As crianças e os idosos são os grupos etários com menor percentual de pessoas que utilizaram a Internet em 2022. O grupo etário de 10 a 13 anos registrou 84,9%, e esse percentual cresce sucessivamente até alcançar o pico de mais de 96% de usuários nos grupos de 20 a 24 anos e de 25 a 29 anos.
A pesquisa mostra que o acesso à internet cresceu em todas as faixas etárias acima dos 10 anos de idade – inclusive entre os idosos (acima de 60 anos de idade).
As crianças e adolescentes das classes D e E também são a maioria entre os que já acessaram a internet, mas não o fizeram recentemente: 545 mil dessas crianças e adolescentes das classes mais baixas disseram não ter acessado a internet nos últimos três meses, um total de 867 mil.
Mas a maior fatia de pessoas com celular ainda é observada entre adultos jovens, de 25 a 29 anos. Nesta faixa etária, a taxa ficou em 94,8%. Entre os brasileiros de 30 a 39 anos, 94,9% têm celular.
SERÁ QUE MENOR DE IDADE PODE SER FREELANCER? (Pesquisei Sobre O Tema)
Pode ter celular com 13 anos?
Qual é a idade ideal para que os filhos tenham um celular? Os dois pediatras ouvidos consideram que as crianças só devem ter um celular a partir dos 10 anos. A psicóloga, por sua vez, aponta os 13 como a idade próxima do ideal.
Quanto tempo uma criança de 12 anos pode ficar no celular?
entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, sempre com supervisão de adultos; entre 6 e 10 anos: no máximo de 1 a 2 horas por dia, sempre com supervisão de responsáveis; entre 11 e 18 anos: limitar o tempo de telas (o que inclui os videogames) a 2-3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.
Mais de 3 milhões de alunos não tiveram acesso à internet durante a pandemia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2021, 7,28 milhões de famílias ainda permaneciam sem conexão de internet em casa. Isso representa cerca de 28 milhões de brasileiros acima dos 10 anos de Idade.
Quem usa mais o celular o jovem ou o adulto? Crianças e adolescentes brasileiros são os que mais usam aparelhos eletrônicos no mundo, revela pesquisa da McAfee. Estudo da McAfee revela que os jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo.
A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).
Qual é a faixa etária que mais compra na internet?
Qual a faixa etária que mais compra? Ao entrar em um site online, os adultos de 36 a 50 anos são os que mais realizam compras, representando 34,9%. Logo em seguida, a faixa etária de 26 a 35 anos somam 32,1% dos consumidores.
Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.
Qual é a faixa etária que mais utiliza a internet?
Destaques. A proporção de pessoas com 10 anos ou mais de idade que utilizaram a Internet no país passou de 84,7% em 2021 para 87,2% em 2022. O percentual de idosos (60 anos ou mais) que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022.
Onde estão as pessoas que têm menos acesso à internet?
No Brasil, 36 milhões de pessoas não têm acesso à internet, o dado é da pesquisa TIC Domicílios de 2022. A região Sudeste possui o maior número de pessoas sem internet, com 42%, já a região Nordeste aparece em segundo lugar com 28% dos casos.
Quantas pessoas não sabem usar a internet no Brasil?
O levantamento estima que cerca de 156 milhões de brasileiros declaram fazer uso cotidiano da internet. Porém, o número total é maior. Cerca de 8 milhões estão conectados sem saber: não se dizem usuários, mas admitem fazer uso de aplicativos que só funcionam com internet.
Em 2022, uma análise do uso de smartphones por 33.831 pessoas de 15 a 35 anos em 24 países revelou que estamos no quarto lugar no ranking de uso problemático de smartphones – atrás de China (1º), Arábia Saudita (2º) e Malásia (3º).
Outro dado curioso é o fato de que os japoneses são a população que menos usa o celular diariamente, entre os países considerados na pesquisa. Apenas 21,70% do tempo acordado é usado com os smartphones, com cerca de três horas e 45 minutos por dia.
Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.
Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.
Antes de qualquer coisa, é bom deixar claro que, por lei, nenhuma criança ou adolescente pode ser deixado sozinho em casa antes dos 16 anos: o responsável pode incorrer no crime de abandono de incapaz.
Tem idade certa para ter celular? A resposta é não, não há idade predefinida por especialistas. O aconselhável é que crianças mais novas sejam orientadas e supervisionadas pelos pais enquanto consomem conteúdo via internet no telefone.
De nada adianta castigar ou tirar o celular da criança ou do adolescente de forma brusca e definitiva", aponta Eisenstein. "E, claro, esse ato de se desconectar da internet precisa envolver todos os integrantes da família, não apenas os jovens", destaca a pediatra.