Qual é a parte do corpo que a fibromialgia ataca mais?
Sintomas de fibromialgia
Qualquer tecido mole (músculos, tendões e ligamentos) pode ser afetado. Entretanto, os tecidos moles do pescoço, região superior do ombro, tórax, caixa torácica, região lombar, coxas, braços e áreas ao redor de algumas articulações são especialmente suscetíveis a ficarem doloridos.
Fibromialgia é uma doença não articular e não inflamatória comum, mas mal compreendida e caracterizada por: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade generalizada dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; e diversos outros ...
A dor em todo o corpo pode ter diversas causas, podendo estar associada a estresse, ansiedade ou ser consequência de processos infecciosos ou inflamatórios, como gripe, dengue ou fibromialgia, por exemplo.
Um laboratório norte-americano anunciou neste mês o lançamento de um teste de sangue, que utiliza uma análise do RNA para detectar a fibromialgia rapidamente e auxiliar profissionais de saúde no processo diagnóstico.
Qual o medicamento mais indicado para fibromialgia?
Alguns fármacos, como a pregabalina e a duloxetina, agem na maior sensibilidade à dor. Outros medicamentos, como relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para alívio de diversos sintomas.
Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.
Isso significa que, além das dores provocadas pela própria condição, uma dor lombar ou uma dor nos ombros, por exemplo — problema comum que pode atingir qualquer um — pode ser ainda mais intensa em quem tem fibromialgia. Outra característica da doença é a sensibilidade ao toque.
O Médico Reumatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com Fibromialgia. Abaixo, o Dr. Silvio Almeida de Lima (CRM 27418 / RQE 17882), Médico Reumatologista do Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis, fala do diagnóstico e tratamento da Síndrome da Fibromialgia.
Como seria o corpo de uma pessoa com fibromialgia?
A fibromialgia causa dores intensas por todo o corpo, além de fadiga, distúrbios do sono e episódios depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é a prática de exercícios físicos regulares.
A fibromialgia apresenta diversos sintomas, que variam de pessoa para pessoa. Um desses sintomas pode estar relacionado aos sintomas dérmicos e cutâneos. Como sensação de que existe algo a andar na pele, coceiras, erupções cutâneas e por vezes inchaços nas palmas das mãos e solas dos pés.
Quais são as complicações da doença? A fibromialgia pode matar? Não, mas a fadiga, a dor e a má qualidade do sono relacionadas à fibromialgia podem interferir na capacidade do paciente desempenhar funções em casa ou no trabalho. Por isso, a fibromialgia é considerada doença grave.
De acordo com o texto, será legalmente constituído o direito de as pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica receberem atendimento integral pelo SUS (incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia) e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas, entre elas ...
Qual é o melhor relaxante muscular para fibromialgia?
O relaxante muscular ciclobenzaprina (Miosan) costuma ser usado no início do tratamento da fibromialgia para relaxar músculos tensos e promover um sono de qualidade. Este tipo de medicação também pode ter sucesso na redução da ATM e de outras dores associadas à fibromialgia.
A pessoa com fibromialgia passa o dia todo sentindo falta de energia, com a sensação de corpo pesado e dificuldade para se concentrar. Por isso, é comum que a síndrome seja associada à fadiga crônica.
Qual exame detecta fibromialgia? Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.
As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.
Como é o laudo da fibromialgia? O laudo médico da fibromialgia é baseado em uma avaliação clínica que inclui a presença de dor generalizada e outros sintomas associados à condição. O médico pode realizar testes para excluir outras condições que possam causar sintomas semelhantes.
Quais são os piores alimentos para quem tem fibromialgia?
Evite alimentos açucarados e ultraprocessados: opte por refeições caseiras e minimize o consumo de produtos industrializados, que podem agravar os sintomas da fibromialgia.
Qual é a causa da fibromialgia? Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. O que sabemos é que a pessoa que tem FM possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso.
Embora ainda não se tenha descoberto a causa exata da fibromialgia, sabe-se que os fatores emocionais, como o estresse, a ansiedade e a depressão, podem ser importantes no desenvolvimento e na intensificação dos sintomas da doença.