O rubi tem dureza 9 na escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza. As variedades de corindo não vermelhas são conhecidas como safiras.
O coríndon é um mineral de óxido de alumínio conhecido pela sua dureza (9, mineral índice da escala Mohs) e pelo seu brilho intenso. Devido a essas características, é muito utilizado como gema em suas diferentes variedades. As principais são a safira (azul) e o rubi (vermelho).
Pela Escala de Mohs, qualquer mineral risca o anterior e é riscado pelo próximo. O talco é o mineral de menor dureza da escala. Por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais. Já o diamante é o mais duro.
O rubi é uma das variedades do mineral corundum, que é composto principalmente de óxido de alumínio. A cor distintiva do rubi é devido à presença de cromo no corundum, que confere à pedra a sua tonalidade vermelha característica. Quanto mais intensa e vibrante for a cor vermelha, mais valioso e cobiçado é o rubi.
RUBI É UMA PEDRA PRECIOSA DE MUITO VALOR. OLHA SÓ ESSA QUE EU LAPIDEI
Qual pedra imita o Rubi?
Pode ser confundido com várias gemas, como espinélio, almandina, jacinto, piropo, topázio e rubelita. O Rubi é uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, levemente púrpuras.
Um rubi é uma pedra preciosa rosa a vermelho-sangue, uma variedade de corindo mineral (óxido de alumínio). Outras variedades de corindo com qualidade de gema são chamadas safiras.
Procure por uma tonalidade consistente e uniforme por toda a gema. As falsas têm mais chances de conter manchas e pontos impuros. Dito isso, os rubis às vezes também têm imperfeições. Use o "vermelho semáforo" como guia, mas não espere encontrar um rubi verdadeiro que seja mesmo tão brilhante.
Sua dureza é superada pelos também compostos (sintéticos) de carbono, grafeno e carbono acetilênico linear (conhecido também como carbino). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante, funcionando como um importante material abrasivo.
Quais são as pedras preciosas mais duras? Entre as pedras preciosas mais duras encontramos turmalinas, berilos, espinélio, topázio, corindo, moissanite e diamante. Neste grupo, a dureza relativa mínima é 7 e a máxima é 10.
Embora alguns rubis possam parecer semelhantes, os seus preços diferem devido à sua origem. Os rubis mais caros vêm de Myanmar (também conhecido como Birmânia), onde os rubis são extraídos há milhares de anos. A segunda origem mais fina é considerada Moçambique e Tailândia, seguida de perto pela Tanzânia e Madagáscar.
É também conhecido como «pedra do amor», devido à sua deslumbrante cor vermelha, que o torna uma das pedras preciosas mais populares na joalharia, sendo usada para criar incríveis anéis, brincos, colares ou pulseiras. Conhece o significado da pedra rubi?
Cor: Rubi é uma safira de cor vermelha e compartilha propriedades semelhantes com Safira. Os Rubis de qualidade excepcionalmente alta têm excelente saturação de cor, não são muito escuros nem muito claros.
No mundo, os países que mais produzem o rubi são Mianmar, Tailândia e Vietnã. No Brasil, a gema pode ser encontrada na Bahia (BA) e no Espírito Santo (ES).
O Rubi pode ser encontrado em diversos lugares do mundo mas a sua incidência é rara. Por este motivo, pedras naturais podem atingir valores bem altos, sendo normalmente utilizadas para a confecção de Joias. O Rubi também pode ser produzido em laboratório.
O rubi é uma das pedras coloridas mais valorizadas e desejadas do mundo, é uma variedade vermelha do mineral corindon, um óxido de alumínio (Al2O3) e tem dureza na escala Mohs de 9,0.