Diferentemente de outras vespas e das abelhas, os marimbondos têm mais de uma rainha e as operárias exercem controle sobre a produção de ovos dessas fêmeas férteis (leia mais em: agencia.fapesp.br/35495/).
A rainha começa a construção de um novo ninho e ela mesma se encarrega de nutrir as primeiras larvas. Pouco tempo depois as operárias (nascidas da primeira ninhada) assumem o papel de cuidar das larvas e a rainha passa a apenas depositar os ovos.
Várias fêmeas tornaram-se férteis. Mas, em contrapartida, surgiu uma outra casta que passou a punir com violência as rainhas que produziam menos ovos, cortando suas asas e expulsando-as da colônia. Paralelamente, o ninho ganhou uma proteção externa contra os maiores inimigos desses insetos alados: as formigas.
Após 3 dias da fecundação, a rainha deposita o ovo no alvéolo das flores. Depois de 3 dias, a larva é libertada. Nessa fase, ela passa por 5 estágios de crescimento. Após 6 dias a larva se transforma em pupa e depois se liberta do casulo adulta.
3 CURIOSIDADES SOBRE O MARIMBONDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!
Como se forma um ninho de marimbondo?
NINHOS E CASULOS
Quando se trata de marimbondos, formigas e vespas, são construídos ninhos, na maioria das vezes com barro, fibras de troncos ou galhos de madeira morta.
Mas a preocupação não precisa ser tão grande, já que o ataque aos humanos só acontece se o inseto se sentir ameaçado. A presa favorita dessa espécie são as aranhas, mais precisamente as tarântulas. Os apelidos marimbondo-caçador, caçador-de-aranha, come-aranha e caça-aranha já mostram a preferência dessa vespa.
Segundo o professor, os marimbondos são parentes evolutivos das abelhas por serem originários das vespas. Ele explicou também sobre a importância do marimbondo na agricultura, pois ele é predador de insetos que atacam as lavouras.
Esta espécie consegue voar por cerca de 100 quilômetros por dia e alcançar até 45 km/h. Muitas das vítimas são alvos de dezenas de ferroadas. Os médicos chineses alegam que 10 picadas deste tipo de marimbondo são suficientes para que uma pessoa tenha que buscar ajuda médica.
Os marimbondos são atraídos por carne, peixes, sucos de frutas e xarope de gengibre. Outro método é borrifar o ninho com um inseticida doméstico dissolvido em óleo vegetal. Neste caso, tomam-se algumas precauções: - Faça o trabalho à noite, quando as vespas estão recolhidas ao casulo.
Atacam ninhos de marimbondos e vespas. Nessas ocasiões, é notável como esses insetos voam próximos ao pica-pau, sem atacá-los com seus ferrões. Procuram, avidamente, as larvas nas casas de marimbondo, destruindo-as por completo.
A Camoatim é uma das raras espécies de vespas que produzem e armazenam mel como as abelhas, mas em pouca quantidade. O mel é comestível, apesar de ser difícil de comer, porque o favo é de papel.
O corpo do marimbondo é composto por abdome (maioria), quatro asas membranosas (as asas anteriores são maiores que as posteriores), antenas menores que o corpo capazes de sentir odores, aparelho bucal forte, e dois olhos compostos e três olhos simples.
Diferentemente de outras vespas e das abelhas, os marimbondos têm mais de uma rainha e as operárias exercem controle sobre a produção de ovos dessas fêmeas férteis (leia mais em: agencia.fapesp.br/35495/).
O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt. Também conhecido como cavalo-do-cão ou marimbondo caçador, essa espécie é um tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis.
A vespa não ataca o homem, o que é popularmente conhecido como ataque, é na verdade um comportamento defensivo do animal. O aparelho ferrão das vespas foi evolutivamente aplicado para a defesa do animal, pois juntamente ao ovipositor modificado (popularmente mencionado como ferrão) apresenta-se uma glândula de peçonha.
Em virtude dessa função, as vespas não são consideradas pragas urbanas. Inclusive, por serem animais silvestres, elas são protegidas por lei. Ou seja: remover cachopa de marimbondo por conta própria é crime ambiental. Portanto, a melhor maneira de manter esses insetos longe é tomando atitudes preventivas.
As casas são semelhantes às das abelhas. Elas são divididas em favos (células hexagonais), que servem como depósito de uma substância feita a partir de larvas de pequenos insetos. Esse mel tem aparência escura e é produzido para consumo interno dos marimbondos.
Quando perguntadas sobre quais palavras podiam associar com as abelhas, as respostas mais frequentes foram "mel", "flor" e "polinização". No caso dos marimbondos foi "ferrão", "irritante" e "perigoso". Mas marimbondos também são responsáveis pelo transporte do grão de pólen das flores e por matar pragas.