Conhecido como “Vidigal” ou “Serrinha”, o criminoso integra o Comando Vermelho (CV). O traficante foi localizado pelos investigadores no Parque das Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Ex-chefão do tráfico na Rocinha, Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, da facção Amigo dos Amigos (ADA), já não tem mais poder na favela, segundo revelam fontes.
Vaidoso ao ponto de receber o apelido de Johny Bravo, personagem de desenho animado de físico avantajado que usa roupas apertadas, John Wallace assumiu o poder na Rocinha, em 2017, após a prisão de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157.
Posteriormente a Rocinha passou a ser controlada pelo Comando Vermelho, depois de Rogério 157 ter pulado para aquela facção. Em 2017 chegou a ser esboçada uma união com o TCP, que geraria uma nova facção chamada TCA — Terceiro Comando dos Amigos — mas esta proposta foi abortada no final de 2017.
Operação policial na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, termina em tiroteio
Quem é o verdadeiro chefe do CV?
Conhecido como um dos líderes mais sanguinários da facção criminosa Comando Vermelho (CV), o traficante Douglas Alves Machado (foto em destaque), de apelido “Cara de Cavalo”, costumava executar com requintes de crueldade qualquer um que cruzasse o caminho dele.
Desde 2015, as UPPs são divididas em três cores, de acordo com o grau de periculosidade da comunidade: verde, amarela e vermelha. As mais perigosas, classificadas como vermelhas, foram a Rocinha, o Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São João e Camarista Méier.
Qual é o nome do maior traficante do Rio de Janeiro?
Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, escolhido para substituir Abelha, é procurado pela polícia há mais de uma década e já foi apontado como o criminoso mais procurado do Rio. Tem ao menos 14 mandados de prisão pendentes por crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo e formação de quadrilha.
Entre os detentos mais famosos já levados a unidades do tipo estão Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho.
Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP é líder do Comando Vermelho em Minas Gerais. O homem foi transferido nesta quarta-feira (22) para Minas Gerais.
Dividida em duas facções criminosa: Amigos dos Amigos (ADA) e Comando Vermelho, a Favela do Vidigal vive uma guerra interna entre os traficantes rivais.
O jogador David Beckham, a cantora Madonna e o ator francês Vincent Cassel compraram suas casas milionárias no Vidigal. Vik Muniz, artista plástico reconhecido em todo o mundo, além de possuir uma casa no Vidigal, montou o seu ateliê por lá. Não é por acaso que os artistas do mundo todo se encantam pela comunidade.
A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.
Confira anotações na íntegra abaixo. O segundo artigo elenca os "cinco pilares" da facção: liberdade, respeito, luta, justiça e união. Já outra anotação registra os "Dez mandamentos do Comando Vermelho". Entre as orientações estão "Eliminar inimigos" e "Falar a verdade mesmo que custe a própria vida".