Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.
Qual a principal finalidade dos cartazes como gênero textual?
O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, ele é encontrado facilmente pelas ruas. Também pode ser visto em escolas, restaurantes, entre outros locais.
Estabelecer a comunicação entre o emissor/receptor, informando-o acerca de um determinado evento, bem como o instruindo sobre a localização de certos ambientes relacionados a quaisquer acontecimentos sociais, dentre outros.
temática da inclusão social e da multiculturalidade. Enfoca os aspectos sociais dos benefícios da divulgação e publicidade da coleção. PALAVRAS-CHAVE: Sistemas de Informação. Cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade.
O que é um resumo? O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
É executado normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. A sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada a sua função estética.
Para chamar a atenção do público, um cartaz deve ter imagens adequadas ao seu tema e objetivo, bem como fontes e cores variadas. O texto deve ser claro e com letras grandes, para que a leitura seja rápida, despertando a curiosidade do leitor a fim de que ele queira conhecer mais sobre o assunto tratado.
Então quando chegamos ao cartaz atingimos a ideia básica. Essa é a grande força do cartaz, a síntese”. Arte em Cartaz é uma exposição que traz cartazes como objetos de Arte, criados pelo Designer e Artista Visual Tim Oliveira nos últimos anos para espetáculos de Teatro e Dança em Fortaleza.
Os primeiros prospectos de cartazes foram desenvolvidos ainda no século X por meio de xilogravuras, obtidas através da impressão de matrizes de madeira pelos povos orientais.
Os cartazes são utilizados com o intuito de estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, passando informações. Já os emblemas ajudam os clientes a identificarem a categoria de um produto ou serviço.
Quando vamos ao supermercado, antes mesmo de entrar, nos deparamos com as promoções do dia estampadas em painéis e cartazes. Letras curvadas, garrafais, com diferentes cores e tamanhos informam que há promoções de frutas e verduras. O profissional que tem a responsabilidade de divulgar esses preços é o cartazista.
Qual a finalidade de textos de diferentes gêneros?
Eles são usados em nossas práticas sociais diárias e possuem estruturas e objetivos específicos. Existe uma diversidade de gêneros textuais. Gêneros textuais diversos são utilizados em nossas práticas sociais diárias. Cada gênero textual possui uma estrutura e uma função comunicativa específicas.
O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.
Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.
Professor, o trabalho com cartazes em sala de aula pode tanto favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, mediante a construção de cartazes com temas do cotidiano dos alunos, como pode também contribuir para a leitura de cartazes no entorno da escola, visto que este é um gênero textual muito presente no cotidiano ...
Utilização de verbos no imperativo; • Utilização de linguagem verbal e não verbal; • Texto curto e sugestivo, adequado ao público; • Criatividade; • Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores).
Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.
Não deixe faltar o básico no seu cartaz. Elementos como título e subtítulo em fontes maiores que o texto geral e o seu nome ou do seu grupo não podem faltar.
Um bom cartaz deve ser organizado, fácil de ler, com gráficos explicativos e cores que não atrapalhem o leitor. Procure por exemplos de cartazes na internet para entender melhor o que funciona ou não nesse tipo de apresentação. Peça conselhos ao professor sobre o que não fazer.