"Exército de Defesa para Israel"), conhecidas comumente no país pelo acrônimo hebraico Tzahal (צה"ל), são as forças armadas de Israel, que englobam suas forças terrestres, bem como a sua Marinha e Força Aérea, e foram formadas durante a Independência do país.
Trata-se do segundo maior contingente do Oriente Médio, atrás do Egito. Já Israel tem 177,5 mil militares, entre Exército, Marinha, Aeronáutica e outras forças. Esse número, no entanto, não considera os reservistas, convocados quando há conflito. O grande diferencial de Israel é a posse de bombas nucleares.
A unidade, conhecida como S'13 é considerada uma das três principais unidades de forças especiais em Israel, juntamente com as unidades Sayeret Matkal - a unidade de reconhecimento do Estado-Maior - e Shaldag - os comandos da Força Aérea. A S'13 é a unidade especializada em resgate de reféns e contra-terrorismo no mar.
História. O Mossad foi formado em 13 de dezembro de 1949, como Instituto Central de Coordenação, por recomendação do então Primeiro-ministro de Israel, David Ben-Gurion, a Reuven Shiloah.
O Mossad é o serviço de inteligência de Israel, renomado internacionalmente por suas operações secretas, espionagem e atuação discreta na cena global. Seu nome oficial é Instituto para a Inteligência e Operações Especiais, mas é mais comumente conhecido como Mossad, palavra hebraica para “instituto”.
Este e os números abaixo são da edição mais recente, de 2023, do levantamento do GFP (Global Firepower), que mede as forças militares pelo mundo. Segundo o índice, Israel tem 173 mil militares ativos. Em números absolutos, é o 29º maior efetivo do mundo enquanto o Brasil é o 15º, com cerca de 360 mil na ativa.
As forças armadas do país estão entre uma de suas mais proeminentes instituições nacionais, influenciando a economia, cultura e política. Com uma poderosa indústria bélica nacional e oficiais experientes, o exército israelense é considerado uma das melhores forças armadas do mundo em termos de equipamentos e preparo.
Segundo o IISS (Instituto Internacional de Estudos Estratégicos), Israel ocupa a oitava posição no mundo em investimentos militares. Para começar, o exército israelense conta com 173 mil soldados ativos e 465 mil na reserva, enquanto o Hamas possui cerca de 20 a 25 mil integrantes.
Israel tem forças mais modernas e é um país mais militarizado (1.720 militares por 100 mil habitantes, ante 701 por 100 mil dos iranianos), mas Teerã comanda mais homens (610 mil, mais 350 mil reservistas), tem uma formidável força de mísseis balísticos e o sexto maior orçamento de defesa nominal do mundo.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões. 2º lugar - RÚSSIA - Tem 830 mil soldados, 4.182 aeronaves, 151.641 veículos blindados de combate, 598 embarcações. Orçamento anual de US$ 82,6 bilhões.
De acordo com um levantamento feito em 2023 pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), o Irã é segundo país do Oriente Médio com mais contingente militar, ficando atrás somente do Egito.
Veja abaixo um detalhamento do contingente de caças dos países, segundo levantamento do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês). Israel tem 340 caças, entre eles os seguintes modelos e versões: 196 F-16 (modelos C, D e I); 75 F-15 (modelos A, B, C, D e I);
Com muito menos força bélica (entre o que é conhecido), o Hamas, por sua vez, se infiltrou em territórios e sequestrou reféns, seguindo estratégias já utilizadas antes, mas incrementadas no ataque de sábado. Uma guerra marcada por táticas que ajudam a contornar essa diferença de forças.
Desde julho de 2021, este posto é ocupado por Isaac Herzog. O primeiro-ministro (chefe de governo) exerce o poder executivo e é escolhido pelo presidente como líder do partido político que estiver mais apto a formar um governo, normalmente de coalizão com outros.
Quanto tempo o Brasil tem de munição para uma guerra?
"Posso afirmar que possuímos munição para menos de uma hora de combate", disse o general na reserva Maynard Marques de Santa Rosa, ex-secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.
O Mossad, Serviço Secreto Israelense, foi oficializado em 19 de dezembro de 1949, com sua sede principal em Telavive, e desde então tem se tornado o Serviço Secreto mais eficiente e mais temido de todos os tempos.