A miopia caracteriza-se pela dificuldade para enxergar claramente imagens distantes, o distúrbio visual refrativo mais comum em todo o mundo. Outros sintomas também costumam estar associados, como dores de cabeça, lacrimação constante e até tonturas, podendo prejudicar bastante a qualidade de vida.
Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe.
Pessoas com miopia têm dificuldade em enxergar objetos que estão longe, enquanto objetos próximos podem ser vistos com clareza. Para que você veja claramente, os raios de luz devem viajar através de sua córnea e lente ocular (cristalino). A córnea e a lente refratam a luz para que ela atinja a retina.
Como dissemos, a miopia é uma doença refrativa. Ela acontece quando o ponto focal da luz é anterior à retina. Isto é, ao invés de as imagens aparecerem focadas e bem nítidas, a pessoa míope experimenta a visão turva. Na prática, é a sensação de que algo está longe demais para ser enxergado.
Pessoas com menos de 1 grau de miopia (-1 dioptria) conseguem ver bem objetos grandes à distância, tendo dificuldade apenas para ler letras pequenas de longe. Já um paciente com mais de 4 graus de miopia (-4 dioptrias) tem dificuldade para focar qualquer coisa a mais de 25 cm de distância.
O principal sintoma dessa doença é a dificuldade de enxergar objetos que estão distantes. No entanto, pessoas com grau grave do problema não conseguem, nem mesmo, enxergar coisas situadas relativamente perto. Quanto maior o grau de miopia, menor é a distância que se consegue enxergar com nitidez.
As causas da miopia ainda são pouco conhecidas pelos especialistas. Mas, estudos apontam fatores genéticos como principais causas da miopia, ou seja, pessoas com histórico familiar de miopia podem apresentar maior probabilidade de vir a desenvolvê-la. A miopia afeta homens e mulheres de igual forma.
O fotógrafo Jan Miskovic detém o recorde mundial de grau dióptico mais elevado do mundo: 108 de miopia. Assim que nasceu, seus pais rapidamente o levaram para ser monitorado.
O aumento do grau da miopia não é necessariamente perigoso, uma vez que pode ocorrer de forma natural, independentemente de medidas preventivas. Mas vale ressaltar que ela aumenta os riscos de outros problemas visuais, como descolamento da retina e degeneração macular, sendo que ambos podem levar à cegueira.
Miopia: sensibilidade à luz, olhos lacrimejando em excesso, fortes dores de cabeça, precisar forças os olhos para enxergar, dificuldade para ver objetos mais distantes dos olhos.
Os principais sintomas da doença são vermelhidão e dores nos olhos, dificuldade de enxergar no escuro e aumento da pupila. É uma condição que costuma afetar pessoas a partir de 40 anos, mas pode acontecer de maneira precoce especialmente se estiver associado a casos de alta miopia.
A cegueira relacionada à miopia geralmente ocorre devido a complicações graves da miopia alta, como descolamento de retina ou degeneração da retina, que podem levar à perda permanente da visão.
Depois que a miopia se estabiliza (geralmente após os 20 anos), o LASIK e outros procedimentos cirúrgicos a laser são tratamentos eficazes a longo prazo. Mas mesmo a cirurgia nem sempre é uma cura para a miopia. Em alguns casos, algum grau de miopia pode retornar após a cirurgia.
A origem da miopia está relacionada principalmente à genética. Isto é, pessoas míopes cos-tumam ter pelo menos um dos pais míopes e, provavelmente, terão um ou mais filhos com miopia também. “Quando ambos os pais são míopes, o risco do filho também ser chega a 60%”, alerta a Dra.
Os olhos vão perdendo a capacidade de focar em objetos próximos e/ou distantes e objetos próximos podem parecer desfocados. Ela pode ser corrigida por meio de óculos de grau ou lentes de contato.
A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.
Geralmente, a miopia é corrigida com óculos de grau ou lentes de contato, que costumam estabilizar o problema. O que muitas pessoas não sabem é que existem casos onde o grau da miopia pode regredir.
bom dia, a miopia não é uma contra indicação para carregar peso, quando o grau da miopia é alto( acima de 5/6 graus), orientamos evitar traumas no olho devido o risco maior de complicações como o descolamento de retina.
A miopia é caracterizada por um desvio da luz absorvida pelo globo ocular, fazendo com que o ponto focal de uma imagem aconteça antes que os raios solares alcancem a retina, que é a parte do olho responsável pela formação das imagens.
Em torno de 30% da população apresenta esse distúrbio, e a maior parte destas pessoas apresenta apenas pequenos graus de Miopia. Porém, existe um grupo chamado de portadores de Miopia alta, que é considerada quando o grau é maior que -6.00 D ("6 graus de Miopia"). E é sobre isso que vamos falar neste artigo.