Qual é a finalidade do uso de descritores na pesquisa?
Os descritores servem como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios e todos os tipos de fontes de pesquisa. Então, eles funcionam principalmente para padronizar as palavras-chaves que organizam os artigos.
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
Qual a vantagem de utilizar descritores em uma estratégia de busca?
A utilização de descritores, operadores booleanos e de truncamento (os quais estabelecem combinações entre os termos de busca) fazem parte da elaboração adequada de uma estratégia de busca, de forma que as evidências científicas encontradas sejam de interesse para a pergunta proposta no trabalho.
Qual a importância de utilizar os descritores em ciências da saúde para estruturar a busca de evidências científicas?
O correto uso dos descritores, junto com o resumo do artigo, serve como meio de acesso para localização e recuperação dos artigos nas bases de dados pelos mais diversos grupos de pesquisadores.
Descritores são termos padronizados definidos por especialistas para identificar assuntos publicados nos artigos científicos. Existe inclusive uma espécie de dicionário com esses descritores para que todos(as) os(as) pesquisadores(as) que forem fazer as buscas nas bases de dados utilizem os mesmos termos.
Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
Qual o objetivo dos descritores de língua portuguesa?
Assim, os descritores para avaliação das habilidades de leitura consideram questões em que os alunos demonstrem conhecer o uso da língua em variadas situações, de acordo com a possibilidade de distintos objetivos comunicativos e com diferentes interlocutores.
Digite a palavra dentro da caixa de busca e clique no botão Índice. O resultado será uma lista dos descritores que contêm a palavra Anastomose. Se preferir use a régua alfabética clicando na letra inicial do descritor que deseja consultar.
Qual a importância dos objetivos específicos para uma pesquisa científica?
Em geral, eles abrangem também a sua hipótese de pesquisa. Objetivos específicos estão diretamente ligados aos objetivos gerais, mas são responsáveis por detalhar as ideias do estudo. Eles funcionam como um guia do que será abordado no trabalho. Um exemplo: suponha que você faz uma pesquisa em Engenharia de Materiais.
Qual a importância do método para o desenvolvimento de uma pesquisa científica?
Importância do método científico
O uso do método científico garante a validade de um estudo e a confiabilidade de seus dados e métodos empregados, protegendo-o das intenções e subjetividades do próprio pesquisador. Ou seja, é a aplicação do método científico em um estudo que o torna válido e confiável.
Costumam ser exigidas de 03 a 05 palavras-chave (ou descritores), as quais, devem estar intimamente relacionadas ao tema desenvolvido, sendo que esse total compreende tanto cada termo ou expressão mencionadas.
Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar. Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino.
Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a estrutura e a organização do texto e localizar a informação principal e as informações secundárias que o compõem.
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Termo simples ou expressão composta, do próprio autor, para definir assuntos. Um Descritor é um termo padronizado e definido por especialistas, serve para definir assuntos e recuperar a informação.
Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas.
As finalidades da pesquisa científica podem ser classificadas em dois grupos: o primeiro tem por objetivo a satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, a ciência pura; o segundo tem por objetivo as aplicações práticas, que se concretizam através das chamadas ciências aplicadas.
Descritor é, nas palavras de Nobre e Bernardo, “um termo ou palavra-chave que a base de dados utiliza para indexar o artigo.”1 O descritor confere maior especificidade à busca reali- zada.
Na tela inicial do PubMed (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed) selecione o item “Advanced” que está localizado abaixo da barra de busca na parte superior da página. Na página de busca avançada, selecione o campo afiliação (Affilliation) e descreva os diversos nomes e formas com que a instituição é conhecida.
Estratégia de busca pode ser definida como uma técnica ou conjunto de regras para tornar possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada em uma base de dados.
Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das diferentes disciplinas. Cada descritor orienta a elaboração dos diferentes itens e, a partir das respostas dadas, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer os fatos que causam o conflito ou que motivam as ações dos personagens, originando o enredo do texto.