Energia solar Trata-se, portanto, de uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias.
Chamada de Amaterasu, a partícula tem energia superior a 240 exa-elétron-volts (EeV), valor milhões de vezes maior do que o acelerador mais poderoso já construído.
A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW.
Também conhecida como energia hidráulica, ela é obtida pela força das águas. A pressão da água aciona turbinas que, por sua vez, transformam a energia cinética, aquela do movimento, em elétrica. Por não poluir nem gastar água, que volta ao rio, a hídrica é uma fonte de energia renovável bastante eficiente.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS | QUER QUE DESENHE?
Qual o tipo de energia mais potente?
Energia solar
Trata-se, portanto, de uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias.
A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.
O futuro da energia pede fontes renováveis. Com elas, será possível suprir a demanda energética da população mundial, sem impactar negativamente o meio ambiente. As fontes solar, eólica e da biomassa (cana-de-açúcar) são as principais apostas para o futuro da energia elétrica.
A energia solar e a energia eólica são consideradas as fontes de energia mais baratas do mundo, segundo a Lazard, pois são provenientes de fontes gratuitas e inesgotáveis, além de terem seus custos diminuindo cada vez mais com o avanço da tecnologia.
Energias renováveis são aquelas que usam recursos de natureza infinita. Já as energias não renováveis usam fontes que não se renovam e, portanto, podem acabar caso sejam usadas em excesso. Dentre as principais energias renováveis podemos citar a energia eólica, a energia hídrica e a energia solar.
Ao acordar todas as manhãs, podemos ver e sentir a maior fonte de energia para o planeta Terra: o sol! O sol faz a água do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva.
Vem de quase tudo aquilo que você come, principalmente dos alimentos que geram glicose durante a digestão. Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.
“As explosões de raios gama são as explosões mais poderosas conhecidas no universo e normalmente liberam mais energia em apenas alguns segundos do que o nosso Sol durante toda a sua vida - elas podem brilhar em quase todo o universo visível”, explicou David Berge, chefe de astronomia de raios gama do DESY, instituto de ...
A energia nuclear, apesar do elevado desenvolvimento tecnológico e do aprimoramento da segurança energética, possui um elevado risco de acontecimento de acidentes nucleares. No geral, esse tipo de energia é produzido por materiais atômicos e radioativos diversos, que são muito nocivos ao meio natural e à saúde humana.
Carvão. O primeiro exemplo de energia suja é o carvão, que consegue ser uma das fontes de energia mais sujas e poluentes. Sua queima libera de dióxido de carbono (CO₂) em grandes quantidades, além de liberar óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de enxofre (SO₂) e material particulado.
De fato, a energia proveniente de fontes renováveis é considerada como a “energia do futuro” que vai permitir que as gerações futuras utilizem os recursos e essas fontes energéticas não deixem resíduos que impactam negativamente o meio ambiente quando são utilizadas, como acontece com a queima de carvão, por exemplo, ...
O hidrogênio verde é uma nova fonte de energia renovável que tem chamado a atenção de governos, indústrias e investidores. Ele é produzido a partir de eletricidade renovável, como a solar e a eólica, e pode ser usado como uma fonte limpa de energia em diversos setores.
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.
Conforme dados da Agência Nacional de Enrgia Elétrica (Aneel), ao final de 2023, a Equatorial Pará é a distribuidora com a tarifa de energia residencial mais cara do país: R$ 0,962/kWh. Com esse mesmo valor, o Pará também lidera o ranking entre os estados.
A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica).
De acordo com a teoria atômica de Rutherford-Bohr, a eletrosfera é formada por níveis ou camadas, as quais aumentam em energia conforme se afastam do núcleo do átomo. Assim, a camada de valência é o nível eletrônico de maior energia.