O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.
No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.
Na verdade a estrela Dalva é o Planeta Venus, que tem esse brilho por refletir a luz o Sol, abaixo do horizonte. No céu noturno, só a Lua é mais brilhante que ela. A gente pode ver ela ao amanhecer e ao entardecer.
O Apóstolo faz desse contraste de luz e trevas uma aplicação muito pessoal: “até que desponte a estrela Dalva em nossos corações”. Isto quer dizer que em cada um de nós se reproduz a história da Igreja e da humanidade.
Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.
PLANETA VÊNUS | Planeta mais quente | Estrela D'Alva | vídeo aula planeta Vênus | Vênus
Qual a estrela D'Alva?
Já ouviu falar na "Estrela Dalva"? Embora as pessoas chamem este astro brilhante de "estrela", ele é na realidade o planeta Vênus! Dependendo da época, ele aparece logo após o pôr-do-sol ou pouco antes de ele nascer, ou seja, sempre na alvorada do dia, ou alva, o que levou ao nome de "estrela da alva".
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós. 🌟🌟 Seu nome é grego e significa “ardente”.
A Estrela de Belém é um dos símbolos da celebração cristã do Natal. Segundo a Bíblia, a estrela apareceu aos Reis Magos e os guiou ao encontro de Jesus recém-nascido. É tida como um milagre relacionado ao nascimento de Jesus. A Bíblia a menciona no capítulo 2 do Livro de Mateus.
Na Bíblia satânica de Anton LaVey, Lúcifer é um dos quatro príncipes herdeiros do inferno, particularmente o do Oriente, o "senhor do ar", e é chamado de portador da luz, estrela da manhã, intelectualismo e iluminação.
Este termo, com alvura e alva, é que, por sua vez, deriva de alvo, «branco». De referir ainda que alva, alvor, alvorada e alvorecer incluem na sua significação a noção de «manhã», desenvolvida, ao que parece, a partir da noção de «claridade, brancura», contida em alvo.
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte.
Qual é o planeta que também é chamado estrela D'Alva?
Vênus é chamada de estrela d'alva (quando aparece pouco antes do amanhecer) ou vesper (quando surge no início da noite). Seu brilho intenso nunca passou despercebido para a humanidade e recebeu seu nome em referência à deusa romana do amor.
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste.
A. sf. [Pl.: estrelas-dalva.] s. f. || o planeta Vênus, quando aparece do lado do nascente, pouco antes de amanhecer, também chamado estrela da manhã e estrela matutina.
Sol. Nosso astro-rei é a estrela que está mais perto da Terra. Ele fica a 150 milhões de quilômetros do planeta. Recentemente, a ciência aproximou-se do Sol de forma antes inimaginável, quase chegando a tocá-lo com a sonda polar Parker, da Nasa.
A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã.
Estrela de Davi ou Estrela de David (✡︎) (em hebraico: מגן דוד, transl. Magen David), conhecida também como escudo de Davi (David) é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo (✡︎), utilizado pelo judaísmo .
Apocalipse 22:16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Eu, Jesus, enviei meu anjo a fim de lhes dar esta mensagem para as igrejas. Eu sou a origem de Davi e o herdeiro de seu trono. Sou a brilhante estrela da manhã.”
Não existe tal estrela. Nenhuma estrela acompanha a Lua, nem poderia. Às vezes, Vênus, Júpiter, Mercúrio, Marte ou mesmo Saturno podem parecer acompanhar uma Lua (definhando ao entardecer ou uma Lua crescente ao amanhecer), mas não são estrelas, mas planetas , são estrelas. E nem sempre a acompanham também.
Elas localizam-se na cintura do caçador Orion, brilhantes e alinhadas quase que retilineamente. São denominadas de Mintaka, Alnilam e Alnitak, oriundos do árabe, que significam “cinto”, “pedra preciosa” e “corda”.
A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo. Devido ao seu brilho, Sirius já era bem conhecida pelos povos antigos — tanto que seu nome significa "brilhante", em grego.