarista, essa função cabe ao primeiro-ministro.
O republicanismo é a ideologia segundo a qual uma nação é governada como uma república, na qual o chefe de Estado é escolhido através do voto ou do congresso (como em repúblicas parlamentares) para assumir a função por um determinado tempo, diferente da monarquia, na qual o indivíduo fica até o fim da vida ou sua ...
A República constitui-se em uma organização político na qual os cidadãos, ou seja, seus representantes, o povo, elegem um chefe de Estado para representa-los por tempo determinado. O chefe de Estado é chamado, geralmente, de Presidente da República. Normalmente, sua eleição é dada através de voto livre e secreto.
Foi nesse momento que os cafeicultores do Oeste Paulista, membros do Partido Republicano Paulista, se uniram aos militares, permitindo, assim, o golpe da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Além de defender políticas econômicas conservadoras, o Partido Republicano é socialmente conservador e busca manter valores tradicionais baseados especialmente na ética judaico-cristã.
O partido adota uma visão moderna do liberalismo americano que defende igualdade social e econômica, junto com o chamado Estado de bem-estar social. O Partido Democrata também advoga mais participação do governo em questões econômicas na forma de melhores regulamentações do mercado.
Segundo KANT, o princípio republicano objetiva a liberdade de todos os cidadãos, os quais devem estar sujeitos a legislação co- mum elaborada para garantir-lhes tratamento isonômico.
Com a Proclamação da República, a família real foi expulsa do Brasil. Segundo registros históricos, no dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca liderou uma tropa militar que cercou o gabinete ministerial e prendeu o Visconde de Ouro Preto, então primeiro-ministro.
De acordo com o site do Senado federal brasileiro, foram cinco as repúblicas (ou períodos republicanos) que o país já teve em sua história – o último deles se estende até a atualidade.
San Marino, muitas vezes chamada de "república mais antiga do mundo", é uma exceção, tal como ela foi uma república desde o seu início. Alguns dos países nesta lista faziam parte do maior, agora extinto, os Estados (como o Império Russo ou Jugoslávia), quando a transição para uma república ocorreu.
Na república, forma adotada pelo Brasil em 15 de novembro de 1889, o país é representado por um Chefe de Estado, eleito pelos cidadãos, que exerce a sua função durante um tempo limitado.
A Política do Brasil funciona sob o modelo de República Federal Presidencialista, formada pela União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.
A democracia surgiu na Grécia antiga, quando, por volta do século 7 a.C, na cidade de Atenas, os cidadãos livres reuniam-se para discutir e tomar decisões que iriam afetar a vida de todos.
foram os gregos que descobriram não apenas a democracia, mas também a política – a arte de decidir através da discussão pública – e, então, de obedecer às decisões como condição necessária da existência social civilizada.