Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0.
Portanto, qualquer função em que a e b são números reais e que y = ax + b, com a diferente de zero, é uma função afim. Exemplos: a) y = 2x + 1 é uma função afim, pois a = 2 e b = 1. b) y = 2x é uma função afim, pois a = 2 e b = 0.
Uma Fórmula é uma sequência de valores, operadores, referências a células e funções pré-definidas. Esta sequência está contida numa célula e produz um valor. Todo e qualquer valor pertence a um tipo (tipo de dados).
Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0.
Função é uma relação de um conjunto não vazio em outro conjunto também não vazio, em que cada elemento do primeiro conjunto relaciona-se com um único elemento do outro. As representações mais comuns das funções ocorrem no plano cartesiano. Estabelecemos uma função quando relacionamos uma ou mais grandezas.
A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos defini-la utilizando uma lei de formação, em que, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função. Assim sendo, cada elemento do conjunto x é levado a um único elemento do conjunto y.
Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”.
Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0. Graficamente, o zero de uma função é todo o valor das abcissas dos pontos de interseção do gráfico de com o eixo Ox.
A função afim, definida pela formação f(x) = ax + b ou y = ax + b, é classificada como função de primeiro grau, sendo os coeficientes a e b números reais e diferentes de zero.
Na prática, para verificar se um gráfico é ou não função, basta traçar retas verticais ao longo do eixo horizontal (x). Se todas as retas interceptarem a função em apenas um ponto, então é função. Se alguma das retas interceptar o gráfico em menos de um ponto ou mais de um ponto, então não é função.
Já alguma vez se questionou sobre qual é a diferença entre fórmula e uma função? Preparei este artigo para lhe explicar qual a diferença e vai ver que é muito simples! Na verdade, uma função é apenas uma das componentes de uma fórmula! Uma fórmula no Excel tem como objetivo efetuar cálculos com dados.
Fórmula estrutural plana: É a fórmula que descreve todos os elementos presentes na molécula do composto e a disposição dos átomos através de uma representação plana, os pares de elétrons que estabelecem a ligação química são representados por traços (─).
Um exemplo de relação de função pode ser expresso por uma lei de formação que relaciona: o preço a ser pago em função da quantidade de litros de combustível abastecidos. Considerando o preço da gasolina igual a R$ 2,50, temos a seguinte lei de formação: f(x) = 2,50*x, onde f(x): preço a pagar e x: quantidade de litros.
Planejar, organizar, dirigir e controlar são quatro pilares das funções administrativas que atribuem ao negócio a estrutura necessária para sua existência e desenvolvimento. Vale elencar que essas funções não são restritas ao ambiente empresarial, podendo estar presentes em diversas situações da vida cotidiana.
Conhecemos como lei de formação da função a fórmula que relaciona os elementos do domínio com os elementos do contradomínio. Por exemplo, seja f: R → R, com lei de formação f(x) = 2x, essa função recebe valores do domínio e relaciona-os com o seu dobro no contradomínio.
As funções possuem grande aplicabilidade nas situações em geral relacionadas ao ensino da Matemática. Utilizamos funções na Administração, na Economia, na Física, na Química, na Engenharia, nas Finanças, entre outras áreas do conhecimento.
Gottfried Wilhelm von Leibniz, filósofo, cientista, matemático e diplomata alemão, morre em Hanover em 14 de novembro de 1716. A ele é atribuída a criação do termo “função” (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer nela situado.