A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva.
As funções da linguagem estão relacionadas ao objetivo de um texto, que pode apresentar uma ou mais funções. Assim, você pode ser o(a) emissor(a) de um texto que exibe emoções e, portanto, tem função emotiva ou expressiva, ou que valoriza os elementos poéticos e apresenta, então, função poética.
Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos. Comunicar-se.
Linguagem é um processo de comunicação utilizado na transmissão de uma mensagem entre interlocutores. Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais.
Portanto, o papel desempenhado pela linguagem não é apenas de instrumento/ferramenta de comunicação. A linguagem é uma atividade sócio-cultural, intersubjetiva, sendo o outro o elemento central na constituição do pensamento. Nessa visão, a linguagem é concebida como atividade compartilhada entre os interlocutores.
A língua faz parte do aparelho digestório, e sua função está relacionada à deglutição, ao paladar e à fala. A língua é um órgão constituído de músculo e revestido de mucosa e que está relacionado à deglutição, ao paladar e à fala. Faz parte do aparelho digestório.
A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.
São mensagens que se orientam para o referente, presentes principalmente em textos jornalísticos, científicos, técnicos, acadêmicos, etc. Neste tipo de texto predomina a linguagem referencial.
O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.
2) O objetivo da Linguagem Simples é que o leitor ou a leitora encontre facilmente a informação que procura, compreenda o que encontrou e então consiga usar essa informação.
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.
La langue é objeto teórico, nasce de uma enunciação, não é objeto sensível, audível, como uma língua particular. Esse ponto é decisivo para a apreensão de riquezas nos textos saussurianos e para que eles tenham consequências efetivas.
A língua capta sensações relacionadas ao paladar, enviando-as ao cérebro. O paladar é uma sensação química percebida por células específicas, denominadas papilas gustatórias. Localizadas na língua e palato, estas promovem, além de sensações táteis, aquelas relacionadas aos sabores.
Biologicamente, a língua humana tem a função de articulador de sons para a produção de sons na execução das palavras. Com as palavras se faz a linguagem ou as linguagens. Com estas, qualquer ser falante passa a se comunicar.
A linguagem é um importante fator para o desenvolvimento e aprendizagem. A língua oral seria uma base lingüística indispensável para que as habilidades de leitura e escrita se estabelecessem.
Assim sendo, a linguagem possibilita a troca de conhecimentos específicos, compartilhados por vários indivíduos. Somente o homem desenvolveu tal habilidade que lhe permite compreender várias mensagens, e registrar aquilo que permanece no mundo como fato humano, construindo sentidos específicos à vida.
Uma linguagem é um sistema estruturado de comunicação. A estrutura de uma língua é sua gramática e os componentes livres são seu vocabulário. As línguas são o principal meio de comunicação do ser humano, podendo ser transmitidas por meio da fala (língua falada), de sinais ou da escrita .
informar algo, ou demonstrar seus sentimentos, ou convencer alguém a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter uma função, que são as seguintes: ∎ Função Referencial; ∎ Função Conativa; ∎ Função Emotiva; Page 4 FUNÇÕES DA LINGUAGEM ∎ Função Metalinguística; ∎ Função Fática; ∎ Função Poética.
De acordo com o primeiro, uma língua é um sistema formado por diferentes módulos: o fonético (os sons relevantes para a enunciação), o morfossintático (as unidades significativas e seu arranjo em frases e textos, segundo regras) e o semântico (os significados e os sentidos).
É um sistema que proporciona aos falantes to- dos os elementos necessários para a sua plena interação sócio- cultural. A variedade de uma língua que um indivíduo usa é determi- nada por quem ele é.