Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.
Essa plantinha ligada aos Orixás Olá e Oxum é fundamental em ritos de iniciação e obrigações periódicas nos terreiros de candomblé jejê-nagô, tem uso medicinal contra dor abdominal, dor de cabeça, asma, aspasmo, tosse, e diarreia. Também é um depurativo.
Na Umbanda é ligada a Oxalá. A planta queimada sozinha limpa o ambiente e atrai prosperidade, bons negócios e pessoas amigas. Alecrim: É utilizada em ambientes co- merciais em forma de defumação para limpar, descarregar e atrair clientes.
Ferva dois litros de água e acrescente um punhado de alfazema, uma rosa amarela, outra branca, um jasmim e um punhado de calêndula. Mexa os ingredientes e deixe a mistura abafada por 1h. Depois, desligue o fogo e espere a solução ficar morna.
OrigInaria da América do Sul, a Erva de Jabuti é conhecida por suas folhas verdes e aveludadas, que podem crescer até 7 centímetros de comprimento. Além disso, ela tem uma aparência elegante e moderna, tornando-a perfeita para complementar qualquer decoração de interior.
De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.
Alguns aromáticos que fazem parte da base do perfume: benjoim, baunilha, madeira guaiaco, cera de abelha, e ládano. O coração do abebé é repleto de flores brancas e amarelas. Doce e poderoso. Coração que caminha tanto pelos mistérios noturnos quanto pelo brilho dourado do sol.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
Resumo: Oriza ou patchouli (Pogostemon cablin Benth), pertence a família Lamiaceae, possui interesse comercial pela presença de óleo essencial, contido nas folhas, que é utilizado na indústria de perfumaria.
Oriri de Oxum - Ewé rinrin. O banho acalma ori, renova o axé e lava os olhos para que a casa do mistério possa ser visitada. É, por isso, sempre utilizada nos ritos de iniciação.
A Gameleira, Ficusdoliaria, uma planta originária do Brasil, também conhecida como Iroko, para Oxóssi (2020, p. 83), é uma planta que possui os Orixás Iroko e Oxalá como regentes.
Mãe-boa: É erva sagrada de Oxum. Só é usada nas obrigações ritualísticas, que se restringe aos banhos de limpeza. Muito usada pelo povo contra o reumatismo, em chá ou banho. Malmequer – Calêndula: É usada em todas as obrigações de ori e nos abô, e nos banhos de purificação dos filhos de Oxum.
Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro. Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.