Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0.
Uma Fórmula é uma sequência de valores, operadores, referências a células e funções pré-definidas. Esta sequência está contida numa célula e produz um valor. Todo e qualquer valor pertence a um tipo (tipo de dados).
Portanto, qualquer função em que a e b são números reais e que y = ax + b, com a diferente de zero, é uma função afim. Exemplos: a) y = 2x + 1 é uma função afim, pois a = 2 e b = 1. b) y = 2x é uma função afim, pois a = 2 e b = 0.
Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0. Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.
Função é uma relação de um conjunto não vazio em outro conjunto também não vazio, em que cada elemento do primeiro conjunto relaciona-se com um único elemento do outro. As representações mais comuns das funções ocorrem no plano cartesiano. Estabelecemos uma função quando relacionamos uma ou mais grandezas.
Ouça o texto abaixo! A função que representa o quadrado de um número é dada através da função f(x) = x² ou y = x². É considerada uma função que possui domínio e imagem nos reais. A função a seguir representa o sucessor do dobro de um número e é dada pela seguinte expressão: y = 2x + 1 ou f(x) = 2x + 1.
Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”.
A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera. Portanto, uma instrução SE pode ter dois resultados. O primeiro resultado é se a comparação for Verdadeira, o segundo se a comparação for Falsa.
Uma função é uma fórmula predefinida que realiza cálculos usando valores específicos adicionados por você. Uma das principais vantagens de usar estas funções, é que podemos economizar bastante nosso tempo pois elas já estão prontas e não é necessário digitá-las totalmente.
O valor F é usado na análise de variância (ANOVA). Ele é calculado dividindo dois quadrados médios. Este cálculo determina a razão da variância explicada para a variância não explicada.
Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0. Graficamente, o zero de uma função é todo o valor das abcissas dos pontos de interseção do gráfico de com o eixo Ox.
A função afim, definida pela formação f(x) = ax + b ou y = ax + b, é classificada como função de primeiro grau, sendo os coeficientes a e b números reais e diferentes de zero.
Para entender o que é função do primeiro grau, deve-se saber que é aquela escrita na forma y = ax + b, em que a e b são reais e a é diferente de zero. Na qual, a e b pertencem ao conjunto dos números reais, e a é diferente de zero. Esse tipo de função também é chamada de função afim.
Conhecemos como função inversa aquela f(x)-1 que faz o oposto do que a função f(x) faz, de forma geral, seja f(x) uma função f: A→ B, em que f(a) = b, então, a função inversa f-1: B → A, tal que f(b) = a.
Seja um sistema de referência Cartesiano e uma curva ou representação gráfica de uma função y = f(x), isto é, que o valor em y é uma função da variável x, se essa representação gráfica não é cortada em mais de um ponto por uma reta paralela ao eixo Oy.
As funções possuem grande aplicabilidade nas situações em geral relacionadas ao ensino da Matemática. Utilizamos funções na Administração, na Economia, na Física, na Química, na Engenharia, nas Finanças, entre outras áreas do conhecimento.
Na prática, para verificar se um gráfico é ou não função, basta traçar retas verticais ao longo do eixo horizontal (x). Se todas as retas interceptarem a função em apenas um ponto, então é função. Se alguma das retas interceptar o gráfico em menos de um ponto ou mais de um ponto, então não é função.
Gottfried Wilhelm von Leibniz, filósofo, cientista, matemático e diplomata alemão, morre em Hanover em 14 de novembro de 1716. A ele é atribuída a criação do termo “função” (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer nela situado.