Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.
São elas Sirius, Arcturus, Vega, Capella, Rigel, Procyon, Betelgeuse, Altlair, Aldebaran, Spica, Pollux e Deneb, respectivamente, em ordem decrescente de magnitude aparente (intensidade de brilho vista da Terra).
Deneb. Deneb é uma estrela tão brilhante que ela brilha até 200 mil vezes mais que o Sol. Ao contrário do que acontece com Vega, Sirius, Alpha Centauri e outras estrelas que parecem brilhantes porque estão próximas, Deneb está bastante distante de nós.
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste.
Na foto da conjunção, é possível observarmos ao lado direito da Lua duas estrelas, chamadas de Póllux e Cástor, ambas da constelação de Gêmeos. Estas são, de fato, estrelas! Elas têm luz própria e ficam extremamente mais distantes do que a Lua e o planeta Vênus.
O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.
As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão.
Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta.
Lua e planetas (18:00 – 20:00). A Lua estará próxima dos planetas Mercúrio, Marte e Vênus, perto do horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol. Os quatro só permanecem visíveis até às 18:30, quando Mercúrio e Lua desaparecem no horizonte.
Utilizando o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrônomos identificaram o quasar mais brilhante já observado, que é trilhões de vezes mais luminoso que o Sol. Quasares são núcleos luminosos de galáxias distantes, que são alimentados por buracos negros supermassivos.
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
Por que Sirius é tão brilhante? Sirius é tão brilhante porque é cerca de 25 vezes mais luminosa que o nosso Sol e está a apenas 8,6 anos-luz da Terra. Além disso, ela está vindo em nossa direção e sua luminosidade vai aumentar nos próximos milênios!
Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste.
O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.
Júpiter estará visível desde o início da noite anterior (por volta das 18h50) até pouco antes das 5h, percorrendo o céu de leste a oeste. A olho nu, o planeta parece uma grande estrela de brilho fixo amarelo.
O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.
Qual é o nome da primeira estrela que aparece no céu?
Qual é o nome da primeira estrela que aparece no céu? Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste.
Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite. Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno.
O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.
Mercúrio é o planeta mais próximo não apenas da Terra, mas também de todos os outros planetas do sistema solar. Em média, Mercúrio está mais próximo da Terra do que Vênus porque orbita o Sol mais próximo.