Qual é a função de uma ouvidoria?
Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.Qual a diferença entre SAC e Atendimento ao Cliente?
O serviço de atendimento ao cliente, mais conhecido como SAC, é um canal que ajuda a estabelecer contato direto com a empresa e o cliente, seja para solucionar algum problema, ouvir reclamações, resolver chamados técnicos, indicar melhorias e entender as dores dos clientes.Quem é obrigado a ter SAC?
Quem precisa seguir as novas regras? Todos os setores que são regulados pela lei do SAC. Alguns deles são os bancos, empresas de energia elétrica, de telecomunicações, aviação, seguros e planos de saúde.O que a Ouvidoria não faz?
Não compete à Ouvidoria: Substituir os canais institucionais de atendimento do Tribunal; Realizar investigações sobre demandas encaminhadas à instituição; Decidir pelas unidades do Tribunal de Contas para a solução de demanda.Diferença entre SAC e Ouvidoria
Quem é responsável pela Ouvidoria?
A profissão de Ouvidor é essencial porque contribui com as estratégias das organizações ao ouvir as demandas dos clientes-cidadãos e levá-las aos gestores. Assim, esse profissional vai além da “escuta” de demandas ao descobrir falhas em processos.Quem pode reclamar na Ouvidoria?
Quem pode utilizar este serviço? Qualquer pessoa, empresa, entidade da sociedade civil ou qualquer organização pode registrar manifestações de ouvidoria e receber respostas. Primeiro, é necessário se identificar. É possível fazê-lo de duas maneiras.Qual é a nova Lei do SAC?
De acordo com a Nova Lei do SAC, não será permitida a veiculação de propagandas da empresa durante o tempo de espera. Ou seja, é proibido fazer anúncios publicitários durante o atendimento, sendo autorizadas apenas as mensagens informativas, como a divulgação de outros canais de atendimento.Quais são as regras do SAC?
Principais pontos do novo decreto do SAC
- Atendimento telefônico obrigatório: O atendimento humano deve ser de 8 horas por dia, mas as empresas devem estar disponíveis durante 24 horas, nos sete dias da semana.
- Menu inicial: Definição de um mínimo de opções no menu inicial, aquele do primeiro contato.
O que é a Lei do SAC?
A lei possui como objetivo melhorar o atendimento ao cliente, delimitando regras mínimas de atendimento. A sua atualização é importante para adaptar o SAC às mudanças de comportamento dos consumidores e novas tecnologias que surgiram desde o primeiro decreto em 2008.Qual é o objetivo do SAC?
SAC é a sigla para o termo “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. Consiste em um canal de atendimento que serve para o consumidor esclarecer dúvidas, dar sugestões, obter informações, fazer reclamações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos e serviços.Quando ligar para a ouvidoria?
A ouvidoria, portanto, é a última instância de atendimento. Ela não é usada para tirar dúvidas ou resolver problemas pontuais. Em geral, é um canal para solução de problemas de nível mais alto e conflitos constantes que geram problemas para os clientes de maneira mais coletiva do que individual.Quais são os tipos de SAC?
Existem 3 principais tipos de SAC, entre eles temos o SAC Tradicional, SAC 2.0 e SAC 3.0. Eles diferem muito do segmento de negócio para ser implantado. É importante analisar antes qual dos três está mais ligado ao cenário, valores e setor que a sua empresa se encontra.Quais são os tipos de ouvidoria?
Tipos de Manifestação
- Sugestão.
- Elogio.
- Solicitação.
- Reclamação.
- Denúncia.