Segundo promotores da Gaeco, a organização criminosa abastecia traficantes da Vila do Pinheiro, que integram a facção Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, na zona norte do Rio.
A área entre duas de suas comunidades - Nova Holanda, é controlada pela facção Comando Vermelho, e a Baixa do Sapateiro - é o local de enfrentamento mais feroz e foi apelidada pelos moradores de Faixa de Gaza ou fronteira.
As favelas que formam todo o conjunto são: Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Parque Maré, Nova Maré, Nova Holanda, Rubens Vaz, Parque União, Conjunto Esperança, Conjunto Pinheiros, Vila do Pinheiro, Mandacaru, Vila do João, 'Salsa e Merengue', Marcílio Dias, Roquete Pinto, Praia de Ramos, Bento Ribeiro Dantas.
Parte das lideranças do TCP fundaram o Complexo de Israel, um conjunto de favelas formada pelas comunidades de Parada de Lucas, Cidade Alta, Vigário Geral, Pica-Pau e Cinco Bocas.
Exclusivo: vídeos mostram criminosos andando armados no Complexo da Maré, no Rio
Quem é Th da Maré?
TH é um dos denunciados pela morte do cabo Michel Augusto Mikami, do Exército, em 2014. Ele tinha 21 anos e era de Vinhedo, no interior de São Paulo. O jovem, que foi morto com um tiro na cabeça, fazia parte da Força de Pacificação que estava no Rio.
Atualmente, os líderes da facção são Thiago da Silva Folly, conhecido como “TH”, chefe do tráfico de drogas no Complexo da Maré; Álvaro Malaquias Santa Rosa, ou “Peixão”, que gerencia as atividades no Complexo de Israel; além de outros integrantes como Bruno da Silva Loureiro, o “Coronel”, que atua na zona oeste do Rio ...
Apontado pela polícia como o segundo em liberdade na hierarquia do tráfico de drogas de parte do Complexo da Maré, referente a região dominada pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), TH é um dos bandidos mais procurados do Rio.
Foi desse modo que se formaram as primeiras favelas da Maré: Timbau (1940), Baixa do Sapateiro (1947), Conjunto Marcílio Dias (1948), Parque Maré (1953), Parque Rubens Vaz (1954); Parque Roquete Pinto (1955), Parque União (1961), Praia de Ramos (1962) e Nova Holanda (1962), essa única construída pelo governo do estado ...
Quem é considerada a primeira moradora do Complexo da Maré?
Foi a partir da década de 30 que surgiram os primeiros moradores do que hoje se chama “Complexo da Maré” devido a vários fatores. A primeira comunidade a surgir foi no Morro do Timbau e sua 'primeira moradora lendária se chamou Orosina.
O domínio das facções acontece desde a década de 1990. Ainda de acordo com o relatório, muitos grupos são dirigidos por pessoas provenientes das forças de segurança, o que facilitou a dominação do território da Maré por criminosos fortemente armados e organizados.
Entre as atividades criminosas praticadas por Thiago da Silva Folly, o TH, Michael de Souza Malveria, o Mangolê ou Bill, Luiz Carlos de Lomba, o Chocolate, e Cria, estão também a organização de bailes funks, onde eles conseguem atrair bastante público e aumentar seus lucros ilegais com a venda de droga, bebidas e até ...
Antes de ser preso, em 2005, a quadrilha de Sassá dominava o tráfico de drogas nas favelas Vila do Pinheiro, Vila do João, Salsa e Merengue e Conjunto Esperança, na Maré.
As bases mais importantes do CV atualmente estão nos complexos do Alemão, Chapadão e Salgueiro, além das favelas da Chatuba, Antares e Rocinha. Com a chegada das UPPs, expandiu e cresceu para o sul fluminense, sobretudo na região de Angra dos Reis e Paraty, além de outros estados, como Ceará, Mato Grosso e Pará.
Rio - Lucas Henrique, professor de capoeira nascido e criado no Conjunto de Favelas da Maré e coordenador da ONG internacional 'Luta Pela Paz', está cotado para integrar o elenco do 'Big Brother Brasil 24'.
Histórico. Cesar Reis Barros, o Tipo Assim ou Colombiano, é ligado a facção Terceiro Comando Puro, e faz parte do tráfico de drogas que age no Complexo da Maré, cujo o comando está sob as ordens do traficante Thiago da Silva Foly, o TH da Maré.
Segundo a investigação, TH da Maré é o chefe da parte operacional da organização criminosa, concentrando ainda o recolhimento de taxas impostas a mototaxistas que trabalham nas comunidades.
Operações e remoções impactam a vida dos moradores e geram múltiplas de violações. Em 2024, a Maré já viveu 37 operações policiais. Em agosto foram 13 dias consecutivos de operações.
O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Department of Defense Advanced Research Projects Agency, como um recurso para um projeto experimental chamado de ARPANET (Advanced Research Project Agency Network) para preencher a necessidade de comunicação entre um grande número de sistemas de computadores e várias ...
O Complexo da Maré é fatiado por três facções criminosas: Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e milícia. Na segunda-feira (9), a operação foi nas áreas do CV; nesta terça, no TCP. É nessa parte da Maré que fica o clube tomado da população que traficantes transformaram em centro de treinamento.
A Polícia Militar de São Paulo e o Ministério Público do Estado prenderam na quarta-feira, 11, o líder do PCC Ivan Garcia Arruda, o 'Degola', integrante da ala 'Restrita Tática', que planejava a fuga do chefão da facção Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, da penitenciária federal em Brasília.