O BIM se concentra na colaboração e na gestão de informações, enquanto o Revit se concentra na modelagem 3D e fornece ferramentas específicas para o design e a documentação técnica.
A diferença entre o Revit e a BIM é que a BIM é um processo (uma metodologia) para que as equipes de projeto façam interface com a tecnologia para fornecer melhores resultados de projeto no mercado de AEC, enquanto o Revit é uma plataforma de software projetada para facilitar esse processo.
A modelagem de informações de construção (Building Information Modeling - BIM) oferece informações sobre projeto, o escopo, as quantidades e as fases do projeto quando forem necessárias.
Conheça o ArchiCAD, uma opção de software para arquitetura que oferece uma alternativa ao Revit. O ArchiCAD se destaca por sua interface amigável, colaboração em tempo real e ferramentas avançadas de modelagem 3D, proporcionando uma experiência mais intuitiva e eficiente do que o Revit.
O Revit é usado para coordenar todas as entradas de dados (incluindo CAD) e produzir resultados de projetos federados. Ambos os programas são usados com frequência na mesma empresa, com especialistas em BIM e CAD trabalhando em diferentes elementos de um projeto.
Como se chama o profissional que trabalha com Revit?
O que é um autodesk revit freelancer e o que você precisa saber antes de contratar? Um autodesk revit freelancer é um profissional de uma área específica que reúne as qualidades necessárias para impulsionar o seu projeto.
A tecnologia CAD, presente em softwares como o AutoCAD, permite a realização de desenhos técnicos 2D e 3D de forma computadorizada. A tecnologia BIM é um processo baseado em modelagem 3D que possibilita o design de arquitetura, engenharia e construção de forma multidimensional.
Resumindo: Quando precisa de uma maquete eletrônica para mostrar a clientes ou uma pré-visualização arquitetônica, o SketchUp é mais fácil e rápido e muito preciso nos itens necessários.
O Revit é o programa BIM mais usado do Brasil e comum no mundo todo. Ele tem recursos como o de modelagem de componentes de construção, de análises e simulação de sistemas/estruturas.
BIM (Building Information Modeling) consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de um edifício, contendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada.
A BIM integra dados multidisciplinares para criar representações digitais detalhadas que são gerenciadas em uma plataforma aberta na nuvem para colaboração em tempo real. O uso da BIM oferece mais visibilidade, melhor tomada de decisões, opções mais sustentáveis e economia de custos em projetos de AEC.
Atualmente, a forma mais usual de aplicação do BIM é o 4D, o termo 4D refere se ao tempo de construção do projecto, ou seja, o modelo 3D + agendamento( tempo/ datas). Porém há uma forma mais completa de aplicação que engloba os custos de todo o projecto, esta designa-se de 5D.
Assim, em 1986 foi empregado, pela primeira vez, o termo Building Information Modeling – BIM. O BIM ou Modelagem da Informação da Construção é um processo criado para gerenciar informações em um projeto de construção em todo seu ciclo de vida.
LOD (Level of Development): Nível de Desenvolvimento faz referência tanto à geometria de um objteto quanto às informações que constam nele. ND (Nível de Desenvolvimento): é a sigla em português para o mesmo conceito de LOD. LoD (Level of Detail): Nível de Detalhe faz referência somente à geometria.
Em resumo, o AutoCAD é uma excelente escolha para desenhos 2D e é mais versátil para várias disciplinas, enquanto o Revit é especialmente vantajoso para projetos de arquitetura e construção complexos, permitindo uma colaboração mais eficaz e uma modelagem detalhada em 3D baseada em informações.
O sistema CAD – Computer-Aided Design (Desenho Auxiliado por Computador), enquanto o BIM – Building Information Modeling (Modelagem com Informação para Construção) trata-se de um processo para produzir e gerenciar dados “I” do BIM para construção ao longo de todo ciclo de vida do ativo, simulando em ambiente digital a ...
Na funcionalidade ambos os softwares possuem boas ferramentas para projeto conceitual, renderização, visualização, interoperabilidade, modelagem. Por exemplo, o ArchiCAD é muito bom em questões de corrimãos e paredes cortina; enquanto o Revit é muito eficiente na criação e manipulação topográfica.
Assim que finalizar sua inscrição, você terá acesso imediato a mais de 270 horas de aulas divididas em 30 módulos. Serve para iniciantes ou estudantes? Sim, você aprenderá todo o passo a passo para criar projetos no Revit do zero até o nível avançado.
O Revit é um software extremamente importante para a construção civil que permite a criação de modelos e desenhos, com foco nos princípios básicos do BIM. Esse software é utilizado principalmente pela área da Arquitetura, possibilitando a confecção de modelos de edifícios e infraestruturas.
Hoje, o Revit é o software com a tecnológica BIM mais utilizado por profissionais no mundo. Como resultado de ser o software mais utilizado, o Revit apresenta um amplo serviço de suporte, realizado tanto pela Autodesk como pelos próprios usuários, que são ativos nas mais variadas plataformas.
Segundo Dantas Filho et al. (2015), a incompatibilidade com softwares de parceiros foi uma das desvantagens apontadas. Como o BIM não é utilizado por todos os projetistas, apenas por uma pequena porcentagem, isso dificulta, tendo que gastar mais tempo e causando maiores custos para compatibilização dos softwares.
Revit é um software de arquitetura, urbanismo, engenharia e design de propriedade da Autodesk. Ele foi criado com a tecnologia BIM (Building Information Model, traduzindo, Modelagem de Informações da Construção) e permite desenvolver projetos muito mais completos de uma forma mais rápida.