Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais.
Ao escrever um artigo, você tem a chance de oferecer novas perspectivas, soluções inovadoras e contribuir para a compreensão de fenômenos complexos. Sua pesquisa deve ter um propósito maior, uma relevância que vá além do número de citações ou do impacto do periódico em que será publicado.
O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados ...
O que é um artigo científico e qual sua finalidade?
O artigo científico é o registro com autoria declarada que reflete uma avaliação de um dado tema ou ideia, sendo essencial para auxiliar os profissionais de diversas áreas a adquirirem novos conhecimentos sobre determinado assunto.
É a indicação daquilo que se pretende alcançar com a intervenção proposta. Constitui a ação que conduzirá ao tratamento da questão indicada no problema. Relacionam-se com o objetivo geral. São quesitos que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcançado.
Finalidade de um Artigo Científico - Revista Científica Núcleo do Conhecimento
Qual é a finalidade do objetivo?
O objetivo é a finalidade de um projeto, representado pela descrição concreta de onde se quer chegar ou o que quer alcançar, sendo uma ideia estratégica mais abrangente e de longa duração.
Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem.
De forma um pouco mais técnica, a função primordial dos artigos é a de atuar como um adjunto dos substantivos que eles acompanham. Sua utilização cria uma variável na palavra, que traz uma característica única a ela, determinando-a.
Consoante aos dados pesquisados comprovou-se que o artigo é uma ferramenta importante, pois é uma modalidade de trabalho que tem como finalidade divulgar resultados científicos acerca de diversos temas, trazendo novos esclarecimentos e sanando dúvidas do público interessado.
Qual a finalidade? Diferente de outros trabalhos acadêmicos, a principal função do artigo científico é apresentar uma descoberta sobre um tema. A existência de uma linha de pensamento pode existir, mas é essencial que novos novos conhecimentos sejam acrescentados a ela.
Tem como principal objetivo comunicar resultados de pesquisa original, contribuindo para o avanço do conhecimento científico em uma área específica. Pode ter um propósito mais amplo, incluindo a disseminação de conhecimentos em áreas diversas, reflexões teóricas, revisões bibliográficas e análises críticas.
O resumo é um breve sumário do artigo. Ele não é uma introdução do que se segue, mas sim uma descrição completa e concisa dos componentes-chave da metodologia do estudo e dos achados importantes da pesquisa.
A pesquisa científica é realizada para investigar questões e fazer novas descobertas que sejam úteis para a sociedade, sempre se baseando em métodos científicos. Fique sabendo que ela ocupa um espaço importante na vida acadêmica de estudantes de pós-graduação, professores universitários e cientistas de diversas áreas.
Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos.
Qual é a finalidade de um artigo de divulgação científica?
Os textos de divulgação científica são utilizados para compartilhar informações, pesquisas e outros dados, de cunho científico, mas com uma linguagem explicativa, didática e, por isso, mais superficial e abrangente, distinguindo-se, portanto, da linguagem especializada do texto científico.
O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados ...
O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Ouça o texto abaixo! O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
O artigo científico permite que você compreenda uma dada realidade em uma perspectiva alargada. A partir de um artigo você pode discutir e refletir sobre uma ampla gama de fenômenos que perpassam por todas as áreas. O artigo permite uma série de descobertas a cada dia.
A publicação de um artigo é uma etapa importante para garantir a divulgação e a disseminação do conhecimento produzido pelo autor. Existem diversas formas de publicar um artigo, cada uma com suas características e particularidades.
O artigo definido é o tipo de artigo usado para determinar de forma precisa os substantivos que o seguem. Exemplo 1: Maria Júlia foi à feira e comprou a banana. Perceba que no exemplo 1, o artigo definido especifica que Maria Júlia comprou a banana, e não qualquer fruta.
O texto acadêmico tem como finalidade discutir uma temática em estudo durante a formação profissional em determinada área ou curso. Utiliza uma linguagem clara e objetiva, dissertando sobre um objetivo ou problema de autoria do estudante ou então, recomendada por um professor.