São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. O período de safra é de fevereiro a agosto.
Margarida: de junho a novembro; Quintal: de março a julho. Se o fruto do abacateiro for colhido antes da época correta, há o grande risco de afetar o tamanho, ter o sabor alterado, ficando amargo e a textura tende a ser mais firme e desagradável ao paladar do consumidor.
Seu período de safra vai de fevereiro a agosto. O fruto possui um formato piriforme, com uma casca de coloração verde-escura ou avermelhada, dependendo da espécie. Aliás, existem mais de 500 variedades de abacates, provenientes de três origens diferentes: guatemalteca, antilhana e mexicana.
Desenvolvido no Brasil pelo produtor agrícola Pio Breda em meados do século 20, o abacate Breda é caracterizado pela sua polpa amarelada e sabor adocicado, sendo geralmente consumido in natura. A fruta tem casca verde-escura e polpa cremosa e pesa entre 400 gramas e 600 gramas. A safra vai de julho a setembro.
Quanto tempo um pé de abacate leva para produzir frutos? Qual o período do plantio até a colheita?
Quantas vezes o abacate dá por ano?
Produz em todo o Brasil! Curiosidades: Diferente do abacate tradicional, o abacate sem caroço produz várias vezes por ano, sempre tem fruta no pé, porém sua frutificação mais abundante acontece no verão.
A melhor época para fazer plantio de abacates é na primavera. Isso dá à árvore muito tempo para estabelecer raízes antes do início do clima de inverno. Além disso, as árvores imaturas não absorvem bem a água, por isso são vulneráveis aos danos do sol se plantadas no verão.
Conhecido pelo seu tamanho menor e por ficar com a casca escura quando está maduro. Sua polpa tem cor esverdeada e sua consistência amanteigada. Ideal para o preparo de guacamole. De fevereiro a setembro são os meses da safra brasileira de Avocado.
As primeiras safras começam dois anos e meio após o plantio, mas os lucros são mais elevados a partir do quarto ano. Em Minas Gerais, variedades precoces são colhidas de março a junho e as tardias, do final de julho a novembro. Em São Paulo, a colheita ocorre com 30 dias de antecedência às atividades mineiras.
A colheita foi escalonada, entre 7 a 9 meses depois da floração. A aplicação dos reguladores vegetais reduziu o número de frutos por planta, o que pode ser associado à alternância de produção, característica dessa cultivar, cujas plantas podem ficar 1 ano sem produzir um único fruto (DONIZZOTTON et al., 2011).
Ainda assim, outras variedades são cultivadas do País, sendo as principais: avocado (Hass), breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde e quintal, o que permite que o País produza a fruta o ano todo, com a entressafra de uma variedade sendo complementada pelo início de outra.
De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes. Se você quer um suco ou um smoothie, é melhor escolher o abacate Quintal.
Para o plantio de mudas de abacate no campo, a indicação do pesquisador da Embrapa é esperar o início da estação chuvosa. No Brasil Central, seria entre outubro e novembro, perto do verão, quando a temperatura, de forma geral, fic amais elevada e a oferta de água, mais abundante.
O recomendado é que o abacateiro apresente um formato cônico, para que seja criado espaços onde a luz solar consiga chegar até os ramos mais inferiores da planta, contribuindo assim para que o crescimento e desenvolvimento do fruto sejam plenos e, consequentemente, ocorra um aumento da produção.
Em cada árvore, as flores abrem primeiro como femininas (com estigma receptivo e anteras fechadas), depois fecham e, numa segunda abertura, abrem apenas como masculinas (com anteras abertas e estigma não receptivo).
A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
O nitrogênio é o nutriente requerido em maior quantidade pelo abacateiro, seguido pelo potássio. Sendo armazenado na matéria orgânica, muito sujeita a oxidação nos solos tropicais e subtropicais, o nitrogênio deve ser reposto com adubações, independentemente da fertilidade original do solo.
A árvore precisa de paciência e no início resulta de três a quatro caixas por pé ou 4 mil kg por hectare. Porém, a longo prazo, a produção aumenta consideravelmente e traz um lucro maior. Um pomar entre oito a 10 anos pode gerar de 200 a 600 kg por planta/ano de acordo com a variedade escolhida.