Qual é a diferença entre SAC e Ouvidoria?

O SAC é voltado para atender clientes que precisam solucionar dúvidas ou fazer reclamações. Já a ouvidoria é considerada o último canal onde o cliente deverá recorrer, sendo usada para solucionar casos que o SAC não conseguiu resolver, além de ser um canal para sugestões e elogios.
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Qual é a função de uma ouvidoria?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
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Qual a diferença entre SAC e Atendimento ao Cliente?

O serviço de atendimento ao cliente, mais conhecido como SAC, é um canal que ajuda a estabelecer contato direto com a empresa e o cliente, seja para solucionar algum problema, ouvir reclamações, resolver chamados técnicos, indicar melhorias e entender as dores dos clientes.
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Quem é obrigado a ter SAC?

Quem precisa seguir as novas regras? Todos os setores que são regulados pela lei do SAC. Alguns deles são os bancos, empresas de energia elétrica, de telecomunicações, aviação, seguros e planos de saúde.
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O que a Ouvidoria não faz?

Não compete à Ouvidoria: Substituir os canais institucionais de atendimento do Tribunal; Realizar investigações sobre demandas encaminhadas à instituição; Decidir pelas unidades do Tribunal de Contas para a solução de demanda.
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Diferença entre SAC e Ouvidoria

Quem é responsável pela Ouvidoria?

A profissão de Ouvidor é essencial porque contribui com as estratégias das organizações ao ouvir as demandas dos clientes-cidadãos e levá-las aos gestores. Assim, esse profissional vai além da “escuta” de demandas ao descobrir falhas em processos.
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Quem pode reclamar na Ouvidoria?

Quem pode utilizar este serviço? Qualquer pessoa, empresa, entidade da sociedade civil ou qualquer organização pode registrar manifestações de ouvidoria e receber respostas. Primeiro, é necessário se identificar. É possível fazê-lo de duas maneiras.
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Qual é a nova Lei do SAC?

De acordo com a Nova Lei do SAC, não será permitida a veiculação de propagandas da empresa durante o tempo de espera. Ou seja, é proibido fazer anúncios publicitários durante o atendimento, sendo autorizadas apenas as mensagens informativas, como a divulgação de outros canais de atendimento.
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Quais são as regras do SAC?

Principais pontos do novo decreto do SAC
  • Atendimento telefônico obrigatório: O atendimento humano deve ser de 8 horas por dia, mas as empresas devem estar disponíveis durante 24 horas, nos sete dias da semana.
  • Menu inicial: Definição de um mínimo de opções no menu inicial, aquele do primeiro contato.
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O que é a Lei do SAC?

A lei possui como objetivo melhorar o atendimento ao cliente, delimitando regras mínimas de atendimento. A sua atualização é importante para adaptar o SAC às mudanças de comportamento dos consumidores e novas tecnologias que surgiram desde o primeiro decreto em 2008.
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Qual é o objetivo do SAC?

SAC é a sigla para o termo “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. Consiste em um canal de atendimento que serve para o consumidor esclarecer dúvidas, dar sugestões, obter informações, fazer reclamações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos e serviços.
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Quando ligar para a ouvidoria?

A ouvidoria, portanto, é a última instância de atendimento. Ela não é usada para tirar dúvidas ou resolver problemas pontuais. Em geral, é um canal para solução de problemas de nível mais alto e conflitos constantes que geram problemas para os clientes de maneira mais coletiva do que individual.
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Quais são os tipos de SAC?

Existem 3 principais tipos de SAC, entre eles temos o SAC Tradicional, SAC 2.0 e SAC 3.0. Eles diferem muito do segmento de negócio para ser implantado. É importante analisar antes qual dos três está mais ligado ao cenário, valores e setor que a sua empresa se encontra.
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Quais são os tipos de ouvidoria?

Tipos de Manifestação
  • Sugestão.
  • Elogio.
  • Solicitação.
  • Reclamação.
  • Denúncia.
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Quanto é o salário de um Ouvidor?

A remuneração variável de Ouvidor em Brasil é de R$ 761, variando entre R$ 502 e R$ 25.200. As estimativas de salários têm como base 106 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Ouvidor nessa localidade (Brasil).
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O que fazer quando a ouvidoria não resolve?

Caso a reclamação não seja resolvida nesta plataforma, o consumidor poderá recorrer diretamente aos canais tradicionais de atendimento presencial do Procon, ou ainda à Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado Especial Cível, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
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Quais as vantagens do SAC?

Através de um SAC a comunicação com o cliente torna-se mais efetiva, impactando diretamente sobre a visão deste sobre a marca e a empresa bem como melhora o posicionamento desta no mercado.
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Quanto tempo o SAC tem para resolver um problema?

A Lei nº 8.078/90 estabelecia um prazo de 05 (cinco) dias para resolução das demandas. A partir do novo decreto do SAC, as empresas possuem um prazo de ATÉ 07 (sete) dias corridos, contados a partir do registro, para solucionar a reclamação aberta pelo consumidor.
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Como deve ser o SAC de uma empresa?

O SAC trabalha seguindo uma norma de atendimento, seguindo o formato de e-mail, a abertura de uma conversa por chat e outras ferramentas determinadas de acordo com o público-alvo. O atendimento online também pode ser feito, inclusive é um dos mais utilizados atualmente.
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Qual decreto e portaria regulamenta o SAC?

A nova norma atualiza a primeira legislação a cuidar do SAC no País, o Decreto 6.523, de 2008, e amplia aos consumidores o acesso a informações adequadas sobre os serviços contratados e ao tratamento de suas demandas.
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Como o SAC pode ajudar no atendimento ao cliente?

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) é um canal de comunicação entre a empresa e os clientes, no qual eles podem registrar reclamações, dúvidas, sugestões ou elogios sobre produtos e serviços. O objetivo do SAC é proporcionar um atendimento eficiente e de qualidade visando a satisfação e fidelização.
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O que é SAC oculto?

Cliente oculto é um cliente que não é de verdade, ele está lá para fazer uma compra e analisar assim o processo de venda do produto, o atendimento ao cliente e também o processo de entrega como um todo. Funciona da seguinte forma: esse “cliente falso” vai até a loja e procura por um produto em específico.
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É obrigatório instituir a Ouvidoria?

Dessa forma, a instituição de ouvidorias permanece como uma orientação normativa, porém não obrigatória, já que outros órgãos que tenham o papel de atendimento de manifestações do usuário do serviço público, como previsto no Art. 10 da Lei nº 13.460/2017, ou voltado à correição, como previsto no Art.
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Como deve ser a Ouvidoria?

Uma Ouvidoria por excelência deve ser a representação da voz do cidadão na organização, direcionando ações de melhorias, fidelizando clientes e gerando o valor para que a credibilidade na organização se solidifique.
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Qual a formação de um Ouvidor?

A CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA é concedida pela Ouvidoria-Geral da União e pela Escola Nacional de Administração Pública àqueles alunos que finalizarem os oito cursos oferecidos em modalidade a distância no âmbito do PROFOCO. A Certificação é emitida após a conclusão de todos os cursos.
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