Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas. Ouça o texto abaixo! Na Geometria, as retas são definidas apenas como conjuntos de pontos. Sabemos, além disso, que as retas são linhas que não fazem curvas e que são ilimitadas e infinitas.
Retas são figuras geométricas primitivas que não possuem definição. São formadas por pontos e são infinitas em qualquer direção. Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
A equação geral de uma reta é igual a ax + by + c = 0, em que a, b e c são coeficientes reais e a e b são diferentes de zero. Para encontrar a equação geral de uma reta, é necessário conhecer pelo menos dois pontos dessa equação.
Uma reta pode ser construída em três posições: horizontal, vertical ou inclinada. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Retas concorrentes possuem um ponto em comum, pois elas se cruzam.
Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
A palavra traço significa interseção. Assim a interseção de dois planos será um traço representado por uma reta que no caso da Geometria Descritiva terá cota ou afastamento nulo.
Retas são conjuntos de pontos que formam uma figura com formato de linha que não faz curva. Planos são conjuntos de retas que formam uma superfície plana e que também não possuem distorção alguma.
A linha é o elemento visual mais básico. Linhas podem ser usadas para definir formas e figuras, mas também indicam movimento, emoção e outros elementos.
Uma linha reta ou, simplesmente, uma reta é uma linha que, à semelhança de outros elementos geométricos como, por exemplo, o ponto, não tem uma definição matemática rigorosa. Em termos simples poderá dizer-se que se trata de uma linha sem curvatura ou sinuosidade, sem espessura e de comprimento infinito.
Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.
Qualquer ponto cujas coordenadas formam uma solução para equação da reta podemos dizer que este ponto pertence à reta. Para saber se um ponto pertence à uma reta basta verificar se suas coordenadas formam uma solução para a sua equação. Exemplo: A equação y = − 3 x + 1 é uma reta com coeficiente angular igual a -3.
As retas podem ocupar três posições: horizontal, vertical e inclinada. A linha do horizonte está na posição horizontal. Toda reta que está em uma posição semelhante a da linha do horizonte, dizemos que é uma reta horizontal.
Considerando dois pontos em uma reta, podemos escrever uma equação para essa reta, calculando o coeficiente angular entre esses pontos e, em seguida, calculando a interceptação em y na equação reduzida da reta y=mx+b.
As retas numéricas são uma relação biunívoca entre os números reais e os pontos da reta. Isso significa que cada ponto da reta é representado apenas por um número real e que cada número real representa apenas um número da reta.
A equação reduzida da reta é a equação y = mx + n, em que m e n são, respectivamente, os coeficientes angular e linear, e x e y são, respectivamente, a variável independente e dependente. Por meio do valor do coeficiente angular, é possível saber se a reta é crescente, decrescente ou constante.
Os números na reta numérica são dispostos em relação ao zero. Assim, os números positivos ficam do lado direito da reta, e os negativos, do lado esquerdo. O lado positivo é organizado de forma crescente, ou seja, do menor termo numérico para o maior.
Os segmentos de reta são classificados como: consecutivos, colineares, congruentes e adjacentes. Segmentos Consecutivos: Dois segmentos de reta são consecutivos se, a extremidade de um deles é também extremidade do outro, ou seja, uma extremidade de um coincide com uma extremidade do outro.
Um exemplo de reta numérica no nosso dia a dia é a régua. Ela é um objeto usado para desenhar linhas retas ou para medir comprimentos. Repare que as réguas são partes de uma reta que recebeu alguns números positivos, geralmente os números que vão de 0 a 20 ou 0 a 30.