Resumidamente, a retórica refere-se a argumentos em discursos, a dialética diz respeito a argumentos em conversações e a lógica relaciona-se ao bom raciocínio tanto em discursos quanto em conversação.
Dentre outras coisas, importa a Platão, no Górgias, contrastar dois usos do discurso ar- gumentativo, do ponto de vista de seu valor filosófico: o uso retórico, definido pelo valor da persuasão, e o uso dialético, definido pelo valor da verdade.
A retórica é a arte de falar bem. Ela é fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional. A retórica pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião. A retórica é, basicamente, a arte de falar bem.
Enquanto retórica consiste na pura e simples arte de falar bem, oratória é a fala em público, para o público. Portanto, a oratória, enquanto tentativa de informar e convencer o público, tem relação íntima com a retórica.
Se alguém publica um jornal e argumenta da mesma maneira que o Pravda, que não é analítico, ele será como uma criança de três anos de idade, que precisa de apoio em todos os lugares, na medida em que perdeu seu pensamento independente. Em tudo, é necessário apresentar dois métodos para comparação. Isso é dialético.
O que é DIALÉTICA?║Conceito, definição, origem e muito mais
Qual é o conceito de dialética?
A lógica dialética concebida por Vieira Pinto tem a finalidade de oferecer os suportes para a compreensão do conceito de consciência crítica e caracteriza-se pelo pensar não idealista atento ao processo de movimento do real.
Em outras palavras, trata-se de uma declaração que tem a forma de uma pergunta. Por exemplo, em "Você acha que eu nasci ontem?", não se pretende saber se o interlocutor acha que "sim" ou "não", mas enfatizar que o falante não é ingênuo (isto é, não "nasceu ontem").
O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.
A dialética é, a princípio, um jogo de ideias, concepções ou palavras que resulta no embate por serem elas, entre si, diferentes. O resultado do embate de ideais diferentes pode proporcionar uma nova ideia. Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica.
Assim, por Retórica, compreende-se o uso de técnicas argumentativas que visam persuadir; por discurso teológico, entende-se o uso de textos extraídos de livros considerados sagrados que falem sobre Deus.
No Brasil, a retórica é frequentemente utilizada pelos políticos, principalmente em períodos eleitorais. Segundo Hannah Arendt, o discurso político tem por finalidade a persuasão do outro, quer para que a sua opinião se imponha, quer para que os outros o admirem.
Ora, a antiguidade clássica é permeada pela retórica e esse tema é comum em grandes autores e filósofos tais como Aristóteles, Cícero e Quintiliano; e é de Platão que se extrai a pura influência do pensamento desses grandes filósofos clássicos.
Diz ele no início do tratado: A retórica é a contrapartida da dialética; pois ambas dizem respeito a questões que, de certo modo, fazem parte do conhecimento de todos os homens, não estando confinadas a nenhuma ciência em particular.
Nascido na cidade de Lentini, na Sicília, o sofista teria vivido 108 anos em perfeita saúde e propondo pensamentos radicais. O mais famoso foi o das três teses: 1) nada existe; 2) se algo existisse, não poderia ser pensado e 3) se algo existisse e pudesse ser pensado, não poderia ser explicado.
Os três momentos da dialética hegeliana são: Tese, antítese e síntese. C) Tese: afirmação de um conteúdo; antíte- se: negação da tese; síntese: negação da negação ou uma nova afirmação.
Por pensar assim, Heráclito é considerado o “pai” da dialética. Existem divergências quanto à obra de Heráclito, pois os estudiosos convencionaram que ele teria escrito uma obra completa, chamada Sobre a natureza.